quinta-feira, 31 de março de 2011

Panorama - O vencedor


O vencedor (The fighter, EUA 2010) não parece um filme de David O. Russell e, de certa maneira, não o é. A fita caiu no colo do diretor devido a sua amizade com o protagonista e produtor Mark Wahlberg. Um drama familiar e um filme de boxe. Essas são duas definições bastante ouvidas sobre o filme em que Russell, que novamente assina o roteiro (dessa vez em parceria), está mais comedido do que nunca. Não há espaço para as ironias típicas do humor debochado do diretor. A técnica, na condução da história do boxer que através de sua saga pelo sucesso une sua família, aparece apurada. Russell surge um diretor mais seguro de suas escolhas. Os ângulos, os planos, a música insidiosa... Tudo conspira para um diretor de mão firme por trás daquelas cenas. Contudo, essa constatação não evita o sentimento de que O vencedor é o filme mais frágil de Russell do ponto de vista criativo. Afora boas soluções visuais na encenação das lutas e uma eficiente direção de atores, Russell pouco contribuiu com um filme “de encomenda” e que poderia ter sido realizado por qualquer outro com formação técnica equivalente.
A ironia que fica é que para tornar-se um diretor reconhecido (o trabalho lhe rendeu uma indicação ao Oscar), Russell renunciou justamente ao que lhe distinguia.

4 comentários:

  1. Acontece nas melhores famílias, hehe. Essa é a dor e a delícia de fazer um filme de produtor. Mas, acho que David O. Russell se saiu bem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, "O Vencedor" não é um filme com a cara do David O. Russell e, por isso mesmo, se torna um dos elementos surpreendentes deste longa. Mas, ei, se Martin Scorsese fez "O Aviador" sob medida para a AMPAS, mesmo não tendo ganho o Oscar, por quê Russell, não pode renunciar àquilo que ele é?? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Tb acho que ele se saiu bem. Não estou avaliando o mérito da direção dele aqui. Ele sempre foi bom diretor, mas sim a evolução de sua carreira tendo como ponto de vista sua filmografia. Esse é um dos pilares de Panorama.
    Bjs

    Kamila:Acho que Scorsese fez Gangues de Nova Iorque com esse intuito primeiro.rsrs. Mas Russell ainda é subnutrido nessa comparação...
    Bjs

    Close Up: Valeu! Obrigado pela visita e comentário. Abs

    ResponderExcluir