sexta-feira, 1 de abril de 2011

Editorial - O cinema e suas questões

Uma das principais vocações de Claquete, em sua proposta de cobertura jornalística, é pensar o cinema em toda a sua amplitude e representatividade. Desde a mais frívola noção da indústria até a concepção mais erudita de arte. Alinhavam-se dentro desse escopo inovações estéticas, star system, fofocas, reflexões, bilheterias e crítica de cinema. Há muito mais também. Por isso o sucesso de algumas seções como Insight (publicada todos os domingos), Claquete repercute (segundo domingo de todo mês) e da extinta Contexto (que para quem não conhece, vale a pena descobrir em sua atemporalidade).
Para agregar valor a essa demanda, e também substância, estréia neste mês em Claquete a coluna Questões cinematográficas. O objetivo da coluna será iluminar, como antecipa o nome, questões intrínsecas ao horizonte cinematográfico. Seja recuperando algum tema da seção Insight e desenvolvendo-o ou repercutindo algum aspecto que se relacione intimamente com o cinema nos campos da produção, comercialização, distribuição ou percepção. Questões cinematográficas será uma coluna com alma apaixonada e razão social. Esse amálgama será publicado todo terceiro domingo do mês. Claquete documenta, que cederá o lugar à Questões cinematográficas, deixa de ter periodicidade definida, mas segue firme no blog.
Em abril, também chega o blockbuster Thor – o filme que abre o verão americano nos cinemas. A chegada do Deus do trovão inspira a seção Tira-teima do mês e renderá duas reportagens especiais: uma sobre o filme propriamente dito e outra sobre os principais lançamentos da temporada pipoca em Hollywood.
A mostra Panorama destacará os filmes de Sofia Coppola e a última seção Insight do mês discutirá os rumos do cinema da terceira mulher indicada pela academia ao Oscar de melhor direção. A escolha dessa data coincide com o lançamento de seu último filme, Um lugar qualquer, nas locadoras brasileiras. Se quiser ler a crítica desse filme, e  matar a curiosidade do que vem por aí, o leitor pode clicar aqui.

2 comentários:

  1. Beleza, Reinaldo, ficamos no aguardo. Se não for mentira, hehehe, já que o editorial chega em um dia tão peculiar.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não é mentira não Amanda.rsrs. O mês está caprichado aqui em Claquete. Vc vai ver...
    Bjs

    ResponderExcluir