sábado, 23 de outubro de 2010

Cantinho do DVD

Robert De Niro está novamente nos cinemas. Mais uma razão para conhecer este que é um de seus últimos trabalhos e que não chegou a estrear nos nossos cinemas. Fora de controle é o que se convenciona chamar em Hollywood de inside joke. Aqueles filmes feitos sobre a indústria, por gente da indústria e para gente da indústria. Não deixa de ter sua graça (além da curiosidade antropológica) para nós outsiders do cotidiano hollywoodiano. Barry Levinson faz aqui um filme que embora trate de um modo de vida glamoroso não se anuncia como tal. Fora de controle pode não ser um grande filme, mas é sem dúvidas um entretenimento interessante. Principalmente para quem tem curiosidade de saber um pouco mais das idiossincrasias hollywoodianas


Ficha técnica
Título original: What Just Happened?
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Barry Levinson
Elenco: Robert De Niro, Sean Penn, Kristen Stewart, Robin Wright, Bruce Willis, Catherine Keener e John Turturro
Gênero: Comédia
Duração: 100 min
Estúdio: Califórnia
Status: Disponível em DVD e Blu-ray para locação

 
 
Crítica
 
Vira e mexe Hollywood nos brinda com filmes sobre seus bastidores. Não obstante, esses filmes não fazem muito sucesso. Pois são considerados inside jokes que não são de todo compreendidas fora do círculo hollywoodiano. Uma série de TV (Entourage) muito elogiada conseguiu inverter essa lógica, mas Fora de controle (What Just happened? EUA 2008) restabeleceu-a com propriedade. O que não quer dizer que o filme dirigido e roteirizado pelo interessantíssimo - e sempre com algo a dizer – Barry Levinson seja ruim. Definitivamente este não é o caso. Fora de controle demonstra um vigor e um senso de auto ironia que acresce a fauna cômica do cinema americano. Acontece que a audiência não parece valorizar esse tipo de sátira. O público já demonstrara outras vezes ser mais receptivo a sátiras hollywoodianas que escrutinem outros universos, como o político por exemplo.
Na fita, Robert DeNiro vive Ben, um produtor de cinema que tem sua rotina espremida nas duas semanas que o acompanhamos. Seu filme, com premiere prevista para o festival de Cannes, não agradou nas exibições preliminares e ele precisa mediar as negociações entre o estúdio e o diretor. Paralelamente a isso, ele precisa lidar com surtos de estrelas e familiares. Uma combinação perigosa em que prevalecem dinheiro, esquisitices e dependências químicas. Robert DeNiro faz um protagonista aborrecido, mas que de alguma maneira não nos deixa perder o fascínio por ele e por aquele mundo. Sean Penn e Bruce Willis fazem participações especiais como eles mesmos e dão certa graça a piada interna que em momento algum Fora de controle esconde ser.

3 comentários:

  1. Estou com ele aqui em casa, mas não assisti ainda. Pela trama, parece promissor!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas gostei da história, é sempre divertido filmes com o tema 'bastidores'. Fiquei curioso!

    ...

    ResponderExcluir
  3. Pseudo-autor: é bom sim cara. Não é nenhuma coca cola mas entretém com inteligência que é o que vale. abs

    Alan Raspante: Vc vai gostar! Abs

    ResponderExcluir