domingo, 11 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - Começa a 1ª semana decisiva da Oscar season

A semana iniciada neste domingo (11) estabelece os primeiros parâmetros para a atual temporada de premiações.  E já começa com os prêmios da crítica de Los Angeles, Boston e dos críticos online de Nova Iorque. O American Film Institute (AFI), uma das mais importantes instituições do cinema americano, também divulgou neste domingo sua tradicional lista dos dez melhores filmes do ano.
A semana ainda terá os anúncios dos indicados ao Critic´s Choice Awards, ao sindicato dos atores e ao Globo de ouro.

A lista do AFI
O AFI não serve exatamente como barômetro para o Oscar, mas é uma honrável instituição que, nos últimos anos, aumentou consideravelmente seu aproveitamento no Oscar. Em 2010, por exemplo, nove dos dez indicados ao Oscar de melhor filme integraram o TOP 10 do AFI. A única ausência foi O discurso do rei que era inelegível por ser uma produção britânica. O TOP 10 do AFI só admite produções americanas.
Conforme imaginado, Os descendentes, Os homens que não amavam as mulheres, O homem que mudou o jogo e Cavalo de guerra foram lembrados. A surpresa na lista ficou por conta da presença da comédia Missão madrinha de casamento. Assim como a academia, comédias -  ainda mais tão escrachadas como essa – não costumam ser lembradas pelo AFI. Woody Allen, que não tinha um filme no TOP 10 do AFI desde os anos 80, teve seu Meia noite em Paris incluído. Contudo, os filmes que realmente crescem de tamanho com a menção na lista são Hugo, de Martin Scorsese, e A árvore da vida, de Terrence Malick. Ambos os filmes rumavam com alguma desconfiança nesse início de Oscar season e com o aval do AFI, essa desconfiança tende a evaporar.
Histórias cruzadas, o mais perto de um representante popular na disputa por uma vaga no Oscar, também foi lembrado. O AFI também destacou J. Edgar, o filme já quase esquecido de Clint Eastwood. A lembrança pode regenerar as forças do filme como pode se mostrar um fato isolado.
O AFI fez uma menção honrosa, tal qual fizera no último ano para O discurso do rei, a The artist e O espião que sabia demais. As produções não são elegíveis por não serem americanas. Como curiosidade, The artist foi considerado americano pelo Spirit Awards, no qual é líder em indicações.

Martin Scorsese, escolhido o melhor diretor pelos críticos de Boston, orienta seu par de atores nos sets de Hugo, filme que vai ganhando massa muscular na disputa por indicações ao Oscar


O TOP 10 do AFI
Os descendentes
Os homens que não amavam as mulheres
J.Edgar
Histórias cruzadas
Meia noite em Paris
Missão madrinha de casamento
Cavalo de guerra
O Homem que mudou o jogo
A árvore da vida
Hugo


Os vencedores da crítica de Boston
E o filme do francês Michel Hazanavicius e distribuído pelo papa Harvey Weinstein foi escolhido o melhor filme pelo grupo de críticos de Boston.  Martin Scorsese foi eleito o melhor diretor por Hugo. The artist ainda faturou o prêmio de música. O melhor ator foi Brad Pitt (O homem que mudou o jogo), tendo Michael Fassbender (Shame) e George Clooney (Os descendentes) como runners up – uma espécie de segundo lugar.
Michelle Williams foi escolhida a melhor atriz por Uma semana com Marilyn. Albert Brooks segue colhendo prêmios por sua performance em Drive e Melissa McCarthy pode ser considerada uma escolha surpreendente como atriz coadjuvante por Missão madrinha de casamento. O melhor elenco para os críticos de Boston é o de Carnage e o melhor roteiro é o de O homem que mudou o jogo. Project Nim foi eleito o melhor documentário e A árvore da vida venceu como melhor fotografia.
Nos últimos cinco anos, em quatro oportunidades, os vencedores de Boston coincidiram com o Oscar nas quatro principais categorias. Ano passado, Boston – assim como 95% dos colegiados de críticos – optou por A rede social.


Os vencedores dos críticos de internet de Nova Iorque
O conjunto de críticos online de Nova Iorque, a exemplo da crítica de Nova Iorque na semana passada, escolheu The artist como o melhor filme de 2011. O francês Michel Hazanavivius foi escolhido o melhor diretor por seu trabalho na fita francesa. Michael Shannon foi eleito o melhor ator por O abrigo. Gary Oldman (O espião que sabia demais) ficou como runner up. Meryl Streep foi escolhida a melhor atriz por A dama de ferro e Missão madrinha de casamento ganhou o prêmio de melhor elenco. Albert Brooks (Drive) e Melissa McCarthy (Missão madrinha de casamento) foram eleitos os melhores coadjuvantes.
Os descendentes ganhou o prêmio de melhor roteiro e A árvore da vida triunfou mais uma vez na disputa pelo troféu de fotografia. O iraniano A separation foi eleito o melhor filme estrangeiro e As aventuras de Tintim foi escolhida a melhor animação do ano.

O domingo foi bom para Michael Shannon. O ator, que há três anos foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por Foi apenas um sonho, está na busca por uma segunda nomeação com O abrigo


Os prêmios da crítica de Los Angeles
Tradicionalmente pouco influente, ainda que seja a cidade que abriga Hollywood, o círculo de críticos de Los Angeles escolheu Os descendentes como melhor filme de 2011. A árvore da vida foi o runner up. No entanto, Terrence Malick foi o diretor vitorioso. Scorsese, por Hugo, ficou como runner up.
Michael Fassbender foi apontado como o melhor ator do ano pelos trabalhos em Shame, Um método perigoso, Jane Eyre e X-men: primeira classe. Michael Shannon (O abrigo) foi o runner up.
O prêmio de melhor atriz ficou com Yun Jung-Hee pelo sul coreano Poesia, fita de 2010 lançada esse ano nos EUA. É o terceiro ano seguido que uma atriz sul coreana vence o prêmio da crítica em Los Angeles. Kirsten Dunst, por Melancolia, ficou como runner up.
Jessica Chastain foi escolhida a melhor atriz coadjuvante do ano pelos trabalhos em A árvore da vida, Coriolanus, The debt, O abrigo e Em busca de um assassino. O veterano Christopher Plummer foi escolhido o melhor ator coadjuvante por Toda forma de amor.
O iraniano A separation ganhou os prêmios de roteiro e filme estrangeiro. Rango faturou o troféu de melhor animação e A árvore da vida levou mais uma distinção para sua fotografia.


O saldo do domingo
Fica cada vez mais visível que a disputa será intensa nessa temporada. Para se ter uma ideia, Boston, Los Angeles e os críticos online de Nova Iorque escolheram A rede social como melhor filme de 2010 e David Fincher como melhor diretor. Neste ano, há claramente uma divisão. Ainda que filmes como The artist, A árvore da vida e Hugo tenham se mostrado darlings da crítica.
Michael Fassbender foi quem mais cresceu entre os atores. A vitória de Brad Pitt em Boston mostra que o ator vem forte para a corrida pelo Oscar. Mais forte do que ele, apenas Albert Brooks que já ostenta quatro prêmios na temporada e parece uma certeza entre os coadjuvantes. Michael Shannon, que já havia recebido uma indicação para o Spirit Awards, também sai vitorioso deste domingo. E as indicações para o Critic´s Choice Awards, SAG e Globo de ouro nesta semana irão dizer se Shannon permanece ou não na corrida.
O filme iraniano A separation segue confirmando seu favoritismo. Para o Brasil, a boa notícia foi a inclusão de Tropa de elite 2 entre os indicados a melhor filme estrangeiro para o círculo de críticos de Houston. O colegiado, que anunciará seus vencedores em janeiro, também chamou atenção ao indicar Andy Serkis a melhor ator coadjuvante por seu trabalho em O Planeta dos macacos: a origem.

Elas estão chegando: Missão madrinha de casamento teve um desempenho melhor do que se podia esperar neste domingo. É um dos dez filmes do ano para o AFI e Melissa McCarthy foi saudada a melhor coadjuvante do ano por Boston e Nova Iorque

3 comentários:

  1. Será que Tropa de Elite 2 tem mesmo alguma chance no Oscar? Apesar do favoritismo de "A Separation", só a indicação já seria o máximo! E que bom ter visto um filme iraniano ganhar um prêmio de roteiro dos críticos de L.A.!
    E que alívio perceber que esse ano não teremos certeza dos vencedores dos Globos e Oscars com meses de antecedência... rsrs
    Outra coisa, parece que "Extremely Loud and Incredibly Close" não vai marcar presença mesmo, hein?!
    De qualquer forma, a impressão que tenho agora é de que a temporada será muito boa... a começar pelo Globo de Ouro, que parece ter bem mais opções do que no ano passado, que é melhor até esquecer, né?!
    Abraço, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  2. O grande saldo da noite de domingo na temporada de premiações foi a ascensão de Michael Shannon como possível concorrente a uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por "O Abrigo". Estou bastante surpresa com o desempenho dele nos prêmios da crítica... Fico me perguntando se ele chegará ao Oscar...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. José: Olha José... eu acho difícil. Pode acontecer, mas a campanha teria de ser sensacional. Vale lembrar que Harvey Weinstein distribuiu o primeiro filme nos EUA com a expectativa de conquistar indicações outras que não filme estrangeiro -uma vez que a fita não era a representante oficial do Brasil -e fracassou. Acontece que um filme como Tropa de elite, embora raro por aqui, é muito comum em termos de estrutura e narrativa até mesmo na tv americana. Pegue a série The shield, por exemplo. Agora, pode rolar. Acho difícil, mas pode ser.
    Acho que Tão forte e tão perto chega no Oscar sim. Talvez não tão forte (sem trocadilhos) quanto pudesse se esperar de um filme de Setphen Daldry.
    Pelo menos na seara das comédias, há mais opções (e boas) para a HFPA.
    Abração!

    Kamila: Não sei se ele chega ao Oscar. Mas certamente essa semana ou o ajudará ou o deixará praticamente fora da disputa.
    Bjs

    ResponderExcluir