domingo, 11 de março de 2012

Insight

A carreira vai bem, obrigado!

É quase um Meme. É um filme de Nicolas Cage ser lançado nos cinemas e a internet é invadida por ponderações, exclamações e divagações que levantam a questão: o que aconteceu com Nicolas Cage? A resposta é menos alarmista do que intriga a oposição. “Tenho um espírito rebelde e não costumo fazer o que as pessoas me dizem para fazer”, adverte o ator em entrevista à revista Total Film.
Cage, com dois filmes nos cinemas brasileiros (Motoqueiro fantasma: espírito de vingança e O pacto), está novamente no crivo do povo. Os filmes são ruins - o novo Motoqueiro fantasma então é pavoroso – como o foram os últimos quatro lançamentos de Cage (Reféns, Fúria sobre rodas, Caça às bruxas e O aprendiz de feiticeiro). Desnecessário dizer que os quatro filmes foram lançados nos cinemas com distribuição nacional e tiveram bom público (O aprendiz de feiticeiro, Caça às bruxas, Fúria sobre rodas e o novo Motoqueiro fantasma, inclusive, lideraram as bilheterias nacionais em seus fins de semana de estreia).
Os filmes, a despeito da má repercussão crítica, também tiveram larga distribuição internacional. É verdade que muito pode ser creditado ao status de astro de Nicolas Cage. Mas outros astros não têm a mesma sorte com típicos filmes B. De Van Damme a Bruce Willis, todos experimentam, uns mais outros menos, o ostracismo do lançamento direto no mercado de home video. Mas não Nicolas Cage. A última vez, e também única, que isso aconteceu foi com um filme independente (Sonny) que ele mesmo dirigiu, estrelado por James Franco, em que fez uma ponta. Mas era um filme pensado para uma distribuição mais limitada. E, diferentemente do que acontece com outros artistas, viajou o mundo. O primeiro filme dirigido por Madonna, por exemplo, continua sem distribuição no Brasil, EUA e outros países.
Diferentemente do que prega o senso comum, a avalanche de filmes ruins na carreira de Cage é um movimento consciente. “Acho que ação é o único gênero que dialoga com o mundo inteiro”, especulou o ator na mesma entrevista à Total Film.

Nicolas Cage e January Jones em cena de O pacto, desde sexta-feira em cartaz no país: um ator consciente de seus movimentos e que tem dois filmes em cartaz nos cinemas

Passa por aí o segredo do bom momento (isso mesmo, muito bom) da carreira de Cage. Na expectativa de retomar o sucesso dos anos 90 como astro de ação, ele se reunirá com o diretor Simon West, do ótimo Con air- a rota de fuga (filme B já clássico) em Stolen, que deve ser lançado no final de 2012.
Cage chegou em um momento da carreira que quer mais é rir de si mesmo e fazer o que gosta. Por isso projetos como Fúria sobre rodas e Kick Ass – quebrando tudo. Ainda que, inconscientemente, o público ria junto com ele. É um ator em pleno controle de sua carreira, despreocupado com imposições comerciais e artísticas e que está nesse negócio cinema para se divertir.
Cage aprendeu a ser cult e trash ao mesmo tempo. São poucos os que sabem conciliar esses status tão harmonicamente.

10 comentários:

  1. hehe, tá certo, ganhando dinheiro pagando suas dívidas. Mas, preferia o Cage de filmes como Despedida em Las Vegas, Coração Selvagem, Adaptação, O senhor das Armas, e até Cidade dos Anjos...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. O povo reclama, mas o Cage é o ator que mais trabalha em Hollywood. E os dois filmes que assisti dele, nesse ano, "Motoqueiro Fantasma 2" e "O Pacto" não são tão ruins assim!

    Deixa o homem trabalhar que ele tem muitas dívidas a pagar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, acho que o Cage só faz filmes pra ganhar dinheiro, já que sua preocupação em trazer algo de bom para aqueles que o admiravam (como eu) é mínima. Uma pena, já que é um sujeito carismático.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Honestamente não conheço muitos títulos bons que ele tenha feito, a maioria é só coisa estranha mesmo. Com exceção de Leaving Las Vegas, todos os outros títulos, mesmo Adaptation, são meio duvidosos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que você poderia tirar essa coisa de remover a verificação de palavras. Tornaria comentar aqui mais dinâmico...

    ResponderExcluir
  6. Nicolas Cage é o astro masi estranho de Hollywood.

    Cara, adicionei o seu blog na lista dos nossos favoritos, ok?

    ResponderExcluir
  7. Belo artigo meu caro!
    Cage já é um mito, rs!

    Há filmes com ele aque acho obras-primas (Coração Selvagem), outros duvidosos (A série do Tesouro Perdido) e outros o caos total (O Sacrifício, citando apenas um, rs).

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Ele é um sabotador nato!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Cage já teve sua "época de ouro" ou ao menos, um momento em que se preocupava com os filmes que iria fazer. Mas sim, ele ainda consegue uma boa bilheteria e recebe por isso.
    Claro, não é o tipo de filme, nem ator, que você costume seguir ou considerar ser uma boa obra antes mesmo de ler a sinopse ou pesquisar outros componentes da produção.
    Resumindo: ele se "hollywoodisou" a um ponto quase insuportável para quem preza pelo conjunto da obra.

    ResponderExcluir
  10. Amanda: Gosto das duas facetas de Cage Amanda. Acho que um levou ao outro. É lógico que parece uma involução, mas olhando os números e o bem estar de Cage com a própria carreira, essa percepção é relativizada.
    bjs

    Kamila:Tem muitas dívidas mesmo. Agora, os filmes são bem fracos sim Ka...
    bjs

    Rafael W: Mas 99% de quem tá nessa indústria faz filmes para ganhar dinheiro Rafael! Mas concordo. Cage está mais preocupado em se divertir do que em estratégias de carreira como destacou na entrevista à Total Film.
    Abs

    Luís: Mas eu não habilitei esse recurso de verificação de palavras. Particularmente acho isso um saco. Nunca utilizei isso aqui em Claquete. Quanto ao Cage, gosto da maioria de seus filmes - ainda que o tom da apreciação varie de um para o outro.
    Abs

    Equipe Uopm: Isso é verdade! É um dos astros mais estranhos e mais bem humorados de Hollywood. Valeu por ter adicionado!
    Abs

    Rodrigo Mendes:Obrigado meu caro. É mito msm! O sacrifício é o ó msm.
    abs

    J.Bruno: Não acho que ele se sabote. Quem se sabota, por exemplo, é o Eddie Murphy que atua em filmes bem abaixo do seu talento e que não fazem dinheiro... E sempre foi assim!
    Abs

    Patrícia Ströher: Mais um comentário completo e luxuoso de se ler Patrícia. Obrigado. Pois é, Cage já deixou de ser um referencial em termos de qualidade, mas continua firme como referencial de entretenimento e, desconfio, que essa condição não mudará tão cedo.
    Bjs

    ResponderExcluir