terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

OSCAR WATCH - Alguns acertos e alguns erros

Um Clooney para agradar muita gente
George Clooney está excepcional em Amor sem escalas. O ator entrega seu melhor trabalho da carreira no papel de um executivo solitário, mas que tateia um futuro mais convencional. A terceira indicação ao Oscar (como ator) é mais do que merecida.

Superfaturar a conta de Avatar

Esse já era esperado. Avatar recebeu nove indicações ao prêmio. Incluindo filme e direção. Avatar não é nem de longe o melhor filme do ano. Mas parece ter a candidatura mais sólida de todas. Com U$2 bilhões em caixa, parece imbatível. Pode sagrar-se além de melhor filme de 2009, em um dos maiores erros da história da academia.

Avatar: muito reconhecimento para pouco filme


Os 10 escolhidos
Claquete apresentará uma matéria sobre as causas, conseqüências e a percepção de se ter 10 indicados ao Oscar de melhor filme. Mas já é possível comentar que o aumento na categoria dispersa e banaliza a disputa pela estatueta. Uma impressão imediata, ressaltada pela inclusão de dois filmes que fora a disputa principal só disputam uma outra estatueta, caso de Um sonho possível e Um homem sério.

Os renegados
A estrada e Simplesmente complicado ficaram de fora. Invictus, O mensageiro e Direito de amar tiveram desempenhos inferiores ao esperado e Nine, confirmou sua vertiginosa queda com apenas 4 indicações. Mas a academia acertou ou errou aí? Bem, todos esses filmes são melhores que Avatar.

Apesar da lembrança para Colin Firth, concorrendo ao Oscar de ator, o elogiado filme de Tom Ford, Direito de amar, não recebeu a atenção devida da acadêmia

Implicância
A comédia americana se estabeleceu como um dos gêneros mais lucrativos da Hollywood atual. Será que não havia uma comédia sequer merecedora de uma nomeação entre os 10 melhores filmes do ano?

Canção a meio mastro
Das cinco canções indicadas ao Oscar, apenas Take it all de Nine e The weird kind de Coração louco merecem estar ali. Essa categoria continua a suscitar polêmicas. Cadê a divertida e sexy Cinema italiano? Ou a épica Winter do U2?

Distrito 9 e Um sonho possível
A despeito de se concordar ou não com 10 indicados a melhor filme, é preciso reconhecer que se não fosse dessa maneira, um belo filme como Distrito 9 não teria vez. Em compensação, também não teria vez um filme como Um sonho possível.


Distito 9: Um dos acertos do Oscar 2010

6 comentários:

  1. Distrito 9 é realmente um dos melhores acerto da academia, e é um dos melhores do ano. Fiquei muito feliz por ele. E Viggo Mortensen não foi mesmo indicado ao oscar, uma pena, mas tudo bem!

    Os 2 bilhões de Avatar estão falando alto demais na hora do Oscar, pelo menos é o que dá a entender, e parece que a história de Titanic se repetirá.

    Cameron é um gênio mesmo. Consegue fazer que com os efeitos sobrepoem a história de um filme, e eu desprezo mesmo filmes assim.

    E eu estou começando a achar que o problema de eu não gostar de Avatar é meu mesmo. Praticamente todos que viram exaltaram muito o filme, mas o emocional falou mais alto ali mesmo.

    Depois postarei minha experiência com Avatar!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com todas suas observações, acho que se 'Avatar' ganhar vai ser pela sua produção e não por sua competência. Acho que 'Nine' deveria estar entre os dez, e que Take It All é BEM melhor que Cinema Italiano, mas a música de 'Paris 36' é bélissima, sim!. Maggie sendo indicada foi uma ótima surpresa e Mirren deve ter tomado o lugar de Marion.

    ResponderExcluir
  3. Rapahel: Estarei lá para ler sobre sua experiênca com Avatar. rsrs
    Tb lamentei por Viggo. Não consigo me convencer da excelência de Renner. Ele está muito bem, mas longe de estar apto a uma indicação ao Oscar. É aquela máxima de indicar gnt nova. ele e o Firth são "first timers". Já imaginou se Viggo e Day Lewis entrassem? Só ia ter ator previamente indicado. Oscar é promoção tb. ABS

    Luis Galvão: Prazer em vê-lo aqui novamente. tb acho take it all melhor do que cinema italiano. Por sua vez, considero cinema italiano melhor do que as duas canções indicadas de A princesa e o sapo. Marion deveria ser indicada no lugar de Penelope. ABS

    ResponderExcluir
  4. Oi Reinaldo, tudo bem?
    Para desespero geral da nação cinéfila de crítica mais apurada e não só baseada em emotividades, eu tenho a intuição que Avatar vai abocanhar este prêmio de melhor filme, embora eu torça mil vezes mais para Bastardos Inglórios e Guerra ao Terror e, no máximo, Amor sem Escalas. Deve haver um lobby terrível para James Cameron triunfar em sua volta ao cinema blockbusteriano de inspiração romântica após os louvores de Titanic. Concorda que é interessante para a indústria marketear em cima de Cameron? Não tenho dúvidas quanto a isso e, nesta hora, qualidade do cinema vai para o buraco.


    Honestamente, achei uma derrocada total a Academia indicar 10 filmes para a categoria melhor filme, sendo que isso corre na contra-mão do bom senso com relação o que faz um bom filme. Também não gostei da indicação de Penélope Cruz, mandando Marion Cotillard e Juliane Moore para outro plano, quem sabe lá em 2011.

    Com relação às comédias, pode parecer um pré-conceito, okay, okay, eu assumo isso mas dificilmente uma comédia concorrerá a melhor filme, mesmo sendo melhor que Avatar. Eu sou bem chata com relação ao prêmio de melhor filme, acho que comédias, salvo aquelas mais cool e inteligentes como Pequena Miss Sunshine que estão mais no escopo de comédias dramáticas combinam bem melhor com esta categoria. Estas comedinhas água com açucar, com exceção claro de 500 dias com Ela (que mesmo assim é alternativa demais para este prêmio) não conseguem superar filmes de maior conteúdo. Nesta categoria tem que estar filmes completos e equiparados em todas as suas facetas e bem amarradas por uma direção e um roteiro. Também sou contra muita tecnologia blockbusteriana para colocar o filme lá nas alturas. Quem faz cinema bom tem que saber fazê-lo sem muito adorno, por isso acho o Oscar muito comercial para o meu gosto.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Madame: Existe o lobby sim por Avatar, mas tb existe a esperança.Ademais, apesar do filme já ter feito mais dinheiro do que Titanic, ele não arrebatou público e indústria da mesma maneira. Basta reparar que fora o Globo de ouro, a fita não levou absolutamente mais nada.

    Não gostei da indicação de Renner. Para mim ele não fez nada demais. Está bem. Day Lewis em Nine e Viggo Mortensen em A estrada estão melhor.

    * Quanto a lista com 10 filmes, compartilho da sua opinião. É empobrecedor. A despeito de estarmos em um ano mais fraco, não se pode partir do pressuposto de que há 10 filmes aptos a concorrer ao Oscar de melhor filme. Nunca houve, não será agora. Talvez isso possa ter um efeito positivo na produção cinematográfica, mas só no médio prazo. De imediato, acho que banaliza o significado de ser um "Academy award best picture nominee".

    Quanto a Penelope, concordo com vc. Mas Penelope é a paixão da vez. É compreensível. Apesar de Cotillard está bem melhor.

    Em relação as comédias, penso parecido. Mas há grandes comédias negligenciadas pelo Oscar ao longo dos anos. Ano passado tivemos Vick Cristina Barcelona e Queime depois d eler, filme encorpados e merecedores de lembranças mais condizentes com suas qualidades. Não acho que 500 dias com ela fosse um filme merecedor de indicação ao Oscar de melhor filme. No máximo o roteiro merecesse uma lembrança. Mas antes esse filme do que Avatar e Um sonho possível.

    Não tenho nada contra filmes que fazem bom uso da tecnologia para contar uma (boa) história. Coração Valente, O senhor dos anéis: o retorno do rei, Aliens, E.T são filmes que usam efeitos revolucionários à sua época para contar histórias contagiantes e todos receberam indicações ao Oscar principal. O problema é quando a história não é a prioridade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo,
    Exatamente! Concordo também com seus dois últimos parágrafos dos comentários. No caso de Vick Cristina Barcelona, havia um roteiro bem interessante e uma carga dramática respeito a relacionamentos, logo já a vejo como diferenciada. E sim, sobre a tecnologia ela é bem vinda pois o cinema vive de superação técnica também, mas prezo pela história, pela originalidade do roteiro e realmente estes que comentastes são inesquecíveis, principalmente o terceiro da trilogia de Peter Jackson. bjs!

    ResponderExcluir