sábado, 20 de abril de 2013

Espaço Claquete - Dublê do Diabo

É difícil crer que Latif Yahia consiga ter algo remotamente semelhante a uma vida. Baseado no livro com suas memórias, Dublê do Diabo (Devil´s Double, ING/EUA 2011) acompanha sua trajetória como dublê de Uday Hussein, filho do ditador iraquiano Saddan Hussein. O filme acompanha desde o momento em que Latif, então um tenente do exército iraquiano, foi “abduzido de sua vida por Uday até o momento em que consegue se desvencilhar de suas garras.

Uday, em seu delírio de grandeza queria fazer como Stálin e seu pai e ter um sósia para que pudesse substituí-lo em eventos diversos e, também, em situações potencialmente perigosas.  O filme de Lee Tamahori, diretor que sabe manter suas fitas interessantes (são dele filmes como 007- um novo dia para morrer e Na teia da aranha), concentra o suspense e o drama em um mesmo compasso e conta com o excepcional trabalho do ator Dominic Cooper como bússola. Cooper vive tanto Uday, em seu histrionismo e abundância psicótica, quanto Latif, em sua condolência e exasperação.
Cooper que já se mostrava interessante desde produções como Mamma mia, A duquesa e Educação, tem em seu primeiro protagonismo um desafio hercúleo: carregar um filme vivendo dois personagens que complementam a narrativa do filme no que tem de díspares. Cooper cumpre o desafio auto-imposto com louvor. Ora sublinhando a desfaçatez maligna de Uday, ora sublinhando a força e equilíbrio de um homem que teve sua vida roubada de si por um filhote de ditador mimado.
Dublê do Diabo é bem sucedido em expor o horror que é compartilhar da intimidade de alguém como Uday. É especialmente feliz em não se concentrar na perspectiva de Latif, ainda que sejam por seus olhos que testemunhamos os limites da maldade encarnada e dos prejuízos que ela pode gerar. No fim da contas, o propósito de Dublê do Diabo não é entender o porquê Uday agia como agia ou redimir Latif de pecados que não poderiam nem mesmo lhe ser imputados, mas sim de jogar luz sobre um mundo particular de horror e conto de fadas. É dessa intimidade e luta de um homem por se distanciar dela que trata com força tremenda Dublê do Diabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário