domingo, 7 de julho de 2013

Insight - Férias e cinema

Julho é mês de férias até para quem não está de férias. Explica-se: é um mês que, fruto da herança dos tempos de escola, todos identificam como um mês mais diversionista. O trânsito nas estradas diminui e a frequência nos cinemas e demais espaços culturais aumenta, mesmo que para a maioria da população nada mude no bendito julho. Com esse espírito, Claquete aponta diversos programas para quem sai de férias, para quem experimentará breves folgas e para quem está lendo esse texto e pensando em socar a tela do computador porque não vislumbra a possibilidade de férias por perto.



Cinema em profusão
O mês de julho promete ser agitado nas telas de cinema. Os super-heróis, como de hábito, são o carro chefe do período de férias. Super-homem, com filme novo, volta aos cinemas, mas o tom sério que incomodou alguns críticos sinaliza que o filme é indicado para crianças grandinhas. Já Wolverine: imortal é uma pedida que garante diversão tanto para adolescentes como para adultos. Ainda na base do filão “quero arrasar seu quarteirão”, o mês apresenta O cavaleiro solitário, nova empreitada de Gore Verbinski com o ator Johnny Depp depois de Rango e dos três primeiros Piratas no Caribe, e as animações Meu malvado favorito 2 e Turbo que devem engrossar a vistosa arrecadação das animações em 2013 e rivalizar com a bem aventurança de Universidade monstros nas bilheterias nacionais.
Opções mais segmentadas para entretenimento são Truque de mestre, O casamento do ano e Muito barulho por nada, filmes que devem fazer valer o ingresso do público adulto no mês.
Para quem gosta do cinema mais alternativo, julho deve ter a estreia do novo longa de Terrence Malick (Amor pleno), constantemente adiado, do novo filme argentino estrelado por Ricardo Darín (Tese sobre um homicídio), do francês Renoir, sobre o famoso pintor e seu famoso filho cineasta e o independente americano Pelos olhos de Maise, com Julianne Moore.

Em casa
Não faltam opções para curtir bons filmes no conforto do lar. Desde maratonas à estreias na TV por assinatura, passando por filmes obrigatórios já disponíveis nas locadoras e megastores. Divirta-se!

Em dia com o homem de aço
O Superman vem aí! Que tal rememorar todos os filmes do personagem e constatar como ele foi se distanciando, em matéria de qualidade, da primeira vez que Christopher Reeves levantou voo em 1978.

Maratona the brits are coming
Os atores ingleses tomaram conta do cinema americano. Vale a pena (re)ver alguns dos principais personagens americanos defendidos por atores da terra da rainha.

Lincoln
O presidente mais idolatrado da terra do tio Sam vivido pelo inglês Daniel Day Lewis.

O espetacular homem aranha
Andrew Garfield é um Peter Parker repaginado na nova franquia assinada por Marc Webb.

Trilogia do cavaleiro das trevas
O inglês Christopher Nolan escalou o galês Christian Bale, e o país de Gales compõe a coroa britânica, para viver o atormentado Bruce Wayne em sua elogiada versão do morcegão.

Wolverine é canadense e Hugh Jackman, australiano


Se liga no Megapix!
Canal de maior audiência da TV por assinatura no segmento de filmes, o Megapix promete um mês de julho movimentado em sua programação.

Especial top 5 férias (domingo, 14 de julho, a partir das 14h)

Velozes e furiosos: desafio em Tóquio
O terceiro filme da franquia Velozes e furiosos estrelado por Lucas Black

O melhor amigo da noiva
Patrick Dempsey descobre que ama a amiga (Michelle Monaghan) que está para se casar com um partidão

Muita calma nessa hora
Três amigas decidem viajar para Búzios para recarregar as baterias e acabam vivendo situações absurdas e divertidas

A pantera cor de rosa 2
Steve Martin volta a viver o inspetor Jacques Clouseau em uma missão para recuperar um diamante em Paris

Antes só do que mal casado
Ben Stiller percebe na lua de mel que casar não foi um bom negócio.




Quatro filmes que estarão entre os melhores do ano que você tem que ver:
Killer Joe – matador de aluguel
Matthew McConaughey na melhor atuação de sua carreira em uma trama alucinada sobre psicopatia, ignorância, violência sexual e muitas outras digressões humanas.

César deve morrer
O sentido de arte tem seu escopo ampliado nesse filme que acompanha a produção da encenação da peça Júlio César por presidiários italianos.

O lado bom da vida
Vencedor do Oscar de melhor atriz, e indicado a outros sete prêmios (incluindo melhor filme), este filme mostra como transtornos mentais e sociais são o famigerado “the next best thing”.

Jack, o caçador de gigantes
Com previsão de lançamento nas locadoras e megastores na última dezena do mês, essa aventura inspirada na fábula de João e o pé de feijão é perfeita para o clima nostálgico de fim de férias.

Filmes imperdíveis na tv por assinatura

Drive
Uma ode ao policiais americanos setentistas estrelado por Ryan Gosling com fotografia e trilha sonora ultra estilizadas.
Sexta (12) às 22h no Telecine Premium

Shame
O vício em sexo sob a ótica demolidora de Steve McQueen em atuação notável de Michael Fassbender.
Domingo (21) às 21h no MAX

Fausto
Grande vencedor do festival de Veneza 2011, o filme de Aleksandr Sokurov debuta na TV por assinatura com toda a sua densidade narrativa e exorbitância visual.
Domingo (28) às 22h no Telecine Cult

Nota de rodapé
A rivalidade entre pai e filho rende essa ácida comédia israelense que competiu em Cannes no passado.
Domingo (14) às 21h no MAX

ParaNorman
Um garoto com a incrível habilidade de se comunicar com os mortos e os prejuízos que isso traz a sua capacidade de sociabilização.
Sábado (20) às 22h no Telecine Premium

007 – Operação Skyfall
O mais recente filme de James Bond, considerado por muitos o melhor de toda a franquia.
Sábado (27) Às 22h no Telecine Premium  


5 comentários:

  1. Ótimas recomendações,adorei os pitacos dos lançamentos na TV a cabo. Ainda não comprei Skyfall em blu-ray (edição mais atraente que a do Dvd), vou esperar então para rever no Telecine!

    Na telona, no quesito blockbuster dos bons, espero que O Homem De Aço seja aquele filmaço que faça valer o ingresso. Tô evitando ler críticas. Desta temporada do mês do meu aniversário, Superman é o que me basta (rezando pelo Snyder), embora as animações Meu Malvado Favorito 2 (adorei o primeiro) e Turbo ainda sejam opções carismáticas. O filme com Darín e Moore me deixaram curioso.

    Tem outros ao longo do ano que estou empolgado para assistir. O Gravidade do Alfonso Cuarón, acho que será um entretenimento dos bons e o lançamento em Dvd/BD de 'Django Livre' que já encomendei, espero que chegue há tempo ainda nas férias. nas lojas chegará no dia 7 de agosto.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Belas dicas, Reinaldo. Pois é, mês de julho é sinônimo de férias, mesmo para o Nordeste, onde as férias escolares acontecem um pouco antes (por causa dos festejos juninos) kkk. E vamos ver se Superman é isso tudo mesmo. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Mendes: Que bom que gostou das sugestões. Mas vem cá, quer dizer que vc está de férias msm? rsrs
    Abs

    Amanda: Ops, mal aí! rsrs
    Bjs

    Jhonny Black: Que isso , meu caro. Disponha!
    Abs

    ResponderExcluir