domingo, 16 de dezembro de 2012

Oscar Watch 2013 - Crítica das indicações à 70ª edição dos prêmios Globo de Ouro


Como de hábito, a lista apresentada pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA) passa longe da unanimidade. Mas em 2012, a opção por nomes e filmes mais sólidos deram o tom. É isso o que ajuda a explicar o favoritismo de Lincoln, cinebiografia do presidente americano mais popular da história feita por um dos diretores mais populares da história, Steven Spielberg, e a exclusão da categoria de O mestre, saudado por muitos como um dos filmes mais importantes e complexos da temporada. Mesmo assim, O mestre valeu a seus três principais atores indicações ao prêmio.
A hora mais escura, filme seguinte a Guerra terror de Kathryn Bigelow, conquistou quatro indicações e se alinhou a Argo, de Ben Affleck, e Django livre, de Quentin Tarantino, ambos com cinco nomeações, como as grandes forças na categoria dramática a assombrar o favoritismo de Lincoln.
Do lado das comédias, O lado bom da vida, novo longa de David. O Russell, é o filme a ser batido. Os miseráveis não parece apto à concorrência de um dos filmes mais prestigiados da temporada, mas o gosto da HFPA por musicais pode desequilibrar essa disputa. Os outros três filmes listados na categoria, Moonrise kingdom, O exótico hotel Marigold e Amor impossível, fazem apenas figuração.
Entre os diretores, Steven Spielberg goza de certo favoritismo. Mas Affleck e Tarantino podem ser surpresas. Ang Lee por As aventuras de PI, que também está indicado entre os filmes dramáticos, seria uma opção surpreendente dentro do desenho que se ergue na atual temporada.

Cena de Django livre, novo longa de Tarantino: o filme caiu nas graças da HFPA e pode decolar na temporada ou ficar pelo Globo de Ouro mesmo


Na categoria de roteiro pode se cristalizar a força de Lincoln na temporada. O Globo de Ouro dificilmente alinha o prêmio de roteiro ao de filme dramático, salvo quando há muito entusiasmo com a produção em questão, caso de A rede social em 2011 e O segredo de Brokeback Mountain em 2006. Ano passado, por exemplo, Meia noite em Paris triunfou nessa categoria e na de melhor comédia. Apenas O lado bom da vida pode fazer o mesmo esse ano no segmento das comédias. Já em drama, tudo indica que Lincoln deve prevalecer em filme, direção e roteiro. A fita poderia faturar ainda os prêmios de ator e ator coadjuvante, se tornando um dos maiores vencedores do Globo de Ouro em todos os tempos com cinco prêmios. Apesar do prestígio de Daniel Day Lewis, sua vitória, no entanto, não é uma certeza. Joaquin Phoenix, muito elogiado por O mestre, pode ser uma boa aposta. John Hawkes (As sessões), Richard Gere (A negociação) e Denzel Washington (O voo) têm menos chances, ainda que Washington, que já não ganha um Globo de Ouro há muito tempo, apresente prestígio tão consolidado quanto Day Lewis.
Entre as atrizes dramáticas Jessica Chastain parece um passo a frente por seu desempenho em A hora mais escura. Sua vantagem se agiganta mais em seu background recente no cinema. Contudo, Marion Cotillard (Ferrugem e osso) e Naomi Watts (O impossível) podem ser alternativas a uma premiação até certo ponto previsível.
No âmbito das comédias e musicais, Jack Black por Bernie pode ser o elemento surpresa na briga entre Hugh Jackman (Os miseráveis) e Bradley Cooper (O lado bom da vida). Mas o último é a aposta mais segura. Assim como sua parceira de cena, Jennifer Lawrence, parece certeza entre as atrizes de comédia.
Na briga dos coadjuvantes, a alta estima conquistada por Django livre junto aos votantes e a preferência sempre indisfarçada da HFPA por Leonardo DiCaprio pode dar ao ator mais uma vitória no Globo de Ouro. A última foi por O aviador. Mas Tommy Lee Jones por Lincoln é um nome a se respeitar, ainda mais com a força que o filme vem demonstrando na temporada. Anne Hathaway (Os miseráveis) vem convivendo com a expectativa desse ser o seu ano e no Globo de Ouro a certeza disso deve começar a se construir. Mas figuras igualmente queridas como Amy Adams (O mestre) e Sally Field (Lincoln) podem ser potenciais estraga prazeres.

Naomi Watts é um nome emergente na temporada por sua atuação em O impossível e pode ser uma opção a Jessica Chastain

Amour deve prevalecer entre as produções estrangeiras e Detona Ralph e A origem dos guardiões dividem o favoritismo entre as animações.
No lado da TV, as novatas da HBO Girls e The newsroom devem prevalecer, mas as surpresas não devem dar o tom nas categorias de atuação. A HBO, com Game change, também deve ser a grande vencedora entre as minisséries e filmes feitos para a tv.

3 comentários:

  1. Adorei a lista de indicados do Globo de Ouro 2013, na parte de cinema, por uma simples razão: a ausência daquelas bizarrices que são comuns às escolhas feitas pela HFPA. Confesso que fiquei muito animada com a indicação de Nicole Kidman, por "Paperboy". Com essa menção de agora e a do SAG, fico imaginando se ela não chega ao Oscar também!

    No mais, a categoria de Melhor Atriz está bem animada. Naomi Watts e Helen Mirren embolaram tudo! Acho que a Mirren, das cinco mais cotadas para indicação ao Oscar 2013, é a mais vulnerável. Acho que, pro Oscar, ela dá lugar para Emmanuelle Riva ou a menina de "Beasts of the Southern Wild".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu só fico ainda mais curiosa para ver os filmes que ainda não estrearam por aqui, hehe. Agora, me surpreendi com as indicações de O exótico hotel Marigold.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Kamila: suas ponderações a respeito da corrida pelo Oscar de atriz são muito boas. Mas acho que Naomi Watts já é uma certeza. Riva pode ser a "surpresa" na lista do Oscar. Acho que ficou um pouco mais difícil para a menina de "Indomável sonhadora" sem o suporte do SAG. Vale lembrar que o filme é inelegível para o sindicato e isso certamente dificultou muito sua campanha para o Oscar.
    bjs

    Amanda: Pois é... essas indicações são, no mínimo, inusitadas mesmo. até pq haviam comédias melhores.
    Bjs

    ResponderExcluir