domingo, 10 de outubro de 2010

Insight

 Ben Affleck é o novo Eastwood?




O novo filme dirigido por Ben Affleck, Atração perigosa, tem sido algo próximo de uma unanimidade na crítica americana. A crítica internacional, presente nos festivais de Veneza e Toronto, onde o filme foi exibido, também exaltou a qualidade da fita e a sobriedade de Affleck na direção.
Já surgem em alguns nichos da crítica americana uma comparação instigante. Críticos de veículos distintos, mas respeitados, como Los Angeles Times, Vanity Fair, Entertainment Weekly e Washington Post avalizaram uma curiosa relação entre Affleck e Clint Eastwood. Embora inusitada, a comparação não é despropositada. Ambos são atores que não primam pela excelência em seus ofícios, mas que se mostram vigorosos na direção. Tanto Affleck e Eastwood iniciaram uma fase autoral adaptando um livro de Dennis Lehane (Sobre meninos e lobos no caso de Eastwood e Medo da verdade no caso de Affleck) e ambos arrancam performances salutares de seu elenco. É lógico que a comparação soa artificial posta dessa forma. Eastwood já dirige há 40 anos e Affleck acaba de lançar o segundo filme. Mas Eastwood não era reconhecido como o autor que é hoje até essa mais recente safra de filmes. É Sobre meninos e lobos que marca essa nova fase do que hoje é considerado um dos maiores cineastas americanos vivo.
É justamente neste sentido que a comparação favorece Affleck. Depois da elogiada estréia, e de um segundo filme ainda mais elogiado, Affleck já parece caminhar para um acordo formal com a Warner (nos moldes do que Eastwood detém com o mesmo estúdio). Depois da boa carreira de Atração perigosa, que ainda é cotado para a vindoura temporada de premiações, a tendência é que Affleck, o cineasta, só trabalhe para o estúdio.

Affleck orienta o irmão mais novo nos sets de Medo da verdade: surpresa, elogios e a promessa de um grande diretor


Affleck orienta John Hamm nos sets de Atração perigosa, filme que também estrela. A fita deve chegar ao Brasil no dia 29 de outubro


Ben Affleck não teve um mentor assim como Eastwood tivera (Sergio Leone), mas é pacífico que o próprio Eastwood hoje é uma referência viva e expansiva. É confortante ver que, mesmo que Affleck siga um caminho distinto de Eastwood como cineasta (o que não parece ser o caso), presenciamos a consolidação de um grande talento do cinema. Affleck não chega a ser um grande ator. A beleza e o "fator Gênio indomável" (filme que escreveu e estrelou junto do chapa Matt Damon e que os revelou em 1997) cuidaram de lhe viabilizar como astro de cinema. Agora, com estofo e experiência, ele parece disposto a cavar seu lugar na história do cinema como bom roteirista que é (escreveu os dois filmes que dirigiu) e ótimo diretor que cada vez mais demonstra ser.
Faz lembrar, embora com algumas sutis diferenças (que agregam ainda mais valor a sua jornada) um certo Clint Eastwood que ninguém levava a sério algumas décadas atrás.

8 comentários:

  1. Não duvido que Ben Affleck tenha talento para diretor. Na verdade, ele chamou a atenção como ótimo roteirista, junto a Matt Damon. Mas, como você falou, era bonito e puxado pelo amigo mais talentoso na frente das telas acabou emplacando a carreira.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, eu assisti "Medo da Verdade" neste sabádo, e olha, fiquei impressionado com a direção de Affleck, muito bem feita e eficaz. Prefiro ele na direção do que como ator ....

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo,
    ainda não assisti nenhum trabalho do Ben Affleck na direção. Estou curioso para conferir em breve.

    Ele sempre foi um ator eficiente e um ótimo roteirista. Vide Gênio Indomável. Abs.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Ah não! O Ben Affleck pode até estar se tornando um diretor promissor, mas para ser comparado com o Clintão ele ainda vai ter que batalhar MUITO!

    ResponderExcluir
  5. Ben Affleck é um melhor diretor do que ele é ator. Mas, está cedo demais para compará-lo à Eastwood. Da mesma forma que está cedo para compará-lo à Sydney Pollack, como a imprensa estrangeira tem feito.

    ResponderExcluir
  6. Amanda:Isso mesmo Amanda. Vc captou o espírito do artigo. Bjs

    Alan:Eu tb.rsrs. Abs

    Rodrigo: Vc vai se surpreender rodrigo. Abs

    Matheus: Pois é Matheus, não é que ele já seja equiparável a Eastwood. Seria, como aponto no texto, superficial demais cravar uma comparação dessas. Mas Affleck inegavelmente caminha nos mesmos passos que Eastwood. E a bem da verdade tem até algumas vantagens ( ser tb roteirista por exemplo é uma delas). É óbvio que Clint ainda é muito mais Clint. Mas ninguém via Clint como um autor quando ele rodou Perversa paixão. Nesse ponto, Affleck já está até mesmo à frente. Abs

    Kamila:Confesso que não vi nenhuma comparação com sidney Pollack na imprensa estrangeira. Vi sim muitas (e todas sitadas no texto) com Clint eastwood. embora entenda o pq da comparação com Pollack (as tramas policiais), mas acho que há mais afinidades com o cinema de Eastwood. Enfim, é cedo. Eu concordo. Mas Affleck caminha para se tornar um "Eastwood" mais rápido do que o próprio Eastwood. Se é que vc me entende.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto bastante desse comparação. Acredito no Affleck como diretor e gosto dos projetos em que ele se envolve e quando trabalha com o irmão (esse sim um grande ator), fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  8. Luis Galvão: Concordo contigo meu chapa. abs

    ResponderExcluir