sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Grandes momentos do cinema

Grandes momentos do cinema apresenta hoje dois atores em um de seus melhores momentos. Denzel Washington e Tom Hanks têm dois Oscars cada um. Hanks, inclusive, fatutou seu primeiro por este filme. Trata-se de Filadélfia (Philadelphia, EUA 1993). O filme de Johnathan Demme é um primor sob muitos aspectos. Desde a maravilhosa música de Bruce Springsteen até a direção segura e afinada de Demme. Mas é inegavel que é no forte e conciso trabalho dos atores que reside o maior trunfo do filme. Nessa cena, em particular, isso fica muito visível. Sutil, de ritmo leve e extremamente íntima e sugestiva.
Hanks faz um advogado que prestes a ser promovido a sócio de uma poderosa firma é demitido após ter sido diagnosticado com AIDS. Washington faz seu advogado. Filadélfia foi um dos primeiros filmes a abordar de maneira aberta, honesta e bem sucedida a AIDS e o homossexualismo. O filme é, ainda, um poderoso drama de tribunal. Um filme indispensável para qualquer um que aprecie cinema. Assim como essa poderosa cena que diz muito sobre os personagens, sobre o momento que vivenciam na narrativa do filme e sobre os brilhantes intérpretes que lhe dão vida.

5 comentários:

  1. Reinaldo, olha, eu não assisti o filme, mas vim comentar pq vi que tu colocou que a música do Bruce Springsteen é maravilhosa!! Eu achei ruim pra caramba!! De verdade!!

    Eu bem troxa neh??? Em vez de comentar do filme... vim esculhambar com a tua coluna!!! nanannanan

    Mas tinha que fala...não podia deixar passar a oportunidade!!

    Só pra me assegurar: a música que vc ta falando é aquela Streets of Philadelphia não? Se não for eu to ferrado!!!

    hehehhehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou Maria Callas até a morte. Esta cena é magnífica, pura poesia. bjs!

    ResponderExcluir
  3. ERI Jr: Que isso Eri, o espaço é democrático. Rsrs. sinta-se a vontade para falar o que quiser, da maneira que quiser. Fico feliz que sinta-se a vontade para isso. A música a que eu fiz referência´foi Streets of Philadelphia sim. Gosto muito dessa canção. Acho-a divina.
    Quanto ao filme, vc tem que ver. É um filmaço.
    ABS

    Madame: É verdade madame. Me lembrei de sua resenha sobre o filme just now! rsrs Essa cena é muito boa. Uma das menos impactantes do filme, mas uma das mais poderosas. Um paradoxo que só o cinema é capaz de materializar. Poesia enfim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Reinaldo,

    Obrigada por ter lembrado do meu post, agora me dei conta de que não revisei o filme ainda, mas lembra que era um post sobre a luta contra o preconceito acerca da AIDS? Aí eu aproveitei e falei do filme brevemente. Com certeza, ainda pretendo explorá-lo bem melhor, principalmente as atuações e as problemáticas de Tom Hanks ao descobrir-se soropositivo. bjs!

    ResponderExcluir
  5. É verdade madame. Isso mesmo. De qualquer maneira, esse filme é sempre uma boa pedida para revisitação. bjs

    ResponderExcluir