terça-feira, 5 de novembro de 2013

Crítica: Thor - o mundo sombrio

Loki reloaded!

É consenso que o melhor que havia no filme de Kenneth Branagh que deu origem à franquia Thor no cinema era o conflito shakespeariano a rondar Loki, o irmão adotado do protagonista, corroído pela inveja. Não precisaria de um ator tão bom como Tom Hiddleston para sublinhar essa preciosidade, mas Hiddleston foi superlativo e crucial para o sucesso tanto daquele filme como de Os vingadores, no ano seguinte.
A sequência de Thor, O mundo sombrio (Thor – the dark world, EUA 2013) passou por conflitos que não costumam caracterizar os filmes da Marvel. Parte desses conflitos davam conta da expansão da participação do personagem no filme. Quem quer que tenha brigado por mais Loki em cena precisa ser parabenizado. Se um vilão é o principal termômetro de um filme, O mundo sombrio tem Malekith (Christopher Eccleston), e isso não é boa notícia. Daí a necessidade de Loki. Um vilão testado, aprovado e que nas graças de Hiddleston se torna muito melhor do que o roteiro prevê.
Alan Taylor, cuja expertise na série Game of Thrones lhe valeu o emprego aqui, faz um filme ao gosto de uma produção Marvel. Não há grandes divagações temáticas e há humor. Aliás, se há algo que difere Thor – o mundo sombrio de O homem de aço, é justamente o apreço pelo humor. Não se levar a sério é algo muito sério nesse mundo dos blockbusters megalomaníacos. Além de ser uma fusão entre Star Wars e O senhor dos anéis, esse filme oferece muito pouco a quem pretende assistir um filme que vá além da diversão escapista. E é aí que entra Loki. De longe o personagem mais completo, carismático e tridimensional do universo criado em Thor. Mesmo sem estar no eixo central da trama, ou a movê-la como no primeiro filme e em Os vingadores, o personagem é responsável não só pelos melhores momentos de O mundo sombrio, como por aqueles em que é possível se vislumbrar o tipo de filme que a Marvel poderia estar fazendo se já não gozasse de conforto suficiente na Hollywood de hoje.

Loki em cena: o filme é dele e a gente agradece por isso...

Neste segundo filme, elfos malignos retornam para se vingar dos asgardianos que os subjugaram milênios atrás. Na guerra cujo desfecho pode ser o fim do universo, Jane Foster (Natalie Portman), acidentalmente se torna uma peça fundamental. O que, obviamente, levará Thor (Chris Hemsworth) às últimas consequências para salvá-la. Até mesmo aliar-se a seu irmão. Se você viu o trailer, você já sabe tudo que precisa saber sobre o filme, descontada uma ou outra cena de visual arrebatador. O que torna O mundo sombrio um filme, e não um imenso trailer, é justamente Loki.

A Marvel tem ciência das potencialidades do personagem e o gancho final inspira expectativas de que o eventual terceiro filme, nas mãos de um diretor menos operário, possa ser digno do Deus do trovão e de seu irmão, que teima em roubar-lhe a cena filme após filme. 

4 comentários:

  1. Hoje peguei um cineminha e tive que conferir antes de Thor, "Kick-Ass 2" (aliás, gostei muito e não entendo porque malharam tanto a fita...), bom, nunca fui um fã do Thor solo. O primeiro filme também tem esse humor que você diz, sobretudo nas cenas com o bonitão arrogante na Terra. Já li em outras críticas que o Chris Hemsworth esta mais maduro aqui e que é o Thor definitivo, mas já previa que o momento de destaque seria do ótimo Tom Hiddleston, afinal, ele fez com que plateias do mundo todo amassem o Loki cegamente. Certamente um dos melhores vilões do universo Marvel. É vero que Hiddleston e Benedict Cumberbatch são os jovens vilões dessa geração nerd!

    Bom, ainda irei conferir com certeza e com mais entusiasmo até porque Os Vingadores me fez apreciar um pouco mais o mundo do Thor. Já falei pra você aqui, creio, que o visual do primeiro filme me lembrava as vezes Mestres do Universo, rs e que Capitão América do Joe Johnston, para a minha grata surpresa, foi o melhor da safra (não sei o que esperar da continuação no mundo moderno e atual), melhor até que Homem de Ferro. E lembro de você mencionar aqui no Claquete que é um desafio as sequências solo desses heróis pós Vingadores começando com HDF 3.
    Muita coisa irá rolar. Marvel, a despeito de alguns deslizes, é digna de um blockbuster.

    Ótimo texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rodrigo. Olha, eu gostei do primeiro Thor, ainda que concorde contigo e que o melhor filme da safra Marvel - descontado o primeiro "Homem de ferro", seja o Capitão América de Joe Johnston. Ainda que seja um bom entretenimento, tenho muitas reservas a "Os vingadores".
    Bem, esse segundo filme é um produto que aponta o que a Marvel tem de melhor e o que tem de mais preocupante. É isso e é, também, um show de Tom Hiddleston. Atorzaço que ainda vai fazer muito barulho (ainda bem) no cinema.
    Quanto a Kick-ass, cuja crítica publico nesta semana, acho que a guinada moral no final prejudicou a apreciação crítica do filme. Mas concordo que é bem melhor que andaram pintando por aí...
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o humor trouxe outra vida a Thor, não sou tão fã do primeiro, principalmente pelos momentos em Argard, que aqui continuam um pouco estranha, mas mais palpável, até pelo sofrimento que a cidade passa. E, Loki, sem dúvidas, rouba a cena mais uma vez.

    bjs

    ResponderExcluir