quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Oscar Watch 2013 - O impacto da lista do sindicato dos produtores na corrida pelo Oscar

Cena de Moonrise kingdom: cada vez mais sério candidato a "surpresa" entre os indicados a melhor filme no Oscar 2013
 
 
Foram anunciados nessa quarta-feira os indicados ao Producers Guild Awards (PGA), prêmio do sindicado dos produtores. Entre os dez filmes lembrados, nenhuma surpresa propriamente dita. Muitos acreditam que a lembrança de 007- operação Skyfall pode ser rotulada como tal, mas Claquete já observava que o filme era o blockbuster do ano na temporada de premiações. Além de ser um ótimo filme, o último James Bond foi beneficiado por uma temporada de blockbusters decepcionantes. Sua inclusão, no entanto, não lhe assegura vaga no Oscar. Embora ela não possa ser descartada justamente pela cota dos filmes blockbusters no prêmio da academia. Ainda assim, Operação Skyfall no Oscar não seria uma surpresa, mas sua presença é improvável. Uma vez que é preciso liderar 5% das preferências entre os acadêmicos para conquistar uma indicação a melhor filme. Nesse cenário, o indie Moonrise kingdom é que mais se ajusta a uma possível nomeação. Tendo estreado em Cannes e feito bela carreira comercial, o filme pode muito bem roubar a vaga de independente do ano de Indomável sonhadora, esse sim uma surpresa na lista do PGA. Surpresa porque o filme desapareceu das premiações prévias ao Oscar e se o anúncio dos indicados ao Oscar não fosse na próxima semana, talvez a menção no PGA pudesse impulsionar a candidatura do filme.
Justamente pelas indicações ao Oscar estarem dobrando a esquina que a força do PGA está ainda mais reduzida neste ano. A bem da verdade, o PGA é um indicador mais eficiente do vencedor do Oscar de melhor filme do que de seus concorrentes. Na temporada 2012/2013 essa característica deve ser ainda mais forte em virtude da antecipação proposta pela Academia.
Isso posto, Argo, A hora mais escura, Os miseráveis, O lado bom da vida, Lincoln e As aventuras de Pi já eram filmes dados como certo entre os concorrentes a melhor filme. Todos lembrados pelo PGA. Django livre, Operação Skyfall, Indomável sonhadora e Moonrise kingdom, filmes aventados para a corrida ao Oscar de melhor filme, permanecem incógnitas nessa conjuntura.
O que talvez tenha mais impacto na lista dos indicados ao Oscar que conheceremos na próxima semana seja o conturbado sistema de votação online instituído pela Academia como opção para seus eleitores neste ano. Essa mudança, juntamente ao estreitamento do calendário, pode gerar anomalias. A academia estendeu o prazo para as votações e distribuiu às pressas mais cédulas de papel. Nada garante, no entanto, que haja volume suficiente de votos para impedir surpresas. Sejam elas boas ou ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário