domingo, 12 de dezembro de 2010

OSCAR WATCH 2011 - Os vencedores de Boston, Los Angeles e a tradicional lista do AFI

Um domingo movimentado nessa Oscar season que se inicia. Neste 12 de dezembro foram anunciados os vencedores do círculo de críticos de Los Angeles, os melhores do ano pelo pela associação de críticos de Boston e a tradicional lista das melhores produções do ano segundo o American Film  Institute (AFI). Com menor ressonância, o conjunto de críticos online de Nova Iorque também divulgou seus vencedores neste domingo:

Os dez melhores filmes do ano para o AFI


Cisne negro
O vencedor
A origem
Minhas mães e meu pai
127 horas
A rede social
Atração perigosa
Bravura indômita
Inverno da alma
Toy story 3


Vale lembrar que apenas cinco filmes incluídos na lista do AFI ano passado chegaram a disputa pelo Oscar de melhor filme, embora todos (com exceção de Se beber não case) tenham chegado ao Oscar. O AFI é uma importante instituição de cinema nos EUA, muito respeitada e apreciada, mas seus critérios pouco se ajustam aos da academia. De qualquer maneira, o AFI divulgou uma lista das mais interessantes.


Os escolhidos de Boston

A rede social continua dominando com força, até certo ponto, surpreendente. O filme de David Fincher conquistou cinco prêmios da crítica de Boston (filme, direção, roteiro, trilha sonora e ator para Jesse Eisenberg). Boston é o terceiro conjunto de críticos a sagrar A rede social como o melhor filme de 2010 (os outros foram Washington e o National Board of Review).
Christian Bale segue seu rumo ao Oscar de maneira invicta até aqui. Foi eleito o melhor ator coadjuvante por O vencedor. A fita também recebeu o prêmio de melhor elenco. Novidade, embora não surpreendente, na categoria de melhor atriz: Natalie Portman foi a escolhida por Cisne Negro. O filme de Darren Aronofsky também recebeu o troféu de melhor montagem. O prêmio de fotografia foi para Bravura indômita. O sul coreano Mother foi eleito o melhor filme estrangeiro e a maluquete Juliete Lewis a melhor atriz coadjuvante por Conviction (a primeira aparição do drama estrelado por Hilary Swank em uma lista de críticos). Toy Story 3, para surpresa geral da nação, foi escolhido a melhor animação.

Cena de Cisne negro: Natalie Portman teve duas vitórias neste domingo e filme venceu importantes categorias técnicas


Rumo ao ouro: O vencedor vem abrindo caminho na temporada e seu elenco parece vitaminado para as listas de indicados do SAG e Globo de ouro a serem divulgadas nesta semana


Vale lembrar que os críticos de Boston têm ótimo aproveitamento quando se trata de antecipar os vencedores do Oscar. Nos últimos dez anos, sete dos filmes escolhidos como os melhores do ano pela associação acabaram levando o Oscar de melhor filme.



Críticos da internet de Nova Iorque

Filme
A rede social


Ator
James Franco (127 horas)


Atriz
Natalie Portman (Cisne Negro)


Diretor
David Fincher (A rede social)


Ator coadjuvante
Christian Bale (O vencedor)


Atriz coadjuvante
Melissa Leo (O vencedor)

Elenco
Minhas mães e meu pai

Roteiro
A rede social

Documentário
Exit through the gift shop

Filme estrangeiro
I am love

Animação
Toy story 3

Fotografia
Cisne negro

Trilha Sonora
Cisne negro

 
As escolhas de Los Angeles


E deu A rede social aqui também. A quinta vitória do filme de Fincher em listas de críticos. Um desempenho superior ao de Guerra ao terror ano passado (e todo mundo se impressionou com o aproveitamento do filme de Kathryn Bgelow junto à crítica).
Os críticos de Los Angeles concedem o prêmio e distinguem, sob a nomeação de Runner up, o segundo colocado na categoria. Na disputa por melhor filme o runner up, foi a produção francesa para a TV Carlos (que debutou no Festival de Cannes e foi exibido na Mostra de São Paulo). Carlos e A rede social parecem ter mesmo impressionado os críticos da associação que concederam o prêmio de direção aos diretores dos respectivos filmes: Oliver Assayas e David Fincher (isso mesmo, um empate!).

O mar continua bom para peixe para o filme de David Fincher. A rede social galopa a passos largos rumo ao favoritismo absoluto na corrida pelo Oscar


Colin Firth foi escolhido o melhor ator por O discurso do rei e o espanhol Edgar Ramirez foi o Runner up por Carlos. A melhor atriz foi Kim Hye-Ja por Mother e Jennefer Lawrence por Inverno da alma foi a Runner up. O cinema francês foi mesmo festejado em 2010 pelos críticos de Los Angeles. Além do prêmio de filme estrangeiro para Carlos (o Runner up foi para o sul coreano Mother), o melhor ator coadjuvante foi Niels Arestrup por O profeta. Vale lembrar que Christian Bale, em termos de Oscar, continua invicto por que O profeta foi concorrente no ano anterior.
O prêmio de fotografia foi para Cisne negro e o Runner up para Bravura indômita. A melhor atriz coadjuvante foi Jacki Weaver por Animal Kingdon (segunda vitória dela na temporada) e a Runner up foi Olivia Willians por O escritor fantasma.

Cena do sul coreano Mother: o filme foi bem contemplado pelos críticos de Boston e Los Angeles, que deu a Kim Hye-Ja um supreendente troféu de melhor atriz


Amanhã saem os vencedores do grupo de críticos de Nova Iorque (outra lista respeitável) e os indicados ao critic´s choice awards. No próximo domingo, a seção insight irá repercutir esta que é uma semana definidora na atual temporada de premiações.

3 comentários:

  1. Dá-lhe "A Rede Social"! rsrs. Chegando bem forte mesmo.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  2. 'A Rede Social' e 'Black Swan' ja se firmam como fortes concorrentes!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mayara: Não me lembro da última vez que um filme dominou tão largamente os prêmios da crítica Ma. Bjs

    Khalil Affonso: São fortes concorrentes mesmo. Abs

    ResponderExcluir