quarta-feira, 27 de abril de 2011

Os filmes que farão o verão americano de 2011

Nessa sexta-feira estréia no Brasil Thor, o filme que abrirá os trabalhos da época dos blockbusters americanos no mercado internacional. Nos EUA essa honra caberá a Velozes e furiosos 5: operação Rio. No final de semana seguinte, as estréias se invertem.
Entre maio e agosto de todo ano, os estúdios de cinema concentram os principais lançamentos de seu repertório anual: os chamados filmes pipoca. Aqueles que objetivam entreter na mesma medida que fazer dinheiro. Nos últimos anos essa época do ano tem sido marcada por refilmagens, continuações e adaptações de HQ. Em 2011 não será diferente. Esse verão americano (a estação só começa mesmo na américa do norte em junho) trará como principais destaques o último capítulo da saga de Harry Potter nos cinemas, o voo solo de Jack Sparrow pelo Caribe, uma comédia produzida por Judd Apatow com as mulheres em mente (Bridesmaids), a reunião da galera de Se beber não case na Tailândia, James Bond e Indiana Jones contra aliens sob comando do diretor de Homem de ferro e muito mais. Nesta reportagem especial, Claquete apresenta os principias destaques dessa época que lota cinemas e ferve o bolso dos cinéfilos de plantão e de quem só curte uma boa diversão no cinema também.


Chega de bromance: em Bridesmaids, as mulheres dominam a comédia romântica novamente...


Expecto Patronum

Não tem como não se arrepiar. Harry Potter cresceu e agora se despede. Iniciada em 2001, com A pedra filosofal, a saga Harry Potter, com seu oitavo filme, se despede em julho de 2011. Harry Potter e as relíquias da morte – parte 2 estréia mundialmente em 15 de julho, uma data que tem se mostrado pródiga para a Warner que reserva seus principais lançamentos para essa estratégica semana do mês de julho. Foi assim com Batman – o cavaleiro das trevas (2008) e Harry Potter e o enigma do príncipe (2009). A expectativa é que o último Harry Potter supere a colossal bilheteria dessas duas fitas – as maiores bilheterias do estúdio.
Se Harry Potter se vai, outro franquia que une magia e heroísmo a uma boa dose shakespeariana chega. Thor serve como apêndice para o mega filme Os vingadores que a Marvel prepara para 2012. E o diretor Kenneth Brannagh (o responsável pelo componente shakespeariano na fórmula) deve retornar para a sequência, prometida para 2013.

Em X-mem: primeira classe, a crise dos mísseis de Cuba serve como pano de fundo para a eclosão da rivalidade entre Xavier e Magneto


E se o assunto é quadrinhos, o diretor Matthew Vaughn, responsável pelo melhor filme do gênero (já dá para chamar de gênero, né?) do ano passado (Kick ass – quebrando tudo) apresenta a origem da amizade e rivalidade entre Charles Xavier e Magneto. X-men: primeira classe faz parte de uma nova franquia mutante que a Fox tenta impulsionar. A julgar pelas primeiras imagens, deve vingar. O elenco do filme que estréia mundialmente em 3 de junho conta com James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Rose Byrne, Jennifer Lawrence e January Jones. Outro herói com DNA Marvel – e que chega pelo próprio estúdio – é o Capitão América. Capitão América: o primeiro vingador estréia em julho e acompanha um dos maiores símbolos americanos contra o nazismo. Se conseguir capturar o espírito de matinês de produções como Indiana Jones nos anos 80, esse Capitão América vai longe. Gente boa reunida tem. Chris Evans, Tommy Lee Jones e Hugo Weaving para citar alguns. A Warner que se despede dos dólares de Harry Potter mira em possíveis franquias. Em 2011, Lanterna verde é um dos candidatos. Personagem do segundo escalão da editora DC comics, chega aos cinemas como uma tentativa da Warner de obter a mesma lucratividade que a rival Marvel está conseguindo.
Quem é certeza de lucro é Jack Sparrow, que Johnny Depp volta a viver em Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas. O lançamento de 20 de maio nos cinemas mundiais tem ainda como atrações o retorno de Geoffrey Rush como Barbosa, a introdução do inglês Ian McShane como Barba negra e de Penélope Cruz como uma paixão antiga de Sparrow.


E como ainda não falamos de sequências...


Se beber não case era um filme tão bom que não podia acabar no final”, disse Zach Galifianakis, um dos expoentes do sucesso do filme dirigido por Toddy Phillips. Galifianakis e o resto do elenco voltam para Se beber não case 2, que também tem estréia mundial marcada para maio, no dia 27. Dividindo o dia de estréia com Se beber não case 2 (nos EUA, já que no Brasil a estréia ocorre em 10 de junho) está Kung Fu panda 2. Jack Black, Angelina Jolie e Dustin Hoffman voltam com suas vozes estreladas e ganham a companhia de Gary Oldman e Jean Claude Van Damme que dará voz ao rival de Po na nova aventura. Depois de encantar o mundo com a terceira parte de Toy Story, a Pixar parece ter tomado gosto pelas continuações e em junho lançará Carros 2, a sequência de um de seus maiores sucessos contemporâneos.
Sam (Shia LaBeouf) estará sem Mikaela (Megan Fox), mas poderá ser confortado por Carly ( vivida pela modelo Rosie Huntington-Whiteley, namorada de Jason Stathan) em Transformers 3: dark of the moon. Michael Bay relutou, mas acabou rodando essa terceira parte em 3D. Nos EUA, o filme chega em 1º de julho. Por aqui deve pintar uma semana depois. E o remake com cheiro de sequência do ano é Rise of the Planet of the apes. James Franco e Freida Pinto estrelam a nova aventura que coloca humanos e macacos frente a frente. Ainda sem título e data de estréia brasileiros, o filme está previsto para o princípio de agosto nos EUA. E quem gosta mais de sequências do que Robert Rodriguez? Sem nada para fazer em seu rancho, o diretor mexicano resolveu rodar a quarta parte de sua saga infantil Pequenos espiões, que também estréia em agosto, e chamou sua musa Jessica Alba para a brincadeira.
Conan vive depois de Schwarzenegger. Em agosto, o semidesconhecido (pelo menos para quem nunca ouviu falar de Stargate Atlantis) Jason Momoa viverá o simério na fita dirigida pelo videoclipeiro e bom diretor de filmes de terror Marcus Nispel. É esperar para ver no que dá.


Potenciais supresas

Judd Apatow se especializou na comédia romântica para machos. Ele resolveu aderir às convenções, pelo menos em parte, com Bridesmaids. Um filme que o próprio define como “Ligeiramente grávidos para mulheres”. O mad man Jon Hamm estrela ao lado de Kristen Wiig e Rose Byrne. Os brasileiros só poderão assistir ao filme, que chega nos EUA em 13 de maio, em setembro. Na mesma linha chanchada está Something borrowed que traz Kate Hudson, John Krasinski e Ginnifer Goodwin. Embora chegue semana que vem nos EUA, a fita só deve pintar por aqui na época do dia dos namorados.
Woody Allen será uma opção para quem deseja romance com conteúdo com seu Meia noite em Paris, outro filme que chega em maio nos EUA e em setembro no Brasil. Will Ferrel e Rebecca Hall estrelam Everything must go, em que Ferrel vive um homem que, sem mais nem menos, é posto para fora de casa pela mulher e que decide fazer um bazar com seus pertences. Forte candidato a hit indie é Hesher, filme em que Joseph Gordon Levitt vive um roqueiro interessado em Natalie Portman. Sam Worthington deixa o 3D de lado para contracenar com Keira Knightley em Last night. Os três filmes que estréiam em maio nos EUA, não têm previsão de lançamento no Brasil.
Não dá para colocar J.J Abrams e surpresa na mesma sentença. Mas muito pouco se sabe de seu Super 8, que estréia em junho. O mesmo se pode dizer acerca de Cowboys & Aliens, de Jon Favreau, que estréia mundialmente em 29 de julho, opondo Daniel Craig e Harrison Ford a aliens no meio oeste americano.



Justin Timberlake chega em dose dupla às telas de cinema neste verão. Em Professora sem classe, ele vive um professor substituto na mira de uma colega de trabalho vivida por Cameron Diaz. E em Amigos com benefícios, Justin e a ucraniana Mila Kunis engatam no maior dos clichês modernos: uma amizade colorida. O primeiro filme deve estrear em junho no Brasil, enquanto o segundo está previsto para o final de agosto.
Os realizadores de O golpista do ano entregam sua nova comédia. Em Crazy, stupid, Love (que provavelmente se chamará Amor a toda prova no Brasil), Steve Carrel e Ryan Gosling contracenam com Julianne Moore e Emma Stone. O filme, que ainda não tem data de lançamento no país, estréia nos EUA em julho.
Da série “esse filme tem tudo para ser bom”, se destacam Horrible bosses e 30 minutos ou menos, previstos para julho e agosto respectivamente. No primeiro filme, dirigido por Seth Gordon, três funcionários (Jason Bateman, Jason Sudekis e Charlie Day) resolvem tramar o assassinato de seus chefes (Kevin Spacey, Colin Farrel e Jennifer Aniston). O segundo filme promove o reencontro entre Ruben Fleischer e Jesse Eisenberg, diretor e astro de Zumbilândia.


O melhor do resto

Colin Farrel também está no thriller de terror Fright night, previsto para agosto. Por falar em terror, Paul Bettany é um padre a caça de vampiros em Padre, que estréia mundialmente na sexta-feira 13 de maio. Paul Rudd e Zoey Deschanel estão em Our idiot brother. As criaturinhas azuis, conhecidas como smurfs, também chegam aos cinemas em julho, assim como Tom Hanks e Julia Roberts na comédia dramática Larry Crowne.
Paul Bettany e Cam Gigandet estão em Padre, a estréia da sexta-feira 13 de 2011...

7 comentários:

  1. Nossa quanto filme. É muuuuita coisa. Bem, vou tentar ver o máximo possível, mas olhando agora os que mais me interessão são as comédias como "Professora sem classe", "Crazy, Stupid love", "Amigos com benefícios" dentre outros... Desta safra de super-heróis e filmes pipoca como "Piratas do Caribe", eu passo. Não me interesso mesmo hehe

    Esse tal de "Padre" já tem um bom tempo que ando lendo sobre... filme que não estreia logo.. Enfim, com o tempo e as chegadas das estreias eu vou vendo ou, tentar vê-los!

    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  2. É, tem é filme, minhas maiores expectativas são mesmo com o filme de Harry Potter. E estou torcendo para que Se beber não case 2 não seja apenas uma repetição do original.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma safra se não das melhores, tb não é de todo ruim. Curioso pra ver X-Men e os prováveis absurdos na forma que retratarão a crise dos mísseis de Cuba e tb este filme de Joseph Gordon-Levitt e Natalie Portman.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post. A temporada do verão norte-americano promete!!! Teremos uma época movimentada!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texo, Reinaldo! Realmente cheio de estréias (umas, para mim, já nascem fracassadas). Enfim, Harry, X-Men e as coisas do Favreau sempre são boas surpresas. Fora a linha indie que sempre me atrai também.

    ResponderExcluir
  6. Não só o verão americano...mas o verão brasileiro tbm!
    Ótima postagem amigo, são muitos lançamentos e atrações fílmicas. Meus favoritos são: Harry Potter e Piratas Do Caribe. E, os desenhos Kung Fu e Carros 2. Achei curioso este Cowboys e Alienígenas com Craig e Ford, rs! Faltou Tintim!

    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  7. Alam: Essa safra é pipoca mesmo Alan. Se vc não s eempolga, as opções no cinema diminuem consideravelmente...Além de Padre, que já tá chegando, tem ótimas comédias dobrando a esquina...
    Abs

    Amanda: Acho que Se beber não case 2 vai ser mais do delicioso mesmo. Bjs

    Fernando: Esse novo X-men é o filme que mais aguça minha curiosidade. Abs

    Kamila: Valeu Ka. Promete msm. Bjs

    Luis Galvão: E estamos conectados nas expectativas. Abs

    Rodrigo: É... o verão brasileiro ainda falta um pouquinho né Rô? rsrs O Tintim só estréia em dezembro, por isso ficou de fora dessa reportagem. Mas é lógico que terá postagem especial sobre esse "must see" movie.
    Tb estou com boas expectativas para Cowboys vs aliens.
    Abs

    ResponderExcluir