quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESPECIAL ENCONTRO EXPLOSIVO - O filme certo para voltar ao topo?

Claquete revela bastidores da mais recente produção estrelada por Tom Cruise. O filme calculado para levar o astro de volta ao comando do jogo hollywoodiano


Encontro explosivo é o às na manga de Tom Cruise na sua jornada de volta ao topo. Desde a última aventura de Ethan Hunt em Missão impossível 3 (2006) e da truculenta rescisão contratual com a Paramount (Cruise era um dos poucos atores que mantinham um contrato de exclusividade com um estúdio no atual Hollywood sytem), o ator não protagonizava um blockbuster na essência. Leões e cordeiros, seu primeiro filme a frente da United Artists (divisão de arte do estúdio MGM) foi pouco visto, assim como o ambicioso Operação Valquíria (o segundo, e até agora último, filme produzido por Cruise para a United Artists, que assim como a MGM enfrenta processo de falência).
Cruise, é bem verdade, esteve no elogiado sucesso de bilheteria Trovão tropical, de Ben Stiller. Mas sua presença ali era, embora impactante, para lá de secundária. O ator, contudo, não esmoreceu. Empenhou-se no marketing pessoal e começou a ensaiar seu retorno em grande estilo. Antes de retomar o universo de Missão impossível, Cruise poderá ser visto em três comédias. A primeira delas é Encontro explosivo, do estúdio Fox que chega aos cinemas do país no próximo dia 16. No filme, Cruise vive - coincidências à parte - um agente secreto. Roy Miller é destacado para proteger um cientista (papel de Paul Dano) e sua missão se embaralha quando June (Cameron Diaz) surge em sua vida. A fita de ação não esconde influências de filmes como Sr. e Sra. Smith e A guerra dos Roses. Em uma mescla de comédia de ação que vem pautando algumas produções americanas recentes como Caçador de recompensas.


Para meninos e meninas: Ação e romance com Tom Cruise e Cameron Diaz


A importância da boa bilheteria
Encontro explosivo é capital para os planos de Tom Cruise. A Paramount suspendeu temporariamente a pré-produção de Missão impossível 4 e condicionou ao desempenho da fita de James Mangold a continuidade do projeto. Essa atitude denota a preocupação com o potencial de bilheteria do astro, outrora favas contadas. “Tom não tem tido a oportunidade de ser engraçado recentemente”, disse Cameron Diaz em entrevista à revista Entertainment Weekly. A atriz esqueceu-se que o grande personagem do ator na década é justamente um de seus mais engraçados, o produtor Les Wiseman de Trovão tropical.
O mal estar que Tom Cruise atravessa em sua carreira é indisfarçável e a estréia de Encontro explosivo nos EUA corroborou essa teoria. O filme, massacrado pela crítica, não agradou ao público americano e não chegou nem perto do topo da bilheteria no fim de semana de estréia. Uma medida corretiva foi logo instalada. Era preciso incrementar a campanha de divulgação do filme. Brasil, México, Argentina e outros países passaram a fazer parte dos destinos da entourage promocional, a pedido do próprio Cruise.
Os cuidados com a produção eram assoberbados desde o princípio. A fita originalmente se chamaria Wichita (como chegou a ser divulgado aqui em Claquete), mas a Fox mudou para Knight & Day na tentativa de emplacar um trocadilho atraente para uma platéia mais jovem, aproveitando a dinâmica dos personagens principais.
Tom Cruise e Cameron Diaz na premiere carioca de Encontro explosivo que ocorreu na última terça-feira, 6 de julho



Time forte
Contudo, não se pode menosprezar o poder de fogo de um filme estrelado por Tom Cruise e Cameron Diaz (que voltam a contracenar nove anos depois de Vanilla Sky) e dirigido pelo ultra versátil James Mangold. O homem que já dirigiu um western (Os indomáveis), uma biografia de uma lenda da música americana (Johnny & June), um suspense cheio de reviravoltas (Identidade) e um romance apaixonante (Kate & Leopold) confia no seu taco. “Acho que ficou um entretenimento bacana”, declarou o diretor à Entertainmet Weekly. Mangold, inclusive, dá uma força para seu astro: “Eu sentia falta daquele Tom Cruise que a gente se acostumou a ver nos filmes”, diz. “O lado vulnerável, a idéia que seis agentes armados com uzis não o fazem piscar, mas que pena quando uma garota precisa discutir a relação”.
Mangold rodou Encontro explosivo para que a platéia reencontrasse esse Tom Cruise e, quem sabe, para que Tom Cruise reencontre o caminho do sucesso.

The real deal: Tom Cruise e Cameron Diaz filmam uma das mais movimentadas cenas de Encontro explosivo

5 comentários:

  1. Muito bom o post, não gosto muito dos filmes de Cruise, mas acho ele um cara bacana e simpático, cara ele dá autógrafo para todos, UHAHUSUA'
    E por algum motivo, estou doido pra ver este filme, sei lá, tipo 'atração fatal', rs

    ResponderExcluir
  2. Tom Cruise é astro, mas ele nunca conseguiu administrar sua carreira tão bem. Primeiro era o rótulo de galã adolescente que fez Anne Rice fazer campanha contra ele em Entrevista com o Vampiro, penou para provar que sabia atuar e encontrou o nicho dos filmes de ação. É compplicado, não dá para manter esse gênero a vida toda.


    P.S. Mas, o sorriso dele me faz torcer para que ele consiga se encontrar novamente, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Cruise nunca foi ator (ele trazia milhões para os estúdios e só). Acho que seu tempo já passou e ele está longe de voltar ocupar a meca de hollywood. Ainda mais trabalhando com gente como Cameron Diaz, que nunca me disse nada como artista. Se uma das melhores coisas em que ele se envolveu ("Leões e Cordeiros") não deu em nada, então...

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Me lembra muito o Casal Smith, mas acho que esse tem mais explosão e menos "relação", agora é assistir pra não se decepcionar, ou sim, sei lá
    !!
    Gosto da Cameron Diaz desde As Panteras mas ela já foi mis bonita
    ! ! !

    ResponderExcluir
  5. Alan: Eu gosto do Cruise. Seu carisma é inegável. Quanto a simpatia, ele não foi o maior astro do século XX à toa... abs

    Amanda: Pois é, quando virou porta voz da cientologia e se apaixonou pel Katie Holmes, Cruise desandou. Demitiu a própria irmã (quem cuidava de sua imagem pública) e pulou no sofá da Oprah... Mas isso não apaga o grand eator que ele é.
    bjs

    Pseudo ator: Olha cara, sou obrigado a fazer a defesa do Cruise aqui. Nascido em 4 de julho, Rain man, Jerry Maguire, Negócio arriscado, De olhos bem fechados, O último samurai, Magnólia entre outros trabalhos mostram que Cruise tem talento sim. acho que é um ator vaidoso demais, mas é um ótimo ator. Em Leões e cordeiros, por exemplo, penso que ele brinca justamente com essa vaidade. Acaba por deixar Meryl Streep brilhar. Merecidamente diga-se. Enfim, é um filme ótimo, interessantíssimo, mas não um grande momento de Cruise como ator, sim como produtor (outra faceta por trás da estampa de astro).
    abs

    Marcelo: Vamos torcer para que a gnt não se decepcione né? abs

    ResponderExcluir