sexta-feira, 10 de junho de 2011

Panorama - Dias de paraíso

O segundo filme de Terrence Malick foi recebido como uma dádiva autoral e minimalista em meio a filmes cada vez mais expansivos – como os da contemporânea saga Star wars que mesmerizava platéias àquela época.
Depois de uma consagradora estréia com Terra de ninguém (1973), Malick apresentou essa trama de aparente simplicidade com muita propriedade narrativa. A fita marca também o primeiro papel de destaque de Richard Gere no cinema. Aqui ele faz um jovem de pavio curto que convence sua namorada a casar com um rico fazendeiro moribundo. A ideia é herdar a fortuna do homem que flerta com a morte. O triangulo amoroso, no entanto, lá pelas horas tantas desvirtua.
Malick denuncia com esse filme seu gosto por imagens contemplativas – que seria reafirmado nas produções que se seguiriam. Mas a história não apresenta as ambições que pautariam sua obra na retomada (entre Dias de paraíso e Além da linha vermelha se passaram 20 anos). Aí está o grande x da carreira de Malick. Em Dias de paraíso são os personagens que lhe interessam. Suas angústias. Seus conflitos. Nos filmes que se seguiram, conforme a mostra Panorama irá sacramentar, o interesse era mais antropológico. Embora ávido pela relação do homem com a natureza, o cineasta não desvia o foco em Dias de paraíso e realiza um filme de fotografia irradiante, mas com personagens que dão sentido à beleza entristecida que se vê na tela.

4 comentários:

  1. Estou tenando baixar, já que não achei pra locação. Mas, vou te contar hein? Eu morro, mas o trem não acaba de baixar! hahaha

    Interessante, apesar de tudo, só fiquei sabendo da história agora. Fiquei mais entusiasmado :)

    ResponderExcluir
  2. Me matem por nunca ter assistido um filme do Malick, por favor. Mas vou reparar isso, prometo.

    ResponderExcluir
  3. dias de paraíso é um dos filmes mais bem fotografados do cinema.o craque é Nestor Almendros. O único premiado no Oscar.
    PS: você disse que star wars "mimetizava plateias". star wars imitava as plateias?! acho que vc quis dizer "mesmerizava", ou seja, hipnotizava.
    sucesso e saúde

    ResponderExcluir
  4. Alan:rsrs. Sorte, paciÊncia e fé com o trem aí meu velho... o filme vale a pena!
    Abs

    Luis Galvão:Só não começe por O novo mundo. rsrs
    Abs

    Joêzer: obrigado pelo comentário meu caro. Vc está correto. Errei e errei feio. A palavra é mesmerizar mesmo. Obrigado pela pontual correção.
    Espero te ver mais vezes aqui em Claquete.
    Abs

    ResponderExcluir