terça-feira, 3 de agosto de 2010

ESPECIAL A ORIGEM - Mundo dos sonhos

James Franco tinha um sonho. Esse sonho era o de trabalhar com o diretor de Batman, Christopher Nolan. Estrela de uma das maiores séries do cinema atualmente (Franco interpretou Harry Osborn nos três filmes Homem-aranha), ele foi o primeiro ator a entrar no novo projeto de Christopher Nolan depois de Michael Caine e Leonardo DiCaprio. Para se ter uma ideia das pretensões de parte à parte, o filme ainda não tinha nome oficial (embora já estivesse batizado como Inception). Franco, porém, teve de se retirar do projeto devido a conflitos de agenda. Estava envolvido em duas produções independentes; Howl (que estreou no festival de Sundance deste ano) e 127 hours, primeira fita de Danny Boyle após o Oscar por Quem quer ser um milionário?. Da falência do sonho de Franco, se realizou um dos sonhos de outro ator emergente em Hollywood. Joseph Gordon Levitt assumiu o papel que seria de Franco e pôde contracenar com DiCaprio, a quem considera “o grande ator de nossa geração”, segundo contou à Entertainment weekly.

Por trás de todo grande homem, há uma grande mulher: Marion Cottilard faz Leonardo DiCaprio repensar suas prioridades


Entre sonhos desfeitos e realizados, nada mais justo do que adentrar a matéria prima de A origem, o filme mais comentado de 2010 até aqui. E a matéria prima de A origem é justamente o sonho. É nos sonhos e na infinidade de possibilidades deflagradas por eles que A origem se desdobra. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um extrator. Figura valorizada em um mundo que a espionagem industrial evoluiu em termos conceituais. Cobb rouba segredos da mente das pessoas enquanto elas dormem. Testemunhar Cobb em seu ofício é um dos muitos vislumbres visuais propostos pela fita de Nolan. Levitt faz Arthur, parceiro de Cobb em suas atividades, embora não seja equiparável em talento.

Levitt contracena com "o maior ator de sua geração": ação que faz pensar


O poder da mente: Prédios retorcidos e efeitos especiais impressionantes marcam as pouco mais de duas horas de filme



A origem admoesta uma platéia iniciada na ficção científica pós-matrix. “Me preocupei em fazer um filme que conte com a cumplicidade do público”, disse o diretor em entrevista ao blog de cinema do Los Angeles Times sobre a possibilidade de A origem ser recebido como “rebuscado” e “difícil”. Dois adjetivos que, para Nolan, não impedem que o filme seja um blockbuster de verão altamente rentável. “Acho que a platéia aprecia se sentir desafiada e é isso que este filme faz. Não entrega tudo picadinho”, resume o diretor que redimensionou o universo do homem morcego.
Ele está certo. Quem imaginava que o público que teve como referencial o coringa histriônico de Jack Nicholson no Batman de Tim Burton em 1989 abraçaria com tamanha efusividade a caótica versão de Heath Ledger em O cavaleiro das trevas? Nolan não teme alienar uma parcela do público. A mesma que relegou Matrix ao rótulo de ficção high tech.
“Existem filmes que só recebem o devido valor com o tempo”, lembrou o cineasta Ridley Scott que até hoje não cansou de lançar as populares, entre os cinéfilos, director´s cut de seu clássico maldito, Blade Runner – o caçador de andróides.


Preparados para o culto: o elenco de A origem posa para a posteridade



Sem medo do novo
Contudo, A origem já deixou Blade Runner e, até mesmo, Matrix para trás. Com um faturamento absurdo, uma recepção para lá de positiva na mídia e um precoce buzz acerca de uma indicação ao Oscar de melhor filme, o novo filme de Christopher Nolan realmente parece ser feito de sonhos.
“O melhor do sucesso de A origem é que mostra que o público está aberto a idéias originais”, disse Jeff Robinov, presidente da Warner Brothers ao jornal Los Angeles Times. Há três semanas no topo das bilheterias americanas e prestes a estrear em outros mercados como o brasileiro, A origem é a prova de que uma boa (e original) ideia ainda dá dinheiro em Hollywood. Chris Nolan parece nos dizer com seu elaborado filme que não custa sonhar.

O presidente da Warner, Jeff Robinov, Leonardo DiCaprio, Chris Nolan e Alan Harn, outro executivo de ponta do estúdio Warner na premiere do filme em Los Angeles

10 comentários:

  1. E como estamos abertos a idéias originais, hehe. Fazer um filme pautado em sonhos dá uma liberdade imensa para a realização. Estou contando as horas para assistir.

    ResponderExcluir
  2. Caramba!
    Com a Marion eu repensaria tudo
    Esse filme promete
    !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Reinaldo, só pra avisar...

    No seu perfil do Blogger, em filmes favoritos, tem um pequeno e cômico equivoco. Ao invés de "O sexto sentido" está "O SEXO sentido", o que parece nome de filme pornográfico violento. Pelo perfil do site, eu imagino que não seja a intenção, embora possa estar enganado.

    De toda forma, parabens pelo site e mal posso ver a hora de assistir "A Origem", parece realmente especial.

    ResponderExcluir
  4. Super interessante esse sucesso que "Inception" está tendo, pela questão que disse, ser uma ideia original.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. "Origem" pelo visto vai ser o filme do ano. Por algum motivo, estou indo ao contrário de todos, vou conferi-lo, claro, mas também não estou tão entusiasmado assim, rs
    Sei lá, não sei explicar...

    ..

    ResponderExcluir
  6. Reinaldo, aqui estou por sugestão da Pat do "Reflexões de Outono", onde sempre leio teus comentários motivadores e entusiasmados. Já há um tempo, aliás, pretendia vir aqui conferir o que você escreve e gostei de saber que fala da sétima arte. Voltarei mais vezes, assim me atualizo a respeito.
    Convite: vá lá no meu espaço dar uma olhada depois.

    Abração e até.
    Marcio Nicolau.
    www.espacointertextual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Reinaldo Páraaaaa! Cada vez que entro no Claquete leio seus textos sobre o filme e não aguento de ansiedade, rs!

    Quero conferir em IMAX!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. vou ser sincero: não li nenhum dos textos de "A Origem" =D
    e nem li de nenhum outro veículo.

    curiosidade cai matando, mas ainda quero ser surpreendido e não ir assistir sem nenhuma ideia já pré-estabelecida na cabeça. Quero "sofrer" na mão de Nolan. Não vi ainda nem o trailer, nem a sinopse pra ser sincero.

    Há!
    de amanhã, não passa.
    daí eu venho e comento todos os textos hahahaha!


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. gostei do Joseph gordon Levitt ter ganhado essa oportunidade de estrelar esse filme com a saída do ator james franco! o joseph trabalha desde criança e é um ator talentoso! e a Marion cottilard é linda e uma excelente atriz!

    ResponderExcluir
  10. Amanda:Isso mesmo! Bjs

    Marcelo Cândido: e quem não repensaria né? Abs

    Marte:Putz valeu pelo aviso cara! My bad! Vou arrumar. Obrigado pelos parabéns tb! Volte sempre que quiser! Grande abraço!

    Mayara: Valeu Ma. Bjs

    Alan:Isso é mais normal do que vc pensa xará! Já dizem que quanto maior a altura... abs

    Marcio: Obrigado pela gentileza e pelo reconhecimento Marcio.Teu blog tb é muito bom! Aquele abraço!

    Rodrigo: Poxa Rodrigo, valeu mesmo! Vc não sabe a minha felicidade ao ler teu comentário. Abração!

    Elton: Espero sua opinião então Elton,embora não seja adpeto desse seu método. Abração!

    Anônimo: Valeu pelo comentário meu caro(a). Concordo plenamente com as suas observações. Aquele abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir