sábado, 9 de outubro de 2010

Panorama - A professora de piano


Michael Haneke é defensor de um cinema de choque. Que exponha em imagens a contradição humana. Não é um dividendo tão fácil de ser conquistado por um cineasta, mas Haneke é dos poucos a consegui-lo de maneira quase sucessiva em seus filmes. A professora de piano (La pianiste, França/Áustria 2001) é  um dos muitos trabalhos do diretor a deixar a platéia presa em um estado de imersão do qual não consegue se desvencilhar. Na trama, Isabelle Huppert (bastante premiada pelo papel) vive Erika Kohut, uma professora de piano em um conservatório de Viena. Erika mantém, em um primeiro olhar, uma vida bastante pacata. Mora com a mãe, toca música clássica e não se envolve com modismos passageiros (em uma demonstração de rigor conservador), mas Erika também costuma frequentar cinemas pornôs em busca de excitação. O inicio de uma relação com um de seus alunos, pautada por jogos perversos (em sua maioria de natureza sexual) culmina para que conheçamos mais da verdade daquela mulher e que a sombra projetada por gestos dissimulados possa ser percebida como tal.
A professora de piano não é o melhor filme de Michael Haneke, mas é tão eloquente quanto em sua proposta deflagradora de debates e de cisões entre os aforismos que vigoram em nossa sociedade. Um filme que exige do espectador paciência, estômago e cumplicidade; e apresenta um cineasta que não gosta de teorizar o mundo provendo-lhe respostas, mas fazendo as perguntas certas.

6 comentários:

  1. Entorpecente! A Fita Branca e Violência Gratuita. UAU!

    Não vi este. Valeu a dica!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti este filme em uma exibiçã noturna na TV Cultura (lembro que no dia seguinte, todo mundo estava comentando sobre o filme ...hahaha). Me lembro bem vagamente sobre o filme. Tenho que vê-lo assim como "Violência Gratuita" que na época do seu lançamento assisti e não gostei. Acho hoje eu gostaria mais do filme ... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Depois de ter assistido "A Fita Branca", quero ir atrás da filmografia do Haneke e acho que começarei por este filme.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo:De nada Rodrigo. A fita branca é o melhor Haneke na minha opinião. Obviamente, tb será abordado em Panorama. abs

    Alan:Tb acho Alan. E quando assisti-los daqui a dez anos, deve gostar ainda mais. É cinema altamente reflexivo. Abs

    Mayara: É uma boa pedida Ma. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Isabelle Huppert é diviníssima! Como sempre arrasando! Excelente filme!

    ResponderExcluir