quarta-feira, 10 de abril de 2013

Espaço Claquete - Um tira acima da lei


Oren Moverman havia impressionado como roteirista na obra de arte que é Não estou lá, uma biografia da obra de Bob Dylan em 2007. Dois anos depois, impressionou ainda mais no roteiro e direção de O mensageiro, um filme que abordava o absurdo da guerra a partir de um ponto de vista extremamente original – acompanhando o trabalho de quem tinha que informar as famílias a respeito das casualidades ocorridas em campo de batalha. Seu mais recente filme, Um tira acima da lei (Rampart, EUA 2011) é prova conclusiva de seu talento para o cinema e de sua condição de artista que enxerga na arte um componente de reflexão profunda.  Ele colabora novamente com Woody Harrelson, que faz o protagonista – um tiro misógino, corrupto, racista e violento na Los Angeles do final dos anos 90, e instaura uma parceria que merece bis com o novelista James Ellroy, notório por suas tão bem engendradas tramas policiais que renderam filmes como Los Angeles, cidade proibida (1997), Dália negra (2006), A face oculta da lei (2002) e Os reis da rua (2008).
Um tira acima da lei é um filme nervoso. Tanto em sua narrativa, lenta e cheia de elipses, mas embalada por uma câmera trêmula sentindo o pulso dos personagens, como na atuação furiosa de Woody Harrelson, que encarna com virulência David Brown, um policial que vive no limite e que parece se alimentar dessa adrenalina. Não obstante, vive com suas duas ex-mulheres, que são irmãs, e mantém em dia vícios como alcoolismo e o consumo de entorpecentes e drogas tarja preta.
A rotina autodestrutiva de Brown se potencializa a partir do momento em que ele é flagrado em uma câmera espancando um suspeito após um acidente envolvendo sua patrulha. Fica claro que ele está sendo perseguido internamente, mas Brown se rejeita a aceitar as “condições políticas” que se erguem para sua aposentadoria e decide “latir mais alto”, batendo de frente com toda a estrutura policial enquanto continua conduzindo as coisas do seu jeito.
Um tira acima da lei não objetiva ser uma denúncia dos abusos policiais, assim como não deseja ser um petardo conspiratório sobre os intestinos da força policial. É apenas um suspense policial que expõe suas entranhas com realismo brutal. Brown é um anjo caído. Sujeito que, à primeira vista, pode parecer apenas um bronco durão de bom coração, mas que em uma análise mais detida se mostra um tipo transgressor perigoso para o convívio social. O que Um tira acima da lei demonstra é que esse personagem não necessariamente é uma exceção em uma sociedade leniente e corporativista. A polícia e Brown são apenas espelho e reflexo nessa teoria aventada brilhantemente por Moverman e Ellroy com a imprescindível colaboração de Harrelson.

2 comentários:

  1. Esse filme foi lançado diretamente em DVD?? Não sabia que tinha chegado ao Brasil. Ouvi falar sobre "Rampart" na época de seu lançamento, especialmente os elogios à atuação do Woody Harrelson. Gosto muito de "O Mensageiro" e quero assistir a este filme.

    ResponderExcluir
  2. Kamila: Foi lançado diretamente em DVD e já está na programação da TV por assinatura. O filme é ótimo, mas só para não perder a brecha, "O mensageiro" é melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir