sábado, 10 de dezembro de 2011

Cantinho do DVD

É reconhecido que Harrison Ford sabe fazer o tipo rabugento. Fora Indiana Jones, o ator já desfilou rabugice por aí em filmes como Cowboys & aliens (2011), Divisão de homicídios (2003), Seis dias, sete noites (1998), entre outros. Uma manhã gloriosa, destaque da seção Cantinho do DVD desta semana, é outro filme em que Ford faz o tipo “poucos amigos”. O ator é um dos pontos de interesse dessa bem urdida comédia. A crítica logo abaixo:






Crítica

Conflitos de personalidades já renderam bons dividendos a comédia. Levar o conflito de egos para os bastidores da tv é algo, embora não genuinamente novo, certeiro do ponto de vista das gags caras ao humor americano. Uma manhã gloriosa (Morning glory, EUA 2010), nova incursão na comédia do diretor Roger Michell, é um exemplar digno dessa estirpe.
Rachel McAdams vive com graça e espontaneidade Becky Fuller, uma jornalista que para dar viço a seus sonhos se tornou uma workaholic de marca maior. Becky se vê sem chão quando é demitida do programa de entretenimento matinal que produz em Nova Jersey. Após uma procura desvairada por uma nova colocação, ela é contratada para revitalizar o Daybreak, programa matinal de variedades que está em maus lençóis. Becky logo se predispõe a impor mudanças, mas esbarra no mau humor de Mike Pomeroy (Harrison Ford), jornalista que idolatrava quando criança e que julga ser uma das potenciais bóias de salvação do programa.
O filme se constrói a partir dos conflitos que surgem em torno dessa trama. O texto de Aline Brosh McKenna é hábil o suficiente para tiradas bem humoradas sobre os bastidores de um programa em busca de audiência e sobre a rotina alarmante de Becky.
Patrick Wilson e Diane Keaton têm personagens sub aproveitados, mas esse “porém” não diminui os acertos de Uma manhã gloriosa enquanto comédia. O filme apresenta uma abordagem inteligente e altiva do jeito de fazer tv e das concessões, em níveis profissional e pessoal, que são necessárias para ter o trabalho feito.
É dessa proposta bem realizada e da rabugice tão bem encorpada por Harrison Ford que Uma manhã gloriosa se viabiliza como uma boa pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário