sábado, 23 de abril de 2011

Cantinho do DVD

Semana passada Cantinho do DVD destacou O albergue. A continuação do filme de Eli Roth ganha vez na seção desta semana. O diretor reproduz o que deu certo no primeiro filme e atende à curiosidade de quem ficou fascinado com o ponto de partida da trama original. Depois deste filme, Roth apareceu como ator em Bastardos inglórios (e dirigiu o segmento "O orgulho da nação" dentro daquele filme) e tem produzido algumas fitas de terror indies como O último exorcismo. A crítica a seguir:





Crítica

Continuações de filmes de terror tendem a engrossar o caldo do original. Para o bem e para o mal, Eli Roth sabe que esse é um caminho a ser evitado em O albergue: parte II (Hostel: part 2 EUA 2007). O diretor pegou a mesma ideia que pautou o filme original e, ao invés de reciclá-la, sofisticou-a. Novamente mochileiros, no caso mochileiras, são o alvo do clube sádico que atende ao mercado de luxo para milionários entediados na Eslováquia. O diretor e roteirista busca desenvolver a história do primeiro filme; oferecendo para sua audiência algum bastidor. Surgem mais detalhes daquela misteriosa organização que descobrimos no primeiro filme. Roth modifica também a construção dramática do filme. Além de acompanharmos as jovens fadadas a se tornarem vítimas, somos apresentados a dois tipos recém ingressos no clube e que deverão fazer sua estréia nos próximos dias. Enquanto um mal se contém de ansiedade para torturar uma garota, o outro parece sempre hesitante. O mérito de Roth, mais uma vez, está em trabalhar os clichês de maneira climática e constante. Nem por isso, O albergue: parte II se torna um filme superior ao original. O primeiro ainda desponta pela originalidade e pelo desapego nas cenas gráficas (da nudez ao sangue), mas esse aqui é um entretenimento tão bom quanto.
Roth, inegavelmente, se diverte fazendo o que faz. Esse filme parece mais irônico e cínico do que o primeiro. Talvez por isso, menos tenso. O que não chega a ser ruim, mas prova que Roth mais do que ser diretor gosta é de se esbaldar no terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário