quinta-feira, 1 de março de 2012

Editorial - O oscar e as musas

Foram 62 postagens do especial Oscar Watch 2012 que com a publicação deste editorial está oficialmente encerrado. A cobertura, como está habituado o leitor de Claquete, foi pautada pela análise pormenorizada, o confrontamento de dados e a extensiva busca por contexto na temporada de premiações que culminou com a consagração de O artista no Oscar. Fica, desde já, o convite para acompanhar a edição 2013 do Oscar Watch; a ser iniciada em dezembro deste ano.
Findado esse especial de fôlego, voltam a ser publicadas duas seções de boa audiência no blog. A primeira delas é Cantinho do DVD, publicada todos os sábados, que entrou em férias no final de 2011. A vocação da seção é destacar filmes –antigos ou novos – que estejam disponíveis nas mídias para consumo doméstico (DVD, Blu-ray, downloads, etc). A outra é um pedido do leitor Alan Raspante, frequentador antigo de Claquete. Ele externou saudades da seção de Musas do blog. Um retorno já estava em análise editorial e o pedido do Alan foi providencial para o desfecho desta análise. Mas o bloco Musas volta diferente, reformulado e mais interativo. Os detalhes serão revelados ao longo do mês quando as candidatas forem sendo apresentadas. Serão quatro eleições por ano, a primeira delas ocorre em março, e todos os trâmites serão explicados oportunamente. 
Março é um mês para se recuperar do êxtase da temporada de premiações e necessário para se preparar para as estreias cada vez mais antecipadas do verão americano. Os lançamentos do mês nos cinemas exprimem bem essa condição. Drive, Anjos da noite: o despertar, Shame, John Carter: entre dois mundos, Jogos Vorazes, Guerra é guerra e Sete dias com Marylin são alguns dos filmes programados para o mês. Claquete também programou outras novidades. Lars Von Trier é pauta da seção Claquete repercute com o seu polêmico Anticristo e Causos de cinema apresenta um conto sobre uma fã especial do ator britânico Colin Firth.
Kate Winslet, que já ganhou um Oscar, foi a primeira mulher eleita Musa Claquete o que lhe vale a condição de musa emérita

Um comentário: