terça-feira, 31 de maio de 2011

Panorama - Antes que o Diabo saiba que você está morto


Sidney Lumet rodou, aos 82 anos, um dos filmes mais importantes de sua filmografia. Não por que Antes que o Diabo saiba que você está morto se revelaria seu derradeiro filme, mas porque a obra está impregnada do DNA desse gigante do cinema. Aferindo viço e propriedade narrativa a uma trama de assalto com forte componente de tragédia familiar, Lumet – em seu rigor técnico – potencializa as fronteiras do filme.
Ao optar por uma narrativa fracionada, o diretor destrincha expectativas e constrói um sentido mais amplo dos dramas daqueles personagens. Permite, também, que seu filme se revele surpreendente quando a cotação de reviravoltas já se presume esgotada.
Seguro na direção de atores, Lumet filma Marisa Tomei com sensualidade esbanjadora e exige entrega de Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, seus protagonistas.
A moralidade volta a permear a obra do cineasta. Os dois irmãos que decidem roubar a joalheria dos pais e veem, depois do fracasso do plano, o desmoronar de suas vidas não fogem ao escrutínio da lente de Lumet. As escolhas de todos os personagens são grafadas pelo diretor em um impactante conto moral que não termina com nenhum tipo de redenção.

6 comentários:

  1. Grande filme mesmo, intrigante. O final me deixou perturbado.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Reinaldo, sem dúvida esta fita enriqueceu a carreira deste cineasta exímio.
    Tudo funciona muito bem, Philip Seymour Hoffman cada vez mais crescendo na sua filmografia (principalmente neste período Capote) e até Ethan Hawke convence.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Foi o filme de redenção do Lumet, que nos últimos anos andava mesmo muito apagado. Conseguiu fechar a sua carreira em beleza!
    Um dos pontos altos do filme foi a personagem de Michael Shannon, um dos grandes actores actuais! Apesar de desempenhar sempre papéis secundários, sempre que aparece dá uma nova profundidade ao filme. V^-lo agora em Boardwalk Empire é uma delícia...
    Cumps,
    Baú-dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Grande filme, contado de forma não linear e com um desfecho extremamente cruel.

    Lumet deixou uma bela carreira.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. São poucos os diretores que podem se dar ao luxo de produzirem filmes assim quando muita gente espera que a carreira deles já esteja decadente e acabada. Sidney Lumet era um deles. Clint Eastwood é outro. Acho "Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto" um filme cortante.

    ResponderExcluir
  6. Rafael: O final não perturbou só a vc não meu caro...
    Abs

    Rodrigo Mendes: Valeu Rodrigo. Trata-se de um espetáculo de filme mesmo. Hoffman magistral.
    Abs

    Luis Azevedo:Shannon em Boardwalk Empire está arrasando msm... abs

    Hugo: E faço minhas as vossas palavras...
    Abs

    Kamila: Concordo plenamente. Bjs

    ResponderExcluir