domingo, 6 de março de 2011

Insight

Adam Sandler vale o ingresso?


Ele é seguramente um dos comediantes mais famosos (dos mais bem pagos é fato) dos Estados Unidos. Desde quando surgiu como leading man no cinema, em Afinado no amor (1998), Adam Sandler tem feito mais do mesmo. Das gags dos tempos de Saturday Night Live resta muito pouco. O que se vê no ator de filmes como Gente grande (2010) ou Esposa de mentirinha (maior estréia desse fim de semana nas telas brasileiras) é uma caricatura do ator limitado que surgira no final dos anos 90. Falar que Sandler é limitado não é ofensa. É um reconhecimento de seu tino artístico e proeza de manter-se no topo do cartaz por quase quinze anos. Outros comediantes, melhores do que Sandler, tais como Ben Stiller, Vince Vaughn e Jack Black, também o fizeram. Contudo, esses estão aí há menos tempo e, como já aventado, são melhores do que o ator que contracena com Jennifer Aniston em sua nova comédia.

Sandler, meio fora de foco perto das talentosas Jennifer Aniston e Nicole Kidman nos sets de Esposa de mentirinha: o tipo de sempre, mas a bilheteria já não é a de outrora...


Sandler, é bem verdade, já tentou – tal qual fizeram Jim Carrey e Will Smith – se experimentar por veias mais dramáticas. Esteve não menos do que deplorável em Reine sobre mim (2007), filme que remoia o trauma do 11 de setembro, e foi rejeitado em Tá rindo do quê? (2009), filme agridoce de Judd Apatow. Neste último filme, Sandler está eficiente na pele de um comediante que, com a proximidade da morte, treina um substituto (papel de Seth Rogen). Pode-se argumentar que há muito de real e simbólico na trama do filme de Apatow ao colocar Sandler e Rogen para contracenar nesses termos. Ainda assim Sandler não foi aprovado. O que não quer dizer que ele não tenha um público cativo. E só isso explica sua média de pelo menos um filme por ano. As fitas de Sandler estréiam nos EUA no recesso de inverno ou nas férias de verão. Esse dado indica uma alta aceitação entre o público adolescente. Quando fez filme para criança (Um faz de conta que acontece), o ator se saiu bem. O filme Disney fez mais de U$ 100 milhões domesticamente. Se não é uma quantia impressionante, por não se tratar de um blockbuster ou animação (nata do cinema infantil atualmente) é digno de nota.
Esses aspectos positivos não escondem o fato de que no início dos anos 2000, seus filmes rendiam mais. O paizão (1999), ainda seu grande hit, faturou nos EUA aproximadamente U$ 170 milhões. Zohan – o agente bom de corte (2008), um de seus últimos lançamentos, não chegou aos U$ 100 milhões nos EUA. Gente grande, no entanto, passou com folga dessa marca. O público parece direcionar Adam Sandler, como se dissesse que só deseja vê-lo na mais escatológica das comédias. Por isso, Eu os declaro marido e Larry (2007), ainda é seu maior sucesso recente. O desempenho de Esposa de mentirinha nos cinemas americanos não sugere nenhuma mudança nesse cenário. Sandler é um péssimo galã romântico. Não à toa, Drew Barrymore se esquecia dele toda manhã em Como se fosse a primeira vez (2003).

7 comentários:

  1. Essa última frase foi demais, hehehehe Não tenho nada contra Sandler, mas pra mim, ele não vale o ingresso. Nunca achei ele engraçado e claro, não funciona como galã. Este último filme, tenho curiosidade pela sempre competente e ordinário Anisto (que poderia fazer um drama de vez em quando... meio que Bullock, sabe?! hahaha) e claro, Kidman em uma pequena participação!

    Enfim, quero ver pelas coadjuvantes... se fosse só Sandler, eu passava bem longe!

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Cruel esse última frase, heim? kkkk. Mas, tem toda razão. É o mal das fórmulas, dá certo por um tempo e depois cansa. O público quer mais do mesmo, mas adora uma novidade.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. O QUE é Adam Sandler? Nunca consegui encontrar um resquício de graça em sua existência nem mesmo na época do SNL (que amo!). Desculpem-me os que conseguem gostar dele. E já aguardo o apedrejamento.

    ResponderExcluir
  4. "Não à toa, Drew Barrymore esquecia dele toda manhã"? Quanto veneno! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Alan: rsrs. Valeu Alan.Pois é, Sandler já me cansou tb. Abs

    Amanda: Esse público é complicado né? rsrs
    bjs

    Annastesia:Aqui vc não vai ser apedrejada não. Garanto. Bjs

    Aline: Mas é o veneno do bem! rsrs. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Jamais!
    não vale o ingresso, não vale o tempo perdido... Adam Sandler não vale nada! Hahaha. Acho que é a personalidade mais sem graça do showbiz atual.

    Adorei o humor do texto, Reinaldo. Arrematou muito bem!


    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Elton: rsrs. Valeu meu brother. A julgar pelos comentários do tópico, Sandler pode se aposentar...
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir