sábado, 23 de abril de 2011

Panorama - Maria Antonieta

O filme posterior a Encontros e desencontros, naturalmente, atrairia atenção e expectativas desmedidas. Maria Antonieta foi selecionado para concorrer à Palma de ouro em Cannes e foi um dos filmes mais destruídos da edição de 2006 do festival. A percepção é de que Sofia não fazia filmes e sim ventilava algumas sensações próprias em sua narrativa. A Maria Antonieta da diretora era incompreendida, mas nem de longe a incompreendida que a História pincelava. Sofia Coppola faz um filme de rearranjos sofisticados e muita liberdade criativa. Não era a liberdade com que Sofia retratava aquele universo que incomodava parte da crítica, mas sim a ausência de um propósito em “imaginar” Maria Antonieta. O propósito era, ainda que enquadrado em proporções distintas, o mesmo de acompanhar o solitário Bob Harris (protagonista de Encontros e desencontros): a solidão do poder, o desprestígio do prestígio e todas essas contradições bem particulares. Esperava-se um filme investigativo sobre aquela personalidade tão cativante, não que a personalidade tão cativante fosse mero instrumento de identificação para os interesses da cineasta. E foi por não corresponder essas expectativas, por não exceder o mero e óbvio jogo de espelhos que Sofia Coppola foi vaiada em Cannes.
O filme é uma adaptação rasa, mas musicada, de seus dois filmes anteriores. Com boa música, figurinos sobressaltados e uma Maria Antonieta histriônica, Sofia Coppola realiza o filme menos marcante de sua filmografia e o que lhe suscita mais críticas.

5 comentários:

  1. Parabéns pela excelente análise. Afinal, nem crítica é... é análise mesmo! rs Maria Antonieta tem lá as suas falhas, mas é de longe o que eu mais gosto da Coppola. Mas é verdade que essa coisa que ela tem de se "retratar" em suas obras é um tanto chata. Maria Antonieta tem um panorama abrangente que aos olhos de Coppola ficou pequeno demais. É um filme bacana, mas percebe-se que é um mero capricho de Sofia. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. É um que filme passou diversas vezes na tv fechada, mas não me chamou a atenção para conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pode não ser o melhor trabalho de Sofia Coppola, mas a trilha sonora realmente salva o filme! Combinou perfeitamente!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu achei excelente esse filme! O trabalho técnico é maravilhoso.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Alan: Valeu Alan. Lembrando que a Mostra Panorama aqui no blog se presta a analisar a filmografia de certos diretores e a consonância de sua obra a partir de alguns filmes. No caso de Sofia são só quatro mesmo...
    abs

    Hugo: É... não chama a atenção mesmo!
    Abs

    Kahlil: A trilha é fantástica e culmina em outra vertente do cinema de Sofia, a atenção à música.
    Abs

    Rafael W.: O trabalho técnico é vistoso, mas não apaga certas lacunas não preenchidas. Mas fico feliz que tenha gostado do filme. É a melhor das sensações!
    Abs

    ResponderExcluir