quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Oscar Watch 2013 - Os indicados ao Critic´s Choice Awards e ao SAG 2013


De posse das listas do Sindicato dos Atores (SAG), que foi revelada nesta quarta-feira (12), e do Critic´s Choice Awards, revelada na terça-feira (11), é possível atestar o favoritismo inconteste de Lincoln, de Steven Spielberg, que lidera a corrida nas duas premiações enquanto faz vultosa bilheteria nos EUA. Os miseráveis, musical de época, compreensivelmente angariou muitas indicações no Critic´s Choice Awards, mas os mesmos críticos que o distinguiram nessas categorias escreveram críticas divididas a respeito do filme. Difícil crer que possa fazer frente a Lincoln e converter um bom número de indicações em prêmios.
No campo das atuações, é possível dizer que Bradley Cooper por O lado bom da vida é forte concorrente ao Oscar. Com a lista do SAG, é possível indicar que a quinta vagas entre os atores provavelmente será dele. As outras devem ficar mesmo com Daniel Day Lewis (Lincoln), John Hawkes (As sessões), Denzel Washington (O voo) e Joaquin Phoenix (O mestre). Este último ficou de fora da lista do SAG, mas marca presença no Critic´s Choice. Ao lado de Hugh Jackman (Os miseráveis) que também foi lembrado pelo SAG. A briga de Jackman é com Cooper e não contra Phoenix. Mas dependendo do rumo das campanhas, ambos podem entrar no Oscar e Phoenix acabar de fora.
Entre as atrizes, Naomi Watts (O impossível) – presente nas duas listas – consolidou sua candidatura ao Oscar. Jessica Chastain (A hora mais escura) e Jennifer Lawrence (O lado bom da vida), no entanto, parecem largar na frente em ambas as listas em virtude da boa bagagem que trazem dos últimos dois anos. As outras duas vagas, embora bem encaminhadas, ainda estão abertas. A francesa Marion Cotillard (Ferrugem e osso) é uma possibilidade cada vez mais forte.

Jessica Chastain vai se cristalizando como a grande chance de Oscar do novo filme de Kathryn Bigelow, A hora mais escura. Ela larga na frente tanto no SAG quanto no Critic´s choice Awards


Cena de Os miseráveis: o filme marca presença no SAG e no Critic´s Choice Awards mas ainda há dúvidas se sua força excede às indicações


O SAG
Lincoln divide a liderança de indicações com O lado bom da vida. Quatro para cada um. Ambos os filmes têm a concorrência de Argo, Os miseráveis e O exótico Hotel Marigold – uma indicação sentimental do sindicato. Teoricamente, o filme de Spielberg é favorito. Até por ter um elenco grandioso e grande também. Além da escala gigante do empreendimento que é fazer um filme sobre um dos presidentes americanos mais icônicos de todos os tempos. Nesse sentido, Os miseráveis é uma opção correlata e que preserva o bom pedigree. No entanto, um prêmio ao Os miseráveis talvez incidisse mais em um reconhecimento ao trabalho do elenco (o que a bem da verdade é o que discrimina a categoria), enquanto que um prêmio para Lincoln essa condição não estaria tão clara. Poderia significar uma deferência ao filme propriamente dito.
A questão que se coloca na disputa para melhor ator é se o sindicato estará disposto a premiar Daniel Day Lewis pela terceira vez em menos de uma década. O ator foi premiado em 2003 por Gangues de Nova Iorque e em 2008 por Sangue negro. Nenhum dos outros indicados já foi premiado e Washington, por exemplo, é um ator bastante querido.
Entre as atrizes, Jennifer Lawrence e Jessica Chastain são as favoritas, mas a solidez que Naomi Watts vem apresentando na temporada pode ser um fator preponderante
Javier Bardem (Operação Skyfall), por seu turno, parece estar na dianteira para o que parece ser a última vaga aberta entre os coadjuvantes masculinos. Tommy Lee Jones (Lincoln) e Philip Seymour Hoffman (O mestre) já são certeza mesmo entre os indicados ao Oscar. O SAG, muito provavelmente, fique entre um deles. Os veteranos Robert De Niro (O lado bom da vida) e Alan Arkin (Argo) completam a lista com alguma chance de surpreender.
Entre as atrizes coadjuvantes, duas relativas surpresas. A primeira é Maggie Smith por O exótico Hotel Marigold, aquele tipo de nomeação necessária para subsidiar a inclusão do filme entre os melhores elencos do ano. A outra é Nicole Kidman, atriz notadamente querida pelo sindicato, por The paperboy – filme que está dividindo opiniões nos EUA. Kidman pode até ganhar força na corrida, mas é mais provável que sua participação na temporada de premiações acabe aqui mesmo. Sally Field, outra adorada pelo sindicato, tem chances fortes de triunfar por seu papel em Lincoln. Mas as outras duas indicadas, que também devem ir ao Oscar, Anne Hathaway por Os miseráveis e Helen Hunt por As sessões, também são darlings do sindicato.

 Daniel Day Lewis em foto do editorial dos melhores destaques do ano do Los Angeles Times: uma incógnita no SAG, apesar do favoritismo declarado


De olho no Critic´s choice
Nos últimos tempos tem sido essa premiação a principal bússola do Oscar. Principalmente em termos de antecipar quais serão os indicados. Em 2013, os concorrentes são mesmos aqueles que o leitor de Claquete já havia sido informado que seriam. Lincoln, O lado bom da vida, Argo e A hora mais escura compartilham do favoritismo neste momento. Mas o filme de Kathryn Bigelow, com consideravelmente menos indicações, perde um pouco de seu estofo na corrida.
Daniel Day Lewis deve prevalecer na disputa por melhor ator, mas Joaquin Phoenix é uma ameaça forte. De todos os grupos que distribuem prêmios nessa temporada, é justamente esse o menos suscetível a mágoa pelas declarações de Phoenix a respeito da temporada de prêmios. Entre as atrizes, Jessica Chastain ( A hora mais escura), que teve um excelente 2011, mas que lhe rendeu apenas uma indicação, deve vencer e Jennifer Lawrence, sua principal rival por O lado bom da vida, faturar o prêmio de consolação de melhor atriz de ação por Jogos vorazes.
Difícil prever quem ganha entre os atores coadjuvantes, se o entusiasmo com Lincoln for muito grande, Tommy Lee Jones pode prevalecer. Do contrário, Philip Seymour Hoffman é a opção mais palpável. O mesmo se aplica para as mulheres, Sally Field pode se beneficiar do buzz do filme de Spielberg, ou Anne Hathaway (Os miseráveis) sair da fila e ganhar seu primeiro prêmio mais relevante na carreira.
Difícil crer que Amour não leve como melhor fita estrangeira. Entre os roteiros, Argo e Lincoln são as melhores apostas entre os adaptados e O mestre e Moonrise kingdom entre os originais.
Já a briga pelo troféu de direção deve obedecer os mesmos critérios da briga por melhor filme. Spielberg é o principal nome, mas Affleck e Russell são possibilidades fortes.

Emmanuelle Riva, por Amour, entrou na disputa no Critic´s mas ficou de fora do SAG: a atriz pode ser uma surpresa no Globo de ouro e ganhar força para o Oscar


7 comentários:

  1. Desculpe discordar, mas acho quem vai vencer é a Jennifer Laurence e não a Jéssica Chastain.
    Jennifer Laurence é a favorita absoluta, até para os críticos. Acho também que Naomi Watts ainda está na frente da Chastain.

    ResponderExcluir
  2. Fiz meus próprios comentários sobre as indicações ao Critics Choice Awards e ao SAG Awards lá no Cinéfila por Natureza. Acho que o mais relevante a se comentar sobre as duas premiações é que elas mostram o seguinte: as categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante estão totalmente abertas. Acho que, com a indicação conquistada no SAG e no Globo de Ouro, Nicole Kidman caminha, surpreendentemente, bem para uma indicação ao Oscar. Enquanto isso, Naomi Watts e Helen Mirren superam Emmanuelle Riva e Quvenzhane Wallis na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Acho que Mirren é a mais vulnerável e deve dar lugar à Riva ou Wallis no Oscar. No mais, “The Master” is DEAD para qualquer premiação e “Django Unchained” também, assim como “O Hobbit”. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. "Lincoln" sai mesmo na dianteira, mas eu acho que Kathryn Bigelow pode sair vitoriosa no Oscar com "Zero Dark Thirty" e nem sua recente vitória pode atrapalhar isso. O filme está em todos os lugares, parece ser muito bacana mesmo!

    Quanto a "Les Misérables", espero que Tom Hooper flope... haha! Quem mandou roubar o Oscar de Fincher, filho da mãe! =P
    mas Anne Hathaway já está com a mão na estatueta. Acho que ela não tem concorrência...

    quero muito que Emmanuelle Riva tenha espaço em Melhor Atriz. Ainda não tive chances de ver "Amour", mas é saudável sair um pouco da rotina. Mas Chastain nas cabeças! haha!

    Diferentemente do ano anterior, estou muito animado com a temporada do Oscar, pois realmente parece que estamos diante de filmes que merecem esse status. Ano passado foi lastimável!

    De antemão, torço para Bigelow e The Master, mas parece que o filme de PT Anderson está perdendo fôlego... Vamos acompanhar...


    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo: Creio que Lawrence seja tão favorita quanto Chastain. Mas desconfio que no Critic´s Choice awards, Chastain prevalecerá entre as atrizes e Lawrence ganhará como atriz de ação.
    Abs

    Kamila:Não acho que O mestre esteja morto na temporada. Concordo que não seja o protagonista, mas acho que vai ao Oscar e bem. Já sobre Django livre e O hobbit tendo a concordar contigo.
    Bjs

    Elton:Acho que sou um dos poucos que crê que A hora mais escura vai ficar nas indicações no Oscar, com exceção, talvez, da categoria de melhor atriz. Acho que O mestre vai sim ao Oscar,acho que sem grandes chances de vitória, mas entra na briga sim. Eu gostei da temporada passada. Acho sim que muitos dos melhores filmes (Shame, Os homens que não amavam as mulheres, Um método perigoso, Precisamos falar sobre Kevin, Drive e etc) acabaram de fora das principais categorias; o que invariavelmente comprometeu o saldo final.
    Agora, cara, é por isso que eu te adoro! rsrs. Tom Hooper vai flopar! rsrs
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo.

    Daniel Day-Lewis não ganhou o Oscar de Melhor Ator por Gangues de Nova York, mas sim, por, O Meu Pé Esquerdo de 1990. Ele ganhou também por Sangue Negro, mas em Gangues de Nova York ele perdeu para o Adrien Brody que fez o brilhante filme O Pianista e deu um show de atuação!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Luis Fernando. No texto digo que Daniel Day Lewis ganhou o SAG de melhor ator por Gangues de Nova Iorque,o que equivale a verdade. Naquele ano, Jack Nicholson havia ganho Globo de ouro de ator dramático e todos criam que o Oscar ficaria entre um e outro e Adrien Brody venceu provocando uma das últimas vitórias francamente surpreendentes. À época de "Meu pé esquerdo", o sindicato dos atores não distribuia ainda seus prêmios anualmente.
    Enfim, espero ter reparado o que creio ter sido um mal entendido.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Me desculpe pelo mal entendido. Realmente, lendo o texto pensei que fosse pelo Oscar! Mas, obrigado pela sua educação. Adoro seu blog, está de parabéns!

    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir