segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Os dez posters mais cool do ano

10 – Jovens adultos

Charlize Theron vestida de cima abaixo com a marca Hello Kitty dá o tom dessa comédia sobre amadurecimento do mesmo diretor de Juno e Amor sem escalas. Além do visual bacana, o cartaz permite uma rápida depreensão do que versa a comédia dramática que chega ao país no início de 2012.


9 – A pele que habito


Todo mundo aqui sabe que os posters dos filmes do espanhol Pedro Almodóvar são um show a parte. Em 2011, com sua primeira incursão no terror, não poderia ser diferente. Todos os cartazes de A pele que habito são originais, chamativos e instigantes. Claquete escolheu um dos mais subversivos e belos para integrar essa lista.


8 – Coriolanus

Traduzir Shakespeare é algo difícil, confidenciaria ao leitor de Claquete qualquer tradutor que já tenha se lançado ao desafio. Adaptar Shakespeare, então, é algo ainda mais engenhoso. Pelo menos o cartaz de Coriolanus, adaptação de Shakespeare que Ralph Fiennes escolheu para ser sua estréia na direção, cumpre bem seu papel. Visualmente encantador, dá o tom exato de tragédia e angústia que permeiam a obra.


7- Into the abyss

Como capturar a ambiguidade do corredor da morte em um cartaz promocional? Conferindo o pôster de Into the abyss, documentário de Werner Herzog sobre a espera de um condenado à morte por seu destino, dá para ter uma boa ideia. A natureza, contrastada pela luz solar em uma folhagem outonal, expõe sutilmente os conflitos suscitados pelo filme. Os pássaros em fuga se encarregam de sugerir o instinto que cerca toda a questão ao redor do filme.


6 – Killing Bono

O filme independente que passou despercebido até mesmo nas telas de cinema americanas tem uma premissa singular. Um grupo de amigos de uma escola elementar irlandesa que sonha em criar uma banda se resigna quando Bono Vox e um grupo de colegas começam a fazer sucesso com a banda que seria o U2. O cartaz com pura veia roqueira desperta curiosidade.


5- Capitão América – o primeiro vingador


Cartazes conceituais geralmente agradam. Cartazes vintage têm um charme todo especial. Alguns dos posters de Capitão América: o primeiro vingador concentram essas duas vertentes. O filme, uma legítima matinê, justifica a arte do cartaz escolhido por Claquete para essa lista.


4- Precisamos falar sobre Kevin


Obsessão. Medo. Ruína. Dor. Tudo belamente capturado nesse triunfal pôster do aguardado We need to talk about Kevin, filme exibido nos festivais de Cannes e Toronto e que suscita burburinhos para o próximo Oscar. O cartaz, bem simples em sua concepção, ostenta no jogo de sombras que propõe toda a complexidade do longa que versa sobre uma mãe paralisada com a ideia de ter um filho psicopata.


3 – Os descendentes

George Clooney em meio a castelinhos de areia pensando em uma vida que não parece em ordem. O jeitão cool de Clooney não esconde a introspecção da cena, que permite antecipar que a proposta de Os descendentes é mergulhar (e o mar ocupa mais da metade da imagem) dentro da vida deste homem. Uma ideia relativamente simples externada por um cartaz de simplicidade disfarçada.


2- Gainsbourg – o homem que amava as mulheres

Outro homem bastante expressivo em um cartaz milimetricamente calculado para conter imagens e letras de maneira harmônica e charmosa. A fumaça do cigarro adula a paixão de quem a projeta. A sensualidade prometida surge diagramada na combinação das cores e mulheres escolhidas. O pôster nos promete o seguinte: Gainsbourg teve a biografia que fez por merecer.


1- The artist

Outro filme francês surge na lista e surge em primeiro por apresentar um cartaz que “respira” cinema. É impossível não ser conduzido ao passado e tomado por uma embriaguez de nostalgia ao pousar os olhos sobre o cartaz de The artist. O vermelho provocante atesta: é o cartaz do ano. 

6 comentários:

  1. Nossa, Reinaldo, ótimas escolhas!
    Nem sabia desse Coroliolanus, mas achei muito bem sacado o pôster, e o do Capitão América é tão bacana que dá vontade de dar para algum menino pôr no quarto.

    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. The Artist é lindo demais. O melhor poster mesmo! Gostei de Into the abyss...

    ResponderExcluir
  3. Capitão América e The Artist são os melhores :)
    Adorei as descrições Reinaldo.
    Ansioso por Young Adult mais pela premissa do que pelo cartaz.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. O cartaz de Into the Abyss é lindo demais.
    O Artista, com certeza o melhor do ano! Parece um cartaz da era de ouro! =D

    ResponderExcluir
  5. Dos que você postou, os meus favoritos são os de "Into the Abyss" e "The Artist". :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aline: Obrigado Aline.Bjs

    Alan: Pois é, não ficou em primeirão a toa, né?
    Abs

    Rodrigo Mendes: Valeu meu brother!
    Abs

    Eri Jr.: Concordo plenamente.
    abs

    Kamila: Eu acho que foram os que o pessoal mais curtiu tb.
    bjs

    ResponderExcluir