quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crítica - Se beber não case, parte II

Recontando a mesma piada!


Junto com a confirmação da sequência do hit de 2009 veio a preocupação de como a nova produção seria recebida. Crítica e público, conforme imaginado, divergiram a respeito de Se beber não case, parte II (The hangover,part II EUA 2011). A crítica se ressentiu do fato de que o diretor Todd Phillips pegou a bem sacada estrutura cômica do primeiro filme e a atualizou com novas cenas (mais grosseiras e menos engraçadas) e o público parece disposto a consagrar essa “liberdade narrativa” que a sequência propicia.
Dedo decepado, nu frontal masculino, consumo de cocaína, sexo com travesti e um macaco fumante e traficante são algumas das piadas dessa sequência que parece perder os limites da escatologia de vista. Se no primeiro filme um humor mais grosseiro era pontual e ajudava a inscrever Se beber não case como uma legítima comédia universal, essa sequência se refugia nessa vertente do humor (escatológico) e passa longe da esperteza do filme original.

Os heróis em busca do companheiro desaparecido da vez:
a brincadeira é enumerar as equivalências entre os filmes

Mas não se engane, Phillips está refazendo o mesmo filme.De cabo a rabo. Só que com muito menos desenvoltura. A trama de mistério é mantida. Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Alan (Zach Galifianakis) precisam reconstituir a noite tensa que tiveram em Bangkok para achar Teddy (Mason Lee), o irmão mais novo de Lauren (Jamie Chung) – noiva de Stu.
Além da repetição, o que incomoda em Se beber não case, parte II é sua total falta de escrúpulos. Fosse uma repetição do original, mas bem alinhada com um humor vitaminado e situações bem desenvolvidas, o filme estaria justificado. Mas a sequência é um arremedo de grosserias preguiçosas e óbvias que empobrecem o legado da ótima fita de 2009.
Não que Se beber não case, parte II seja pavoroso. Apenas é tudo aquilo que o primeiro filme superava com fôlego. Essa regressão é o pior dos mundos para uma comédia. Ainda que ela seja uma campeã de bilheteria.

5 comentários:

  1. Então... estou esperando o lançamento em DVD! rs

    ResponderExcluir
  2. Também publiquei meu texto sobre essa continuação hoje. O problema principal dela é justamente esse mesmo: é o mais do mesmo, sendo que em Bangcoc. A história não evoluiu... E isso faz com que o filme tenha que apelar para o outro lado: ou seja, mais cenas de comédia escatológicas! E que não funcionam muito bem, ao contrário daquelas que estavam presentes no outro filme.

    ResponderExcluir
  3. hehe, não achei tão assombroso assim, Reinaldo. Uma repetição sim, quase um remake e como todo remake tem menos brilho. Quanto ao mau gosto, ele pesa mais a mão sim, mas ainda é menos que Passe Livre ou A Ressaca.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sabia que sou um dos poucos que não gostou do primeiro? Sério, super superestimado. Esse daí parece seguir a mesmíssima forma sem nenhuma pitada de originalidade. Um caos.

    ResponderExcluir
  5. Alan: rsrs... Continue esperando... rsrs Abs

    Kamila:A escatologia fugiu dos limites nesse exemplar msm Ka.
    Bjs

    Amanda:Ah, não sei Amanda. Achei esse filme grosso de mais e engraçado de menos. Tem sua graça, mas enfraquece o bom legado do original...
    Bjs

    Luis Galvão: Cara, se vc não gostou do primeiro, passe longe desse aqui... rsrs

    ResponderExcluir