sexta-feira, 29 de abril de 2011

Panorama - Um lugar qualquer


Um ator, um hotel, uma menina que desperta nele uma luz interior. Não se trata de Encontros e desencontros, mas de Um lugar qualquer (Somewhere, EUA 2010), vencedor do Leão de ouro no festival de Veneza em 2010. O último filme de Sofia Coppola é sua afirmação como cineasta. É onde ela recupera temas e questões de seu cinema e os afina com perícia técnica em sobreposição a sensibilidade. A sensibilidade da cineasta em Um lugar qualquer não deve ser intuída pelo espectador, deve ser percebida. Essa é a grande preocupação de Sofia ao contar a história de um astro de filmes de ação americano que descobre a paternidade em meio ao vazio existencial que lhe preenche entre festas, noitadas e entrevistas promocionais.
E Sofia consegue. Um lugar qualquer é brilhante sob o ponto de vista da realização. Com uma narrativa sofisticada, o filme revela uma cineasta segura de suas escolhas e ciente das opções narrativas que faz. A fita só não resplandece como o melhor filme de Sofia Coppola porque já vimos um filme sobre um ator, um hotel e uma menina que desperta nele uma luz interior. Esse filme, em que a sensibilidade da diretora podia ser intuída, se chamava Encontros e desencontros.

5 comentários:

  1. Preciso assistor, Sofia Coppola tem se mostrado uma ótima diretora.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. \recado dado e perfeito. requer um cuidado na interpretação, mas no final tem um grande mérito por trás de sofia.

    ResponderExcluir
  3. Bah, depois desse filme não quero ver Sofia Coppola nem pintada de ouro. Além de ser pedante, "Um Lugar Qualquer" é mais do mesmo. Monótono do início ao fim!

    ResponderExcluir
  4. Dae Reinaldo!

    Reconheço os méritos narrativos nas escolhas de Sofia Coppola. Tenho uma resistência terrível com essa diretora e seu hype injustificável me aprisiona ainda mais ao meu receio por ela. Gosto moderadamente de seus filmes, não acho nenhum esplendor que muitos afirmam. Ela é sensível e sabe costurar delicadeza com a câmera, mas também é possível retratar o tédio sem ser tedioso. O trailer de "Um Lugar Qualquer" é delicioso, mas o filme é chatíssimo, não me disse nada. Só não é o pior da diretora porque ela cometeu "Maria Antonieta" anos atrás rs.

    Domínio ela tem, acho que falta experiência para poder empregá-lo de forma mais orgânica...


    abs!

    ResponderExcluir
  5. Rafael W.: Chegou em DVD na semana passada Rafael. Abs

    Luis Galvão: Acho que esse é o melhor trabalho dela como diretora Luiz. Paradoxalmente, é o filme que a coloca contra a parede enquanto cineasta. Pelas questões aventadas no artigo.
    Abs

    Matheus:rsrs. Calma. Eu já sabia dessa sua orientação. Não discordo de vc. Mas, digamos, tenho mais paciência com Sofia.Um lugar qualquer é um filme bem abaixo de qualquer expectativa. Abs

    Elton: Realmente, Maria Antonieta é bem pior... rsrs. Abs

    Nota: Faço uso, novamente, deste espaço para esclarecer que em "Panorama", não faço nenhum juízo do filme em si. A ideia que move "Panorama" é analisar e desconstruir um cineasta através de suas obras. Sãos os temas e as técnicas que guardam o interesse maior aqui.

    ResponderExcluir