sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Em off

Nesta edição da seção Em off, Batman reloaded, o cinema mexicano insurge ao topo da América Latina, a ansiedade aperta por alguns dos grandes lançamentos do ano, os filmes imperdíveis do festival do Rio, strippers famosos do cinema e Jennifer Aniston cada vez mais à vontade no ecrã.

O cinema mexicano pede passagem...
Se o Brasil já perde, e feio, para a Argentina em matéria de cinema é bom ir se preparando para ser ultrapassado pelos mexicanos. Se é que isso já não aconteceu. Nos dois últimos festivais de Cannes, os diretores premiados foram mexicanos em uma clara demonstração de que há uma efervescência ali que está comovendo o circuito de arte e, principalmente, fomentando significativas mudanças criativas. Carlos Reygadas ganhou o prêmio em 2012 com Post Tenebrax Lux e, em 2013, foi a vez de Amat Escalante, cujo Heli – dimensionado por sua crueza e violência – é um dos principais destaques do festival do Rio que começou há poucos dias.





30 filmes imperdíveis do Festival do Rio 2013
A equipe do AdoroCinema preparou uma lista para lá de especial com alguns dos filmes que serão exibidos no evento que pautará a agenda cinéfila carioca pelos próximos dias. Muitos serão exibidos em breve nos cinemas brasileiros, mas quem se aguenta esperar?

Ainda o Batman de Ben Affleck...
George Clooney falou à revista Empire sobre a escolha do chapa Ben Affleck, para quem produziu Argo, para viver o homem-morcego no cinema. “Eu talvez seja a pessoa menos indicada para emitir uma opinião a respeito, já que praticamente destruí o personagem, mas acho que só podemos criticar algo quando esse algo está lá e o filme ainda não foi feito. Ben é um cara inteligente. Ele sabe o que está fazendo”.
A escolha de Affleck para viver Batman promoveu agito sem precedentes em Hollywood e atendeu mais do que o esperado aos anseios da Warner de promover uma verdadeira onda de ansiedade com tal anúncio.

Ainda o Batman de Nolan...
Prova de que Batman é mesmo o carro-chefe do estúdio é que nesta semana está sendo lançada a terceira coleção da trilogia orquestrada por Christopher Nolan no mercado americano. A “collector´s edition” da vez, como mostra a foto abaixo, vem recheada de mimos e com mais 40 horas de extras. O detalhe é que o terceiro filme da trilogia, com bem todos sabem, foi lançado nos cinemas no ano passado. Batman é mesmo uma mina de ouro...



Abstinência de Scorsese
O estúdio Paramount vive uma apreensão em particular. Martin Scorsese precisará de mais tempo para montar o corte final de O lobo de Wall Street, o filme mais aguardado do ano em nove de dez listas cinéfilas. O corte atual do filme tem cinco horas e estúdio e Scorsese querem reduzi-lo para duas horas e meia. Para que isso ocorra, será necessário adiar a estreia do filme – previamente marcada para 15 de novembro.
Para não perder sua boquinha no Oscar – afinal estamos falando de Scorsese – a Paramount tenta viabilizar o lançamento do filme no Natal, para que ainda seja elegível para o prêmio da Academia. Se esse cenário se concretizar, o filme de ação Jack Ryan – que retoma as aventuras do personagem criado por Tom Clancy – será remanejado para janeiro. Dedos cruzados!

Em 6 de dezembro?
O filme mais polêmico do ano, e que desperta mais curiosidade no mundo da cinefilia, ganhou data de estreia no Brasil. La vie d´Adèle, vencedor da Palma de Ouro no último festival de Cannes, teve sua estreia marcada para o dia 6 de dezembro. Uma das últimas polêmicas despertadas pelo filme, posterior a sua consagração em Cannes, ocorreu em virtude de uma declaração da atriz Léa Seydoux de que sentia de que “havia caído em uma armadilha” no tocante às cenas de sexo homossexual que fez com a atriz Adèle Exarchopoulos. O diretor do filme, o franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, declarou que se sentia humilhado por essa colocação e que repensaria se o filme deveria, ou não, ser lançado comercialmente.



Arte subestimada
Fazer strip-tease é uma arte. Tem quem vá assistir Família do bagulho no cinema somente para ver Jennifer Aniston fazer seu show. Se há talentos natos como Channing Tatum (Magic Mike) e Natalie Portman (Closer - perto demais), há embaraços famosos (mas nem por isso menos sensuais) como Demi Moore em Striptease. O AdoroCinema juntou tudo e elaborou uma lista com 15 cenas de strip que trazem celebridades tirando a roupa. Confira!

Naughty girl

Jennifer Aniston pode não estar se reinventando como atriz, mas certamente está ousando. O seu strip de tirar o fôlego, para os padrões de um filme que se pretende familiar, é bom que se diga, se segue a participações desbocadas e desavergonhadas da atriz nos filmes Quero matar meu chefe (2011) e Viajar é preciso (2012). No primeiro filme ela faz uma ninfomaníaca incontrolável e que fala um monte de sacanagens e no segundo, faz uma mulher dispostas a novas experiências sexuais.
Jason Sudeikis, que fez par com ela em Quero matar meu chefe e fecha o ciclo (?) em Família do bagulho, é o que se chama de cara certo, no lugar certo...

Sobre famílias...
Uma coincidência que une dois filmes merece a menção por aqui. Duas comédias familiares sobre famílias que são, também, sátiras e recheadas de clichês estão em cartaz nos cinemas brasileiros. A família, de Luc Besson, mostra uma família de mafiosos tendo que se adaptar à vida no programa de proteção à testemunhas, enquanto que Família do bagulho (em uma exagerada terceira menção neste post), satiriza a classe média americana. As críticas serão publicadas em Claquete na segunda e terça respectivamente.

2 comentários:

  1. Salivei que nem cachorrinho vendo um osso. Essa coleção do Batman “collector´s edition”, uau! Queria (quero) ser milionário, rs!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. É, a coleção de Batman é pra deixar a gente com água na boca mesmo, rs.

    E essa polêmica em torno de La vie d´Adèle, ai ai.

    bjs

    ResponderExcluir