segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Oscar Watch 2013 - Cenas de Cinema (SAG 2013)

Muita calma nessa hora...
Argo venceu, novamente proporcionando alguma surpresa a Ben Affleck, como melhor elenco do ano no SAG. Essa vitória certamente ajuda, mas não confirma o filme como favorito ao Oscar de melhor filme ou “embanana” a Academia como se apressaram a sacramentar alguns. Ano passado, por exemplo, Histórias cruzadas prevaleceu nessa categoria sem ter a menor chance no Oscar. Em 2007, em um caso que parece mais parelho ao de Affleck, Pequena miss Sunshine triunfou no PGA e no SAG, mas não levou o Oscar que ficou, merecidamente, diga-se, com Os infiltrados.

De vento em polpa: até Jennifer Garner subiu no palco para comemorar...


Porém...
A força de Argo desmonta certas expectativas. É certo que essa temporada de premiações precisará ser analisada com o peso da história no futuro, mas o alinhamento entre crítica, imprensa estrangeira e sindicatos, além de serem mais raros do que se imagina, costumam resultar em Oscar. O segredo de Brokeback mountain, Pequena miss Sunshine e Apollo 13 foram pontos fora da curva. O que será de Argo?


Ninguém foi!
Um fato inusitado. Não havia um concorrente sequer da categoria de melhor ator para filme ou minissérie para a tv presente no Shrine Auditorium. Woody Harrelson, Bill Paxton, Kevin Costner, Ed Harris e Clive Owen protagonizaram um fato raro na história das premiações.

Empolgação pouca é bobagem...
Dick Van Dike, o homenageado com o prêmio pela carreira no SAG 2013, era só sorrisos. Fez um social, quando louvou atores engajados em causas humanitárias, e agradeceu, agradeceu e agradeceu seus pares pela emocionante deferência. Estava tão extasiado que saiu do palco sem seu prêmio, mas cheio de sorrisos...

Dick ao lado da mulher no backstage: ainda só sorrisos...


Jackman and Hathway still got it!
É como se o Oscar 2009 ainda corresse por suas veias. Quando Hugh Jackman e Anne Hathway subiram ao palco para apresentar o clipe de Os miseráveis, que concorria a melhor elenco do ano, eles apresentaram o mote do clássico de Victor Hugo nos termos do século XXI. A transcrição completa: “Wolverine is being chased by gladiator. Catwoman gets knocked up and goes to see Bellatrix Lestrange from Harry Potter and Borat. Then Wolverine agrees to raise catwoman's baby, and she grows up to star in Mamma Mia."  Sensacional!

“The role of my life”
O sensacional Bryan Cranston foi o ator mais premiado da noite. Saiu com um SAG pelo elenco de Argo e como ator dramático em série por Braking bad. Por este último, pelo qual já foi multiplamente premiado, mas nunca no SAG, Cranston emocionou ao agradecer sua filha, Taylor, que criou o papel de sua vida. Pura classe!

Tommy Lee Jones magoado?
Ele deve comparecer ao Oscar, mas porque estava ausente do SAG? Pode ser que o meme com sua expressão rabugenta no Globo de Ouro tenha deixado Tommy Lee Jones magoado. De qualquer jeito, com a vitória no SAG e com a categoria de ator coadjuvante amplamente aberta, Tommy Lee Jones, rabugento ou não, pode ter assumido o favoritismo na corrida pelo Oscar.

Ah, Daniel...
Daniel Day Lewis é o bem amado no SAG. Há dez anos ganhava sua primeira estatueta por Gangues de Nova Iorque. Ontem ganhou a terceira por Lincoln e mesmerizou os sindicalizados uma vez mais com sua deferência ao personagem que viveu nos cinemas: “Foi um ator quem matou Lincoln, nada mais justo que seja um ator que tente trazê-lo à vida de vez em quando...”.

Gripada e com vestido rasgado, mas premiada
A noite de Jennifer Lawrence foi bem intensa. A atriz estava gripada, e a gripe dividiu as atenções no tapete vermelho junto com os vestidos, e na hora de subir para pegar seu prêmio conquistado pela atuação em O lado bom da vida, seu vestido rasgou. Jennifer não se fez de rogada e com muita elegância fez um discurso emocionante.
Jennifer e De Niro pós-festa oferecido pela The Weinstein Company: o vestido rasgado é um detalhe menor...

3 comentários:

  1. Acho que "Argo" não vai acaba levando (quase) nada no Oscar. Sei não...

    E, pelo visto, Daniel Day Lewis e Anne Hathaway vão levar suas merecidas estatuetas no Oscar :D

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que Argo não vai levar a estatueta de melhor filme, pois duvido que a Academia dê o prêmio a um filme que não tem o seu diretor sequer indicado a melhor direção. Creio que deve ficar entre Lincoln e Amour.

    A categoria que tenho mais dúvidas é a de melhor atriz, pois Jennifer Lawrence levou melhor atriz no Globo de Ouro e agora no SAG, mas todos estão comentando as performances de Emmanuele Riva e de Jessica Chastain (que também levou o Globo de Ouro)...

    E, Reinaldo, é impressão minha ou o Daniel Day-Lewis citou o Joaquin Phoenix no seu discurso de agradecimento? Abs.

    ResponderExcluir
  3. Alan: Acho que montagem e trilha sonora são chances fortes. Roteiro adaptado só se Lincoln e o lado bom da vida azedarem demais.
    Daniel Day Lewis é favas contadas!
    Abs

    Danilo Monteiro: A vitória de Argo como melhor filme seria sim um grande gesto de incoerência pela Academia. Espero que isso não aconteça e, francamente, em minha opinião, Argo não é merecedor do Oscar de melhor filme.
    Jessica Chastain não está nessa briga na minha avaliação. A dsputa é entre Jennifer Lawrence, a nova american sweetheart, e Emmanuelle Riva, atriz histórica que pode fazer história.
    E não é impressão sua não. Daniel disse: "Ele talvez não esteja aqui, mas Joaquin que tremendo ator você é". Muito fino esse Day Lewis!
    Abs

    ResponderExcluir