sexta-feira, 8 de março de 2013

TOP 10 - Dez mulheres que amamos no cinema



Na semana da mulher, Claquete se rende a elas. No dia internacional da mulher o TOP 10 destaca dez mulheres que amamos no cinema. São personagens fortes e dotadas de um discurso feminino renovado e plural e que cativam homens e mulheres. São personagens icônicas cada qual a sua maneira e todas elas contam com a nossa indiscriminada admiração.

10 – Lisbeth Salander (vividas por Noomi Rapace e Rooney Mara)

Protagonista absoluta da trilogia Millennium, que ressurge em uma inspirada versão americana, Lisbeth Salander é o elemento dourado do cyber-feminismo, se é que esse conceito existe. Sexualmente insinuante, emocionalmente caótica, e fiel a um código de ética particular, Salander é a perfeita apologia do novo status do sexo frágil nos tempos modernos.

9 - Erin Brockovich (vivida por Julia Roberts)

O fato de ser decalcada da realidade só torna essa personagem que valeu a Julia Roberts o Oscar de melhor atriz mais irresistível. Erin Brockovich – uma mulher de talento é um filme tão agradável quanto a protagonista, uma mulher sem papas na língua e sem medo de cara feia. Erin Brockovich é uma “self made woman”, uma das primeiras a valer um Oscar.

8 - Miranda Priestly (vivida por Meryl Streep)

Ok. Você a odeia. Mas você adora odiá-la, certo? Ou talvez odeie o fato de que a adora. A megera editora-chefe da Runaway, vivida deliciosa e maliciosamente por Meryl Streep em O diabo veste Prada, é uma mulher que optou por sacrificar sua vida pessoal em nome do sucesso profissional. Mas que sucesso!

7- Juno (vivida por Ellen Page)

Ela ainda não é a mulher que pensamos que deveríamos admirar, mas a admiramos mesmo assim. O charme e a inteligência emocional da personagem defendida por Ellen Page no filme Juno que trafega entre a mais fina aura cool e a mais reluzente aura nerd são ímãs poderosos. Juno é moderna, é sagaz e é uma mulher com dúvidas e receios, mas sem medo de suas convicções.

6- Ree (vivida por Jennifer Lawrence)

Assim como Juno, Ree – personagem de Jennifer Lawrence em Inverno da alma - ainda é uma adolescente; mas é uma mulher dona de incrível coragem e senso de responsabilidade para consigo e para com aqueles a sua volta. Depois da morte de seu pai, e com uma mãe insana, ela precisa – aos 16 anos - cuidar dos irmãos mais novos e procurar pelo corpo do pai em um recanto desértico e incivilizado do EUA. Uma mulher frágil e, ainda assim, uma fortaleza.

5 - Jane Adler (vivida por Meryl Streep)

Divorciada e bem sucedida. Invejável? Pois Jane, personagem interpretada por Meryl Streep em Simplesmente complicado, ainda está melhor. Tem uma família atenciosa, é bonita, divertida e mesmo depois de ser traída pelo marido não se recolheu na própria concha. Não à toa provoca no ex-marido nostalgia. Paralelamente a isso, se envolve com um arquiteto culto e carinhoso, o legítimo tipão. O melhor em Jane, no entanto, é sua força interior para ouvir seu coração sem deixar de se valorizar e, com isso, tomar as decisões certas.

4- Georgiana (vivida por Keira Knightley)

Sobreviver a um casamento de fachada em uma época em que ser mulher era não ter voz, é uma missão que Georgiana, personagem vivida com brilho por Keira Knightley em A duquesa, encara com a devida força de vontade de uma mulher que não está preparada para renunciar sua identidade. Ela não foi a primeira a descobrir o amor fora do casamento, mas a forma como se unge para arcar com suas responsabilidades e a maneira como aprende a lidar com tradições tão arcaicas são demonstrações da força interior de uma mulher a frente de seu tempo.

3 - Jenny Mellor (vivida por Carey Mulligan)

O ritual de descobrimento é doce e amargo e com Jenny, vivida com graça e luminosidade por Carey Mulligan em Educação, não poderia ser diferente. Em uma sociedade ainda fortificada por raízes machistas, ela ousa sonhar e experimentar. É uma jornada e tanto!

2- Bridget Jones (vivida por Renée Zellweger)

Neurótica, insegura, cheia de maus hábitos e em busca de seu príncipe encantado. Tem como não amar? Se Bridget Jones está em toda mulher e toda mulher está em Bridget Jones como ela não poderia estar nessa lista? Vivida por Renée Zellweger em dois filmes, Ms. Jones é das personagens mais cativantes e apaixonantes da cultura pop e um símbolo moderno do conto de fadas que toda mulher gostaria de viver.

1- Thelma e Louise (vividas por Geena Davis e Susan Sarandon)

Um empate! Elas não poderiam ser citadas separadamente. Thelma e Louise, vividas respectivamente por Geena Davis e Susan Sarandon em Thelma & Louise, tiram força uma da outra. O instinto maternal, protetor, feminino, foi o que as fez embarcarem na jornada definitiva de suas vidas insatisfatórias. Uma ode à vida e à liberdade como poucas vezes se viu no cinema.

3 comentários:

  1. Telma e Louise não poderiam mesmo estar separadas. E é de longe as que mais gosto aqui, até porque as duas se complementam. Louise é aquela mulher forte, que sempre segurou as pontas, enquanto Telma era a boba, dominada pelo marido e deslumbrada com o mundo que encontraria. Mas, a convivência naquela jornada acabou levando-as a se modificar. Louise foi deixando a emoção falar e Telma aprendeu a se virar.

    Ótimo post homenagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também amo a Marion Crane e a Princesa Leia, rs!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Obrigado. Pois é Telma e Louise não poderiam estra em outro lugar que não o primeiro.
    Bjs

    Rodrigo: Belas lembranças meu caro.
    Abs

    ResponderExcluir