domingo, 23 de dezembro de 2012

Oscar Watch 2013 - O sobe e desce na corrida pelo Oscar


Com dezembro chegando ao fim e o anúncio dos indicados ao Oscar a menos de 20 dias de nós mortais, Claquete elaborou um painel com o sobe e desce da vigente temporada de premiações. Quem ganhou força e quem desidratou depois de toda a movimentação que já houve? Quais os filmes e artistas que assumiram a dianteira na corrida por uma vaga no Oscar? Confira!

   ▲
   Lincoln
O grande filme da temporada, pelo menos em musculatura. Lincoln pode até não ter o número de prêmios já conquistados por A hora mais escura, mas suas bases vão se construindo de maneira muito mais sólida na temporada de premiações com forte presença no SAG, Critic´s Choice Awards e Globo de ouro.

           ▲
         Daniel Day Lewis

Tudo começou quando a Time lhe colocou na capa e sacramentou “o maior ator do mundo”. Daí para o favoritismo absoluto na temporada de premiações foi um pulo. Poucos creem que ele não vá papar prêmios a torto e a direito nessa temporada e, possivelmente, alcançar a marca de Jack Nicholson entre os atores com três Oscars.

    ▼
O mestre
O filme começou uma campanha demolidora no Festival de Veneza. Outros bons filmes americanos que chegaram ao oscar fizeram o mesmo, como O segredo de Brokeback Mountain e Boa noite e boa sorte em 2005 e O lutador em 2008. No entanto, o filme de Paul Thomas Anderson esbarra em um tema ainda mais polêmico, e certamente mais hermético, do que cowboys gays. O filme ainda tem sólidas chances no Oscar, mas é indubitável o fato de que elas diminuíram consideravelmente.

       ▼
John Goodman
Com três boas aparições em 2012, o veterano e querido ator reunia condições de receber de seus pares um reconhecimento nesta temporada de premiações. Mas se o SAG não alçou seu nome às chances reais de indicação ao Oscar, é muito difícil que isso ainda aconteça.

      ▲
Mark Boal

O roteirista vencedor do Oscar por Guerra ao terror se vê no centro de uma polêmica com o governo americano. Congressistas andam chiando porque Boal teria tido acesso a documentos confidenciais sobre a operação que culminou na morte do terrorista Osama Bin Laden. Na onda do hype, Boal e a diretora Kathryn Bigelow têm dito que fizeram um filme jornalístico a respeito, mas ainda assim uma peça de ficção. Certo é que essa polêmica toda coloca Boal como favorito ao Oscar de roteiro original.

      ▲
Javier Bardem
Público e crítica reagiram com perplexidade a performance de Javier Bardem como vilão de 007 em Operação Skyfall. Imediatamente surgiram comentários sobre prêmios, mas todos dentro daquela margem de segurança. Pois bem, com as indicações para o SAG e o Critic´s Choice Awards, a indicação ao Oscar de ator coadjuvante passa a ser uma possibilidade bastante palpável. Seria mais um feito notável para o espanhol que conquistaria sua terceira indicação ao prêmio da academia em seis anos.

      ▼
Os miseráveis
O filme ainda não estreou nos EUA, mas vai chegar com menos pompa do que se imaginava. Não que tenha sido um fracasso em matéria de indicações a prêmios, mas as críticas divididas e predominância em categorias técnicas no Critic´s Choice Awards subtraíram um pouco da força do filme na temporada.

           ▼
David O. Russell
O seu filme, O lado bom da vida, está bem na fita. Mas Russell, em parte por ter sido indicado recentemente ao Oscar e em parte por competir com uma comédia contra dramas elogiados, pode ficar de fora da disputa pelo Oscar de direção. O que abalaria terminantemente as chances de seu filme na temporada.

           ▲
         Nicole Kidman

Ninguém falava dela antes da semana das indicações ao Globo de Ouro e SAG, prêmios aos quais a atriz australiana foi nomeada. Em parte pelo fato do filme que estrela, The paperboy, ter dividido a crítica. Agora, Kidman é presença quase certa entre as indicadas a atriz coadjuvante.  

          ▲
           Bradley Cooper
E quem segura Cooper? Depois de um dezembro de muitas menções, indicações e alguns prêmios. O ator é presença praticamente certa entre os cinco melhores do ano no Oscar. Muita gente dada como favas contadas deve ir ao evento. Mas para aplaudi-lo.

  ▼
Indomável sonhadora
O “independente do ano” pode ficar pelo caminho. Por não ser elegível para o SAG, seus atores não são sindicalizados, o filme perdeu um precioso apoio (dos atores, ora) na busca por uma indicação ao Oscar. Pode ser que entre, já que o Oscar agora tem sua principal categoria mais dilatada, mas já entrará em baixa.

       ▲       
      Amour

O filme venceu o prêmio da crítica de Los Angeles e todo mundo em Hollywood fala de Michael Haneke entre os diretores. Fato é que poucas vezes um filme estrangeiro teve tanto apelo para figurar com substância nas principais categorias do Oscar. O artista, mezzo francês, mezzo americano, não conta.

    ▲
O impossível
O filme vem ganhando um insuspeito suporte de algumas figuras centrais da Hollywood atual como Angelina Jolie, Reese Whiterspoon e Colin Firth. Em comum, os três tem a defesa de que o filme merece ser lembrado no Oscar. Naomi Watts já é praticamente certa entre as atrizes, mas o filme vestiu de vez a carapuça de azarão em outras categorias. Até mesmo de melhor produção do ano.

                                                                                ▼
Quentin Tarantino
Se a recepção a Django livre tivesse sido a maravilha que foi a de Bastardos inglórios, a presença de Quentin Tarantino no Oscar já seria incerta. Como a reação ao filme foi bem morna, dá para imaginar o drama. O mais provável é uma vaguinha entre os roteiristas e olhe lá. O peso do Globo de Ouro e do Critic´s Choice Awards em matéria de Tarantino precisa ser relevado. Afinal, eles são fãs do cara!

 ▲
Roger Deakins

Em nove indicações, Deakins nunca levou um Oscar. É um dos maiores perdedores da categoria de direção de fotografia. Quem diria que o habitual colaborador dos Coen poderia levar sua aguardada estatueta por um filme de 007, o auge da inadequação na categoria? É mais ou menos isso que está pintando...

     ▲
  Ang Lee
O cineasta, dos mais talentosos e sensíveis em atividade no cinema, tem muitos fãs na indústria americana. E As aventuras de Pi tem impressionado as pessoas certas. Lee pode ser o quinto elemento entre os diretores e conquistar sua terceira indicação na categoria por um épico espiritual em 3D.

      ▲
     O voo
Um legítimo blockbuster de outono, o filme estrelado por Denzel Washington que marca o retorno do diretor Robert Zemeckis aos filmes live action, tem feito boa carreia nas bilheterias. Esse fato pode impulsionar o filme para além da praticamente certa indicação de seu protagonista.

 ▼
Matthew McConaughey
The paperboy, killer Joe, Magic Mike... muito tem se falado do brilhante ano de McConaughey, mas a candidatura do ator não emplacou. Apesar de lembrado no Spirit Awards e no Critic´s Choice, dificilmente o marido de Camila Alves terá forças para chegar ao Oscar.
                               
Robert De Niro
Apesar da presença no SAG, a ausência de De Niro entre os concorrentes ao Globo de ouro de ator coadjuvante pode ter consequências nefastas para o ator. Afinal, ele já é um patrimônio do cinema americano e muitos podem preferir nomear um ator que ainda não seja uma instituição.

                                                                               ▲
Richard Gere         
O ator pode se beneficiar da indicação no Globo de ouro. A bem da verdade, desde que A negociação foi exibido no festival de Sundance de 2012, uma indicação para Gere já era comentada. Favoritos se estabeleceram e ele ficou meio esquecido. O Globo de Ouro pode ter resgatado seu nome no momento certo. Vale lembrar que Gere nunca foi indicado ao Oscar. Essa “incorreção” pode contar a seu favor.

 ▲
Rachel Weisz

O mesmo raciocínio aplicado a Gere. Só que poucos a consideravam uma concorrente legítima por Deep blue sea até o círculo de críticos de Nova Iorque anuncia-la como a melhor atriz de 2012. O Globo de ouro, que indicou-a ao prêmio, pode fazer por ela o que fez por Rooney Mara no ano passado.

4 comentários:

  1. Esse ano tá mais disputado que o ano passado ou é impressão minha?? Bacana o post, Reinaldo! Agora é esperar pelo anúncio oficial, rs

    ResponderExcluir
  2. Sinto o mesmo que o Alan Raspante... quem caiu bastante também foi Argo, ao que tudo indica.

    Se O Impossível for indicado vai ser uma grande surpresa, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Também estou ansioso para ver as indicações.
    Feliz Natal!

    __
    http://algunsfilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alan: Nessa fase da disputa, ainda está mais disputado sim. E tudo leva a crer que essa será a tônica em virtude da mudança do calendário da academia. Vamos observar!
    Abs

    Bruno Knott: Não sei se Argo caiu bastante. Acho que se manteve estável. Entrou na lista de melhores do critic´s choice, do SAG, do Globo de ouro... é natural que não se mantenha no topo dos comentários, até pq os outros filmes estão estreando agora... mas acho que o filme se manteve estável sim.
    abs

    Marcos Rosa: Feliz Natal para vc tb meu caro! E vamos ver essas indicações...
    abs

    ResponderExcluir