terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

OSCAR WATCH - Cenas de cinema especial: As indicações ao Oscar

Para conferir a lista dos indicados ao Oscar, clique aqui!

Nada de comédia
Quem pensava que a academia poderia ceder e incluir uma ou até mesmo duas comédias entre os indicados a melhor filme, enganou-se redondamente. Mesmo com 10 concorrentes, 500 dias com ela, Se beber não case e Simplesmente complicado ficaram de fora da festa. De fora mesmo. Não foram lembrados em nenhuma categoria. Ou seja, apesar de já ter sido premiada antes (salve Woody Allen e seu Noivo neurótico, noiva nervosa), a comédia continua subestimada pelo Oscar.

O ano da ficção
Em compensação a ficção científica mostra toda a sua excelência. Avatar (que goza de certo favoritismo) e Distrito 9 conseguiram incluir-se na disputa dos melhores filmes do ano com distinções. O primeiro tem 9 indicações (incluindo filme e direção), enquanto que o segundo acumula 4 (incluindo filme e roteiro adaptado).

E os blockbusters estão aí!
Avatar e Um sonho possível, curiosamente os dois únicos filmes que disputam o prêmio de melhor filme que não foram indicados nas categorias de roteiro, são os blockbusters que os produtores do Oscar e os executivos do canal ABC (que transmite a cerimônia) estavam pedindo a Deus para que a audiência da cerimônia aumente. Entre os possíveis blockbusters aventados (Se beber não case, Star Trek, Avatar e Um sonho possível), optou-se por aqueles que ainda estão em cartaz nos cinemas e são mais recentes na memória do público. Certamente são os filmes mais fracos da lista. Um sonho possível entrará para a história como o único filme indicado a melhor filme que só tem mais uma indicação, no caso, melhor atriz para Sandra Bullock.

A política do “agradar geral”
Já há algum tempo o Oscar anda enfiando os pés pelas mãos. Na tentativa de agradar ao público, a critica, os estúdios, os produtores independentes e reconhecer o que de melhor foi produzido no ano. Abraçar o mundo pode ser algo perigoso. O número dos indicados a melhor filme, esticado para 10 esse ano, pode agregar mais expectativa ao anúncio do vencedor e a campanha dos filmes. Mas corre sério risco de banalizar o significado de ser um finalista na disputa pelo Oscar de melhor filme. Ainda é preciso mensurar o valor e os efeitos dessa nova característica da premiação. Vale a pena ver reconhecido o belíssimo e corajoso trabalho de Neil Bloomkamp em Distrito 9, mesmo que tenha que engolir o televisivo Um sonho possível? Não há como responder tão já!

Os esnobados do ano
Invictus, Direito de amar e Nine são os grandes esnobados. Embora marquem presença (Invictus com dois atores indicados, Direito de amar com a indicação de ator para Colin Firth e Nine com 4 lembranças), os filmes, notoriamente bons, perderam forças durante a temporada de premiações e chegaram extremamente enfraquecidos ao Oscar. Mereciam mais indicações.

O ano de pouco esnobados
Em contrapartida, talvez por ter 10 filmes disputando o Oscar principal, a edição desse ano não traz muitas esnobadas não. Um ou outro ator/atriz que merecia ser lembrado em detrimento de outro, mas no geral a lista está mais equalizada. Há menos omissões homéricas, até porque o ano foi meio polarizado e sem grandes filmes. Os melhores mesmo (Bastardos inglórios e Amor sem escalas) estão atrás de um sucesso comercial cheio de discursos falso-ideológicos (Avatar) e de um filme mediano sobre a rotina esmagadora do conflito no Iraque (Guerra ao terror).

A bem amada
Penélope Cruz já se provou grande atriz. Em Nine, o musical que acabou encolhendo, ela está muito bem, mas nada que justifique sua indicação ao Oscar (pelo segundo ano consecutivo) de melhor atriz coadjuvante. Após a vitória por Vick Cristina Barcelona, a atriz retorna ao Oscar pela terceira vez em quatro anos (teve uma indicação em 2007 na categoria de melhor atriz por Volver). Hollywood não faz questão de esconder sua paixão pela sensual espanhola.

Conforme Claquete previra
Maggie Gyllenhaal por Coração louco ficou com a quinta vaga entre as atrizes coadjuvantes. O fato mostra, além da competente campanha de marketing da Fox Searchlight – estúdio que distribui o filme, que a comunidade artística realmente abraçou o filme que recebeu três indicações (ator, atriz coadjuvante e canção original).

Por uma
E quase que Bastardos inglórios se equiparou com Guerra ao terror e Avatar. Os dois últimos dividem a liderança das indicações com 9 cada, o filme de Tarantino recebeu 8 menções. Contudo, a despeito de previsões mais fatalistas, o filme não está morto não. É bom lembrar que nos últimos 7 anos, o filme com o maior número de indicações não se sagrou o melhor filme. Com exceção feita à edição de 2008 em que Onde os fracos não tem vez e Sangue negro dividiram a liderança com 8 indicações e o filme dos irmãos Coen saiu com o careca dourado mais desejado do planeta.

Guerra conjugal tardará, mas terá!
James Cameron e Kathryn Bigelow já foram casados. Você sabe disso. Durante toda a temporada de premiações isso foi propagado em toda a imprensa especializada em cinema. Agora, com o anúncio oficial dos indicados ao Oscar, a guerra está, de fato, declarada. Cameron e Kathryn, que são bons amigos, tiveram um divórcio amigável e se dão super bem. Mas vai dizer que lá no fundinho não tem aquela vontade de prevalecer sobre o ex?

O come quieto!
Um Oscar para Preciosa já está garantido. Se o planeta não sair de órbita, Mo`Nique deve levar o seu Oscar para casa por seu desempenho assombroso. Contudo, o filme é o que se costuma dizer por aí de come quieto. Preciosa angariou indicações sólidas (filme, direção para Lee Daniels, atriz para a novata Gabourey Sidibe, Atriz coadjuvante para Mo´Nique, roteiro adaptado e montagem). 6 indicações para um filme independente e que se não fosse por Oprah não veria a luz do dia. É a escola Quem quer ser um milionário? reverberando na indústria cinematográfica.

Sem Brasil mesmo!
O documentário Sergio, que ganhou muitos prêmios nessa temporada e esteve presente na lista dos produtores, não foi indicado ao Oscar da categoria. Com isso, o Brasil fica sem representatividade mesmo na 82ª festa do Oscar. Sergio é um documentário americano sobre a vida e o legado de Sérgio Viera de Mello, brasileiro morto no Iraque em missão diplomática da ONU.

Mas os hermanos...
Garantiram sua vaginha. O argentino, O segredo de seus olhos está entre os cinco finalistas de melhor filme estrangeiro, assim como o peruano A teta assustada. O Brasil, assim como em tantos outros índices, continua atrás de seus vizinhos sul americanos.

10 comentários:

  1. Não concordo com algumas indicações, mas no geral foi previsível!

    HP e o Enigma conseguiu Fotografia, como tinhamos previsto, mas nada mais!! (indignado aqui)

    Abraço, e vou fazer um especial que vai ao ar amanhã. Se quizer conferir, apareça lá!!

    ResponderExcluir
  2. É lógico que eu vou conferir Eri. Aqui em Claquete o oscar vai dominar as atenções esse mês.ABS

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, acho que a lista foi coerente com o que vimos. Mesmo as grandes surpresas acabam fazendo parte do pacote. O que me surpreendeu mesmo foi ver mencionado filmes sobre os quais NUNCA ouvi falar e nem rumores tinham de indicações como o francês que emplacou uma música original e aquela animação que roubou a vaga de "Tá Chovendo Hambúrguer"!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ka. There´s no business like show business! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa... estava super por fora dos indicados e da cerimônia do Oscar esse ano, mas com o seu resumo já vou tendo uma noção bem legal rsss

    Obrigada amigo!

    vc foi me visitar e deixou comente no meu blog de selinhos e me perguntou se tenho um blog principal. Tenho sim amigo, ele é o Flores no Deserto rs

    me visita quando der tbm que vou ficar mega feliz rss

    www.flornodeserto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI Pequena. Lembro de vc sim. Vou te visitar. E apareça sempre por aqui viu. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, Reinaldo! Enfim, já sabe que vamos dar a mão no circo do Oscar, né?Rs. beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  8. Pois é madame. Foi uma boa lista no geral. O pior é o prognóstico. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah, Sandra Bullock teve indicação no filme errado! O mesmo que ocorreu ano passado, Kate Winslet deveria ter sido indicada e PREMIADA pelo Foi apenas um sonho. E tenho dito!


    abraço

    ResponderExcluir
  10. Cris: Sério que vc achava que ela merecia um Oscar por A proposta? Ela está ótima naquele filme, mas acho que não apta para um Oscar. Aliás, comparado ao ano passado, a categoria de atriz está fraquissima. Ano passado bons desempenhos ficaram de fora e todos os selecioandos eram ótimos. Esse ano, as indicações de Sandra, Streep e Mirren , na minha avaliação, são discutíveis. ABS

    ResponderExcluir