segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Um voto para Tudo pelo poder




Fale-se o que quiser da Hollywood Foreign Press Association (HFPA), que outorga os prêmios Globo de ouro, mas foi ela quem trouxe de volta à corrida pelo Oscar um dos melhores filmes políticos (e sobre política) de todos os tempos.
Tudo pelo poder é o melhor fórum de elaborações sobre o mundo político desde Boa noite e boa sorte, também escrito e dirigido por George Clooney. Ainda que verse sobre maquinações até certo ponto notórias por quem acompanha de perto o noticiário político, Tudo pelo poder se apresenta como um filme lúcido, objetivo e extremamente pontual na descrição que faz das faculdades humanas na disputa pelo poder.
Além da clareza e astúcia com que aborda os bastidores políticos, o filme é também um triunfo do ponto de vista da realização. Clooney, na figura de diretor, apresenta um repertório não menos estimulante. Sobejando na direção de atores, com excelentes metáforas visuais para o drama que encena e com uma noção de ritmo excepcional, Clooney nunca soa didático, mas não se furta a se apresentar como tutor de uma platéia potencialmente desencantada. Esse aspecto é ressaltado pela condição de democrata de George Clooney, partido que ocupa o centro da ação da fita. Ancorar o filme não só na figura de Obama, como na de Clinton e no idealismo que ainda move muitos democratas (o próprio Clooney?) foi um acerto no tom e na proposta. É justamente esse enquadramento que pode levar Clooney a triunfar novamente na temporada de premiações. Por mais que não haja uma novidade em seu filme, ele captura um desencantamento muito vívido entre os eleitores de Obama (a maioria de Hollywood) e ainda tece um filme adulto, feito para adultos e sobre um jogo de adultos. Contudo, Clooney esbarra na falta de um precedente histórico. Por mais que filmes como All the kings´men, A mulher faz o homem, Todos os homens do presidente, Boa noite e boa sorte, Nixon, JFK -  a pergunta que não quer calar e Milk – a voz da igualdade tenham sido indicados ao Oscar, a academia não tem por hábito premiar produções que retratem o joguete político de bastidores. Não especificamente. Filmes políticos podem até ser premiados, mas nunca quando a política é o eixo central. Nesse sentido, Clooney está um passo a frente da academia.

6 comentários:

  1. O consenso vem sendo geral sobre o filme e a forma bacana e objetiva com que Clooney trata o assunto. Fico cada vez mais curioso para conferir o filme!

    ResponderExcluir
  2. Assim como o Alan, eu estou mesmo muito a fim de ver o filme logo, porque acredito no desempenho de Clooney como roteirista e escritor, assim como dou um voto de confiança às interpreções dele e de Ryan Rosling, de quem tenho gostado cada vez.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não o vi, mas parece que este aí é o mais certo a estar presente na lista dos premiáveis. Bom para o Clooney que está fazendo ótimos filmes.

    Sobre seu comentário lá no Algunsfilmes.blogspot.com - Você não gostou de Sucker Punch? No quesito ação ele é muito bom, além de ter boas montanges de cena, além de um lance onírico e psicanalítico bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, fiquei contente ao ver o Globo de Ouro reconhecendo esse filme. Uma pena que o SAG sequer indicou a elenco - que é o aspecto que mais me encantou no filme.

    ResponderExcluir
  5. E eu que acheva que a força que a HFPA deu a esse filme iria parar no Globo de Ouro mesmo, mas com a indicação conquistada hoje por ˜Tudo pelo Poder" ao PGA Awards, acho que é bom ficarmos de olho nesse filme. É bem capaz de ele chegar lá entre os indicados ao Oscar... Por ora, só queria que esse longa estreasse logo aqui em Natal, mas está difícil... rsrsrsrrss

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Alan: Vc vai gostar Alan. Quem gosta de cinema gosta.Quem gosta de cinema e política vai as nuvens com a inteligência e desprendimento do filme.
    Abs

    Luís. Vc vai gostar meu caro. Tanto Clooney quanto Ryan Gosling estão cada vez melhores.
    Abs

    Marcos Rosa: Clooney está cada vez melhor. Como ator, diretor e roteirista. Ele anda falando que pensa em se dedicar mais à direção. Vamos ficar de olho.
    Gostei sim de Sucker Punch, só não acho que seja considerável para melhor fita de ação.
    Abs

    Matheus: Acho que este ano será aquele desde 2008 em que o SAG exercerá menos influência no Oscar...
    abs

    Kamila: Acho que chega sim o Oscar. E vamos torcer para que, dessa maneira, estreie aí em Natal.
    Bjs

    ResponderExcluir