domingo, 14 de abril de 2013

Insight - Os filmes do verão americano de 2013


Já se aproxima a temporada mais quente do cinema, a época dos blockbusters americanos de férias que são lançados entre maio e o final de agosto. Claquete, como de hábito, dá uma peneirada geral no que tem de melhor na temporada, nas potenciais surpresas, nas franquias que buscam recordes, nos iminentes fracassos e no que vale a pena ficar de olho.

Os carros-chefes
Como de hábito nos últimos anos, os super-heróis são as principais estrelas da temporada. Contudo, diferentemente do que se acostumou, eles chegam sob o bastião da desconfiança. Homem de ferro 3, Superman: o homem de aço e Wolverine: imortal têm em comum a necessidade de provar que os protagonistas de suas respectivas séries ainda tem fôlego no cinema.
No caso de Homem de ferro 3, o primeiro a chegar, o buraco é mais embaixo. Além de ser o teste mais resiliente do carisma de Robert Downey Jr. desde que o primeiro filme foi lançado em 2008, representa também um ponto estratégico nos planos da Marvel de dar continuidade a seu universo no cinema depois do megassucesso Os vingadores. O homem de aço é a última oportunidade para o promissor Zack Snyder vingar como realizador e para que Superman, fracassado em suas últimas incursões no cinema, se reabilite como franquia e permita que a Warner desengavete o plano de levar A liga da justiça ao cinema. Já Wolverine: imortal, embora com menos pressão, precisa superar a má impressão deixada pelo primeiro filme entre público e crítica.  

Ben Kingsley e Robert Downey Jr. brincam na premiere russa de Homem de ferro 3 realizada na última semana: necessidade de um sucesso ainda mais retumbante do que o dos dois primeiros filmes

Outros lançamentos reclamam a condição de peso pesado da temporada. O aprendiz de Steven Spielberg J.J Abrams retorna com a sua sequência para a reimaginação de Star Trek. Além da escuridão, que estreia no disputado maio, tem sido visto como potencial concorrente a maior bilheteria do ano. Talvez seja muito otimismo, mas os últimos grandes campeões de bilheteria têm sido posicionados em maio.
Também em maio serão lançados O grande Gatsby (no Brasil em junho), o blockbuster de Baz Luhrmann quer fisgar tanto o público jovem como o público adulto, Se beber não case – parte III e Velozes e furiosos 6. Os dois últimos compõem franquias rentáveis e que alcançaram recordes nas respectivas séries com sequências lançadas em 2011.
A Pixar recorre a seu passado para brigar de igual para igual com esses lançamentos mais comentados e apresenta no final de junho Universidade monstro, continuação de Monstros S.A (2001), um dos maiores sucessos da história do estúdio.

Eles merecem atenção
Em meio aos lançamentos mais comentados, há alguns filmes que podem surpreender positivamente. Alguns já até contam com algum tipo de buzz, caso de Elysium. A nova ficção científica do diretor de Distrito 9 marca a estreia de Wagner Moura em Hollywood e conta com Matt Damon e Jodie Foster em uma trama sobre um futuro distópico em que a Terra abriga os pobres e renegados enquanto os ricos moram em uma estação espacial. O lançamento está programado para 9 de agosto nos EUA. Também programados para agosto estão 2 guns, uma adaptação de uma HQ adulta, que reúne Denzel Washington e Mark Wahlberg pela primeira vez na tela; Kick-ass-quebrando tudo 2, continuação de outra adaptação cult de HQ e agora com Jim Carrey no elenco; 300: rise of na empire, continuação do sucesso 300 estrelado por Rodrigo Santoro; e Percy Jackson e o mar de monstros.
Antes desse fecho promissor na temporada de blockbusters de 2013, Círculo de fogo, novo filme do sempre interessante Guillermo Del Toro; O ataque, a versão de Roland Emmerich para uma invasão à Casa Branca; Guerra mundial Z, filme sobre um apocalipse zumbi dirigido por Marc Forster e estrelado por Brad Pitt; e Truque de mestre, filme com grande elenco que mistura mágica à lógica de filme de assalto.

Guillermo Del Toro nos sets de Círculo de fogo: um possível grande sucesso da temporada de blockbusters

Henry Cavill como Superman na capa da EW que destaca os lançamentos de verão: o filme mais pressionado de toda a temporada

Pode ser?
Todo verão busca o seu Ted (um sucesso colossal e até certo ponto inesperado) e olhando para 2013 há algumas possibilidades devidamente calculadas pelos estúdios. Novamente, elas se ajustam com maior proeminência na seara das comédias. Sandra Bullock e Melissa McCarthy se juntam sob as ordens do diretor de Missão madrinha de casamento em As bem armadas.
Vince Vaughn e Owen Wilson, que dividiram a cena na comédia campeã de bilheteria Penetras bons de bico (2005) voltam a contracenar em The internship, filme que coloca dois quarentões como estagiários de uma gigante digital.
É o fim reúne gente como James Franco, Rihanna, Seth Rogen, Emma Watson, entre outros para uma comédia sobre o fim do mundo.
Já os seríssimos candidatos a flop da temporada são O cavaleiro solitário, nova parceria entre Johnny Depp e Gore Verbinski que bateu o recorde de problemas durante a produção; Depois da terra, M. Night Shyamalan dirige Will Smith em ficção científica e Shyamalan está sempre contra as chances; Gente grande 2, Adam Sandler bancando a sequência de um de seus piores momentos, Os Smurfs 2, o primeiro já não era grande coisa, mas era uma novidade relativa; e The mortal instruments: city of bones, um dos candidatos a “novo Harry Potter” programado para fechar o verão.

Owen Wilson e Vince Vaughn "penetram" no Google dessa vez em busca de uma bilheteria arrasadora


Cinco filmes que serão lançados no verão americano e que podem figurar entre os melhores do ano:

1-Only God forgives
Nova parceria entre Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn, diretor de Drive. Um thriller sobre vingança, com fotografia estilizada e trilha descolada ambientado na Tailândia

2- The english teacher
Julianne Moore é uma professora que se envolve com o aluno cheio de pretensões literárias e depois se ressente quando ele fica atraente para outras mulheres.

3- The iceman
Michael Shannon é um homem a serviço da máfia. Sem mais!

4 – Blue Jasmine
O novo de Woody Allen, de volta aos EUA. Sem mais!

5 – Fruitvale
O maior hit de Sundance deste ano recria a história real de um jovem negro assassinado por policiais em São Francisco (EUA) no último dia de 2008.

Fotos: divulgação, EW, reuters

6 comentários:

  1. Nossa, tem muuuuito filme bom programado para esse ano, hein? Estou louco para conferir "Superman". Acho que é o único super-herói que eu curto, portanto...

    Eu tô realmente achando que "O Cavaleiro Solitário" será uma bomba. Sei não. É esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, Reinaldo! Muito completa! Só espero que esses filmes destacados façam dessa temporada de Verão norte-americano uma temporada melhor que a do ano passado, na qual tivemos poucos destaques. Assisti ao trailer de "Homem de Ferro 3" hoje e gostei muito. E estou bem ansiosa por "Man of Steel".

    ResponderExcluir
  3. É, eu faço coro ao Alna na expectativa por Superman, depois do último fiquei mesmo com pé atrás, mas o trailer me empolgou...

    E é mesmo uma temporada e tanto.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Belo panorama, hein!
    Eu tô bem ansioso pelo filme novo do diretor de "Drive", que era sensacional. E também pra ver a Amy Adams como mocinha do Superman!
    Tomara que as promessas da temporada se cumpram, né? Melhor pra nós!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas peneiradas amigo Glioche. To recuperando agora o que perdi no Claquete. Este ano teremos muita coisa interessante, mas as repetições de praxe como 'Velozes e Furiosos' e 'Wolverine' (sem paciência para Hugh Jackman neste personagem que pra mim já deu!). Mas, ao menos teremos (e tudo indica) o esperançoso "Homem de Aço". Homem de Ferro 3 pode ser mais do mesmo só que ainda esta com a vibe de ser uma baita diversão. Não é direção do Favreau e não sei ainda se é um problema. Veremos.

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Alan: Olha... preciso te confindenciar que é um dos verões americanos que estou menos otimista. Tomara que eu me surpreenda...
    Abs

    Amanda: Estou com os dois pés atrás para este filme. Me lembro de ter tido a mesma sensação com O cavaleiro das trevas ressurge no ano passado...
    Bjs

    Kamila: É verdade. Esperança é a última que morre, né? rsrs. Obrigado pelos elogios!
    bjs

    José: Estou babando por "Only God Forgives". Infelizmente, o filme não deve ser lançado aqui tão já. A não ser que vá muito bem em Cannes...
    Abs

    Rodrigo Mendes: Homem de ferro 3 é um filme importante demais para a Marvel, para Downey Jr e para o futuro dos super-heróis no cinema. Poucos se deram conta disso ainda...
    abs

    ResponderExcluir