sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Crítica - Os outros caras

É uma piada!


No bom sentido, é claro. Os outros caras (The other guys, EUA 2010) é o filme que tirou A origem da liderança das bilheterias nos EUA por uma razão: é divertidíssimo. Adam McKay, cujos créditos incluem o bem sacado O âncora (2004) e o nem tão agradável Quase irmãos (2009),  traz mais uma vez seu ator preferido (Will Ferrel) para rodar aquele que é seu melhor filme (e por favor nos atenhamos ao referencial).

Wahlberg, Ferrel e Michael Keaton em cena de Os outros
caras: um amontoado de gags e referências

Os outros caras é uma entrosada paródia de filmes policiais que marcaram época nos anos 80 e que, em plena era dos heróis nos cinemas, ainda atraem interesse. Allen (Ferrel) e Terry (Mark Wahlberg) são dois policiais de Nova Iorque que são motivo de chacota no departamento. Sempre à sombra dos investigadores vividos por Dwayne “the Rcok” Johnson e Samuel L. Jackson. Meio que inadvertidamente, a dupla se projeta em um grande caso de fraude financeira (e nesse escopo talvez resida a única sutileza do filme).
Os outros caras é um conjunto de gags e referências ao universo de ação e comédia. Michael Keaton, na figura do capitão de polícia que acumula um segundo trabalho como vendedor de uma loja de departamentos, é a materialização mais clara desse pool de referências.
McKay trabalha bem com clichês e anti-clichês, como por exemplo, o fato do nerdão Allen ser um ímã para mulheres gostosas e do brucutu Terry ser um bailarino habilidoso (ele justifica a habilidade pela necessidade de aprender os passos para tirar sarro de uma bichinha nos tempos de escola). Nesse ritmo, a fita de McKay acerta o ponteiro de uma platéia cada vez mais ansiosa por um produto eclético (filme de ação não pode prover mais apenas ação, há de ser engraçado também). É bem verdade, que às vezes a engrenagem dá uns trancos, mas a química entre Wahlberg e Ferrel dá um jeito de colocar o trem de volta aos trilhos.

6 comentários:

  1. Interessante, estava com má vontade com esse filme, mas pelo visto vou ter que dar uma chance.


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não tinha curiosidade em assistir a esse filme. Vou dar uma chance a ele.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do trabalho de Will Ferrell, mas vou dar uma chance quando ele chegar as locadoras.

    ResponderExcluir
  4. Agora fiquei com vontade de ver! Tinha visto uma notinha no jornalzinho do cinemark semana passada e fiquei com a impressão de que era uma droga...

    ResponderExcluir
  5. Amanda:Não que o filme seja uma maravilha, mas é mais inteligente do que se supõe... bjs

    Mayara: Te garanto que vc vai dar umas risadinhas. Mas tb tem momentos vergolha alheia... bjs

    Marcelo: nossa msm!abs

    Película criativa: Tb o achava um ator sem sal e grosseiro até vê-lo em Mais estranho que a ficção. A verdade é que ele tem mal gosto para estrelar seus filmes.rsrs Vc me deu uma ideia para uma futura seção Insight. Valeu. Bjs.

    Aline:Como disse, não é uma maravilha, mas tem seus momentos (e são muitos). Bjs

    ResponderExcluir