sábado, 16 de abril de 2011

Cantinho do DVD

Eli Roth surgiu com um filme de nome impactante e ação não menos chocante. Cabana do inferno (2003) é o legítimo BBB. Bom, bonito e barato. Quentin Tarantino, que adorou o filme, resolveu bancar o garoto na sua próxima brincadeira. Surgia O albergue, que elevou o tom de sadismo encontrado em filmes como Jogos mortais. A brincadeira deu caldo e Roth rodou uma sequência dois anos depois. O primeiro filme é o destaque desta semana de Cantinho do DVD. Em tempo, Roth – que já atuou como um dos bastardos de Tarantino em Bastardos inglórios – produz simultaneamente dez filmes de terror de novos diretores. É Tarantino fazendo escola ou o Roth é apenas um sádico desenfreado? A crítica a seguir:




Crítica *
Sangue é o que mais tem em O albergue (Hostel, EUA 2005), novo filme de Eli Roth, realizador apadrinhado por Quentin Tarantino que ajudou na distribuição do filme. Além do sangue, há bastante nudez também nesse filme que segue os cânones do cinema de terror, mas radicaliza a experiência com doses cavalares de sadismo. Tudo é gráfico em O albergue. Desde a proposta, até as cenas de tortura e mutilação explícitas. Roth vem engrossar, com acuidade visual, uma nova tendência no gênero. A da pornografia gore, aventada com o sucesso da cinesérie Jogos mortais. É uma fase. Uma fase mais sanguinolenta e visual do que a dos terrores nipônicos, febre anterior do gênero nos EUA.
Grupo de jovens mochileiros vai a Eslováquia em busca de sexo e acaba virando presa de uma organização que oferece um peculiar serviço ao mercado de luxo dos ricos e poderosos: a possibilidade de sodomizar, torturar e matar pessoas. Turistas jovens e maloqueiros, por razões óbvias, são a matéria prima dessa organização que opera nas sombras. Não espere verossimilhança de Eli Roth, mas espere tensão elevada, requinte visual e muito deboche, de um diretor que se esmera em Tarantino na concepção visual e nos diálogos de seus personagens. Se prepare para ver carótidas jorrando ketchup...


*Crítica escrita à época do lançamento do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário