segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para explicar o mundo


O sucesso foi acachapante. Tropa de elite virou fenômeno pop. Alastrou bordões a torto e a direito e promoveu o mais improvável dos heróis nacionais ao Olimpo, o capitão Nascimento. O segundo filme está em produção, irá se passar dez anos depois dos eventos do primeiro filme (o que nos coloca no ano de 2007) e Nascimento (personagem de Wagner Moura) já será coronel. A corrupção que permeia polícia e Estado continuará sendo o foco deste segundo filme.
O primeiro filme, premiado com o Urso de ouro no festival de Berlim de 2008, se debruçava sobre os intestinos da polícia militar carioca. Sobre a precariedade da estrutura do órgão, da falta de planejamento e inteligência no combate ao crime e da péssima qualificação dos homens destacados para fazê-lo. Conforme instruí o capitão Nascimento logo nos primeiros instantes do filme, “ninguém quer subir no morro para morrer, então policiais e traficantes chegam a um denominador comum”. O salário, no valor de R$ 900 na época em que se passava o primeiro filme (1997), não ajuda na prevenção dessa tragédia social anunciada. O BOPE (batalhão de operações policias especiais) é uma divisão de elite da polícia militar carioca, da qual o capitão Nascimento faz parte. Nesse batalhão dentro do batalhão, se ganha melhor (mas não tanto) e zela-se pela “pureza” da polícia. Ou seja, no BOPE não entra corrupto. Pelo menos essa é a afirmação de Rodrigo Pimentel, autor do livro em que o filme se baseia.
A truculência com que o BOPE age no combate ao crime incomodou sociólogos, filósofos e demais observadores sociais. O BOPE do filme, é bom que se diga. Tropa de elite foi acusado de ser fascista e de fazer apologia de um estado policialesco. Com toda a estranheza que o termo sugere.

Capitão Nascimento: Elevado ao status de herói por uma sociedade que se exime de responsabilidades


“A vingança da classe média”, esbravejaram uma porção de revoltosos no festival do Rio de 2007. Tropa de elite não é nada disso. É um filme que toca na ferida com a isenção e a coragem necessárias para fazê-lo. Evita discursos demagógicos e sublinha a verdade, cujos olhos teimam em desviar. No ciclo do tráfico de drogas, todo mundo tem sua responsabilidade. Desde o Estado leniente até o playboy e a patricinha que gostam de “tirar onda”. Um filme corajoso o suficiente para não assumir pontos de vista. A verdade dos fatos surge da força da história, da vivacidade de seus personagens e da contundência do registro. José Padilha não protege seu “anti-herói” capitão Nascimento. Quem o faz é o povo brasileiro em mais uma distorção que só corrobora a tese aventada no filme. A de que nos recusamos a assumir a responsabilidade pelos nossos atos. A de que os valores morais colidem com nossos anseios primitivos. Tropa de elite não é sucesso de público por nenhum desses méritos. É sucesso por ser cinema de ação convincente produzido no Brasil, pela força das atuações, pela catarse coletiva com que acena e por tratar de temas bem brasileiros (a corrupção e a violência). É justo que seja sucesso em virtude desses fatores, mas não é justo que esses fatores afastem do público o real sentido de ser da fita. Mas como Tropa de elite muito acertadamente enfatiza, esse não é um mundo justo.

José Padilha recebe o urso de ouro em Berlim: Consagração em um júri presidido por um notório esquerdista, o cineasta Costa Gravas. Caia ali, em definitivo, a pecha de que o filme era um veículo fascita


Para ler: Elite da tropa, de Luis Eduardo Soares, André Baptista e Rodrigo Pimentel , editora Objetiva
Para ver: The Shield (série de TV com as sete temporadas produzidas disponíveis em DVD para venda e locação)
______________________________________________
Essa é a última edição da seção PARA EXPLICAR O MUNDO. A partir do mês que vem, a seção dá vez a nova coluna, Numerologia, que já estréia no final deste mês. Isso provocará um rearranjo no line up das colunas e seções de Claquete. A partir de maio as colunas e seções mensais ficam assim:
1a semana = Grandes momentos do cinema
2a semana = Movies great partnerships
3a semana = tira teima
4a semana = Numerologia
As demais colunas e seções permanecem com sua periodicidade inalterada.

7 comentários:

  1. É impressionante o sucesso de TROPA DE ELITE, o filme na época virou uma praga proliferada ! hehehe
    Mas mereceu, o filme é ótimo e consegue não ser apenas mais um favela-movie. Agora a promoção do filme, foi mesmo o boca-boca e até o funk !
    xD

    ResponderExcluir
  2. Vc ainda continua no desespero de postar aki? poxa, o blog é bom e vc escreve bem, sabia? pq nao posta mais sobre cinema e organiza aqui melhor? noto que vc posta varios posts todo dia..bagunça tudo aqui e é dificil entender...
    é so um conselho ai ta?!!

    nao fique chateado, bj amore

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo,
    Seu post sintetiza o ponto fundamental de tropa de Elite: "todo mundo tem sua responsabilidade", da policía até o traficante e o playboy". De fato, ninguém saí imune porque a violência e a corrupção está em todos os níveis e, no caso do tráfico,ela é principalmente retroalimentada pelos donos da grana. Definitivamente, o filme é um cult brasileiro, nu e cru, da forma que o Cinema "verdade" tem que ser.
    Beijo da MaDame Lumière

    ResponderExcluir
  4. Gostei de "Tropa de Elite", mas não achei tudo aquilo que diziam por aí... Aliás, só vipor causa do estardalhaço feito pelos meus amigos. Boa sorte com a nova "grade" do blog... abraço!

    ResponderExcluir
  5. "José Padilha não protege seu “anti-herói” capitão Nascimento. Quem o faz é o povo brasileiro em mais uma distorção que só corrobora a tese aventada no filme. A de que nos recusamos a assumir a responsabilidade pelos nossos atos."

    Perfeito, comentário mais sensato que já li sobre o filme. Sem endeusar nem tirar para Cristo. Vamos ver o que nos mostra essa continuação.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Alan: Aquele Funk é inesquecível.rsrs Pois é, Tropa de elite foi mesmo um sucesso munumental, isso meio que sombreou as grandes qualidades do filme. As mesmas que eu iluminei aqui. ABS

    Alice: Tudo bem? Creio que vc seja "o anônimo" que postou aqui há umas duas semanas. Pois bem, naquela ocasião, expliquei tim por tim da proposta do blog e da peridicidade da publicação de colunas e seções. Caso não seja o anônimo de outrora e tiver interesse em tirar suas dúvidas, pode encaminhar um e-mail para mim. Se não, realmente não há nada que eu possa fazer por você. De qualquer maneira, obrigado pela consideração. Não fiquei chateado não. ABS

    Madame:Obrigado madame. Tropa de elite é mesmo um grande filme e merece ser lido e reconhecido como tal. Bjs

    Augusto:Obrigado! Espero que vc acompanhe as colunas hein!rsrs ABS

    Amanda: Obrigado Amanda. Sempre prazeroso te receber aqui. Vamos ver o que vem por aí no segundo filme (suspeito que vai ser coisa boa!).
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pode deixar que eu estarei aqui, sempre acompanhando suas colunas, Reinaldo... abração!!!

    ResponderExcluir