domingo, 18 de abril de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 6 - Sobre meninos e lobos

"É a minha filha ali?”


Sinopse
Três amigos de infância separados por uma tragédia, tornam-se a reunir em virtude de outra. A filha de um deles é assassinada, um é o principal suspeito e o outro o detetive incumbido de investigar o caso.

Comentário
Esse foi o filme que pavimentou definitivamente o status de autor de Clint Eastwood. Adaptando o livro de Dennis Lehane com extrema eficiência e sensibilidade, Eastwood tece uma dolorosa e poderosa crônica sobre o esfacelamento de uma sociedade assentada basicamente sobre códigos ultrapassados e desajustados. O filme que mostra três amigos separados e reunidos por tragédias e as escolhas irreversíveis que delas advém, é um eloquente retrato de um mundo em transformação. Mas mais do que isso é um soco no estômago. Poucas vezes no cinema, um diretor foi capaz de abalar tanto com o prenúncio de uma tragédia. Eastwood desenvolve seu filme em tom solene como quem antecipa um desfecho em que nada de bom sobressairá. A técnica do filme é apuradíssima. Desde a invasiva trilha sonora até a soberba fotografia, passando, é claro, pelo espetacular trabalho do elenco. Sobre meninos e lobos é um filme estupendo. Mas antes de se resolver como cinema, é um estudo minucioso da condição humana.


Prêmios
2 Oscars (ator e ator coadjuvante); prêmio do sindicato dos diretores de arte; melhor filme estrangeiro pela academia japonesa de cinema; 4 indicações ao Bafta; melhor filme e melhor elenco pelo círculo de críticos de Boston; 2 critic´s choice awards (ator e ator coadjuvante); Prêmio de melhor diretor em Cannes e seleção oficial pela Palma de ouro; melhor ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante pelo círculo de críticos de Ohio; 9 indicações ao prêmio da associação de críticos de Chicago; César de melhor filme estrangeiro; melhor ator pela associação de críticos de Dallas; indicado ao prêmio do sindicato dos diretores; 2 globos de ouro (melhor ator em drama e ator coadjuvante); Melhor ator pelas associações de críticos de Las Vegas e Kansas; Melhor diretor e melhor ator pela associação de críticos de Londres; 2 prêmios do National board of review (filme e ator); melhor diretor pela associação nacional de críticos dos Estados Unidos; indicado ao prêmio do sindicato dos produtores; prêmio de ator coadjuvante no sindicato dos atores; melhor atriz coadjuvante pela associação de críticos de Seattle; melhor roteiro adaptado pela associação de críticos de Washington;

Curiosidades
- Clint Eastwood tem fama de econômico e ágil, porém, aqui ele se superou. O filme foi rodado em apenas 39 dias.
- Figurou na lista da revista americana Premiere como um dos 20 filmes mais superestimados de todos os tempos.
- O ano de 2003 foi prolífero para Sean Penn. Além de atuar, e se consagrar, em Sobre meninos e lobos, o ator pôde ser visto, também muito intenso, em 21 gramas.
- O personagem de Kevin Bacon seria interpretado originalmente por Michael Keaton
- Sean Penn declarou durante as campanhas de divulgação do filme que considera Clint Eastwood o maior cineasta vivo
- Em 2004, foi a primeira cerimônia do Oscar a qual Sean Penn compareceu. Antes da indicação por Sobre meninos e lobos, ele já havia sido indicado três vezes, mas nunca tinha comparecido. Ganhou na primeira vez que foi e foi ovacionado de pé, um dos grandes momentos da noite.

Ficha técnica
título original:Mystic River
gênero: drama
duração:02 hs 17 min
ano de lançamento:2003
estúdio:Warner Bros. / Village Roadshow Productions
distribuidora:Warner Bros.
direção: Clint Eastwood
roteiro:Brian Helgeland, baseado em livro de Dennis Lehane
produção:Clint Eastwood, Judie Hoyt e Robert Lorenz
música:Clint Eastwood e Lennie Niehaus
fotografia:Tom Stern
direção de arte:Jack G. Taylor Jr.
figurino:Deborah Hopper
edição:Joel Cox
elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laura Linney, Márcia Gay Harden e Laurence Fishburne
Fonte:Arquivo pessoal



6 comentários:

  1. Olha, eu admito que estou muito resistente com Clint Eastwood nos últimos anos. O último filme dele que eu realmente achei bom foi "Cartas de Iwo Jima", os demais de lá pra cá, eu só desgostei. Apesar disso, respeito muito esse grande cineasta, uma lenda viva do cinema, sem dúvidas.

    Mas esse "Sobre Meninos e Lobos" aí... filmaço sensacional! Vejo sempre que posso. Um suspense digno de nota e Eastwood em sua velha forma, do jeito que todos gostamos - e não apelando para o dramalhão.


    abs!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do estilo de Clint Eastwood, ao contrário de Elton, cada vez mais. Mas, "Sobre Meninos e Lobos" é mesmo um marco, como você falou. E ainda bem que Kevin Bacon substituiu Michael Keaton.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto demais de Sobre Meninos e Lobos. O conjunto CLint e o elenco masculino deu o tom para este filmaço.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo comentário, Reinaldo. Ele esclarece bem que Eastwood tem se dedicado ao cinema focando a condição humana, que a meu ver, é um material imprescindível para um Cinema que seja reflexo de nossa própria existência. Como agíriamos em algumas situações como "Sobre meninos e lobos"? É um filme que choca mas também choca da forma certa, sensível porém racionalmente verdadeira que somente o olhar do mestre Eastwood seria capaz. Sem dúvidas, um dos melhores filmes da década. Deu vontade de assistir de novo.

    Bjs,

    PS: Esse escritor Dennis Lehane deve ser muito bom. Sobre Meninos e Lobos e ilha do medo foram filmados com excelência. Ainda não conheço sua escrita, mas o lerei, seguramente.

    ResponderExcluir
  5. Então, só assisti a Sobre Meninos e Lobos uma longinqua vez, e confesso que achei meio termo. Não amei, mas também não odiei. Porém confesso também, e isso reconheço plenamente, que na ocasião a minha análise do filme foi muito superficial, não prestei atenção o tanto que deveria. Não sei com que estava no dia, e também não sei porque até hoje não voltei a vê-lo..rs. Mas um dia o verei de novo, e prometo que volto aqui para tecer uma opinião concreta, e ai sim justa :D

    Abs Reinaldo!

    ResponderExcluir
  6. Elton: Pois é, estou sentindo uma pontinha de resistência aí... rsrs. Mas de qualquer maneira, esse é um dos melhores trabalhos de Clint e, como vc pôde ver na seção curiosidades, ainda tem gente que acha superestimado (a Premiere americana). De qualquer maneira, tem mais um Clint vindo por aí nessa lista. Qual será?

    Amanda:Bem, minha inclusão como o sexto melhor da década diz tudo né. Clint é um de meus diretores favoritos. Gosto muito dele como ator tb, desde criança quando via junto de meu pai os filmes de faroeste e de Dirty Harry. Bjs

    Fernando: Disse tudo! Mais uma vez. ABS

    Madame:Saudades da senhorita aqui viu.rsrs. Pois é, tive que me abreviar nesse comentário do filme. A vontade que dá é de falar, falar, falar... É um dos últimos filmes que me causou um impacto devastador.Que precisei me RECUPERAR de assiti-lo. E sempre que o revisito me arrepio. Um FILMAÇO. Em maiúsculas. Bjs

    Answer to PS: Já li dois livros do Lehane. Ele é muito bom. Mas os filmes inspirados em sua obra são melhores. Ainda temos o Medo da verdade (que tb entrou nesse ranking.

    Paulo:Bem, Paulão. Espero esse seu feedback hein. Tenho certeza que nessa revisita vc estará mais atento as muitas qualidades desse grande Eastwood.
    ABS

    ResponderExcluir