quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Crítica - Jack Reacher: o último tiro



Tiro certo

A impactante abertura de Jack Reacher: o último tiro (Jack Reacher, EUA 2012), em que um homem calmamente seleciona vítimas na mira de um fuzil de longo alcance, instiga o espectador pelo que vem adiante. E o novo filme protagonizado por Tom Cruise, como o Jack Reacher do título – um ex-militar com tino investigativo apurado – não decepciona. Escrito e dirigido por Christopher McQuarrie, esse thriller de espionagem começa com uma sofisticação singular, mas vai perdendo espaço para os clichês que banalizam a trama. Mesmo assim, um inspirado Tom Cruise – sempre confiável como ator de ação – segura as pontas.
Reacher lança mão de uma investigação paralela sobre o militar que atirou aleatoriamente em cinco vítimas. A cena que abre o filme já nos adverte de que se trata de uma armação, pois o atirador não é o mesmo homem que está sendo acusado pelo crime. O fôlego de Reacher para investigação se prova acurado e a primeira hora do filme é bastante assertiva na forma como o personagem vai mapeando uma conspiração bem urdida. No entanto, a meia hora final se divide entre o frenesi da ação e laudatórias explicações. O arremedo de Jack Reacher: o último tiro é mais convencional do que sua abertura faz crer e é justamente por estabelecer inconscientemente essa comparação que o filme não obtém uma avaliação melhor. Mesmo assim é um entretenimento certeiro para quem aprecia um filme de ação com siso. De bônus, Werner Herzog surge monossilábico como The zec, o vilão por trás de toda a tramoia testemunhada no filme. Herzog aparece pouco, mas é de longe a presença mais sólida do filme depois de Tom Cruise. 

3 comentários:

  1. Gosto bastante do gênero de ação, mas ainda não fui assistir "Jack Reacher". Sua crítica está bastante animadora, mas o problema, pra mim, em relação ao filme se chama Tom Cruise. Cansei dele! rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sua crítica é bastante empolgante e parece fazer jus ao filme. Ainda preciso conferir. Tom Cruise cada vez mais rumo aos filmes de ação e espionagem. Herzog é outro aperitivo, rs!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Kamila: rsrs. Bem, aí não tem jeito, né?
    Bjs

    Rodrigo Mendes: Obrigado meu caro. É bem isso mesmo!
    Abs

    ResponderExcluir