sexta-feira, 20 de maio de 2011

Crítica - Singularidades de uma rapariga loura

Pelo prazer de filmar!

Aos 102 anos, o cineasta português Manoel de Oliveira não carrega apenas a singularidade de ser o mais idoso na função em atividade, é, também, dos mais comunicativos em seu ofício. Seu penúltimo filme, Singularidades de uma rapariga loura (Portugal, 2009), que finalmente chega às telas do país, é um júbilo ao ofício de narrar uma história. A adaptação do conto de Eça de Queiroz é filmada em tom de prosa pelo diretor, que não perde as ilusões poéticas de vista.
Na trama, testemunhamos uma Lisboa moderna que dialoga com o seu passado. Se a moeda corrente é o Euro e os bancos estão em crise (o filme foi rodado durante a forte crise econômica que assolou o mundo em 2008), os hábitos e manejos dos personagens remetem ao antigo. Os enquadramentos de Manoel de Oliveira também. Os cortes são secos, os closes nas faces posadas dos personagens são muitos e o tom é de burlesco mesmo. A prosa que o cineasta português vai desvelando aguça a curiosidade como se fosse um conto que um avô narra com gosto ao neto.
Macário (Ricardo Trêpa) trabalha como contador no armazém do tio, um senhor tão antiquado quanto monossilábico. Um belo dia, ao avistar uma loira tão tímida quanto provocante pela janela se apaixona. Macário se submete às tentações da paixão e decide afrontar o tio, que rejeita a ideia de casamento, para construir uma vida com a loira. Ele se decide por isso antes mesmo de conhecer a moça. Tudo isso, e o resto da história, nos será mostrado em um relato temperado por frustração e ansiedade de Macário para uma estranha em um trem que liga Lisboa ao interior.
Não espere por um filme de viço, Singularidades de uma rapariga loura é tão simplório quanto as fábulas morais infantis. O que interessa ao diretor luso é decalcar a obra de Eça com o requinte que sua bagagem centenária lhe permite.

3 comentários:

  1. Interessante, Reinaldo, não conhecia e fiquei curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Conheço pouco da filmografia do Manoel de Oliveira, mas teu texto tá tão bom que me deu vontade de conferir esse longa mais recente dele.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: É um filme interessante msm Amanda. Bjs

    Kamila:Obrigado Ka. O último dele é "O estranho caso de Angélica", que passou na Mostra de SP ano passado e tb esteve em Cannes. Esse Singularidades de uma rapariga loura" é seu penúltimo trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir