sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - Harry Potter e as relíquias da morte - parte II tem ou não tem chances no Oscar?



Parece notícia de ontem. Mas ainda vale repercutir. Muita gente acredita que Harry Potter e as relíquias da morte-parte II poderia ser um dos principais players dessa temporada de premiações. Os argumentos são de que seria uma maneira digna de reconhecer  a maior franquia da história do cinema e a excelência de um trabalho de adaptação longo e magnificamente realizado. A excepcional empatia com a crítica, em sua maioria conivente com o filme pelas mesmas razões dos que enxergam viável a indicação ao Oscar de melhor filme, encorajou tais argumentos.
Com o curso da temporada de premiações, as chances do derradeiro Harry Potter de se tornar um “Oscar contender” reduziram drasticamente. O maior golpe veio da mesma crítica que o incensou em julho ao relegá-lo à condição de mero coadjuvante no Critic´s Choice Awards. O filme não é favorito nem mesmo nas quatro categorias técnica em que concorre – e com justiça diga-se. Ainda que tenha sido incluído na lista do prestigiado National Board of Review e que apareça entre os dez indicados no sindicato dos produtores em janeiro, as chances do filme são muito pequenas. Precisaria encabeçar 5% das listas de preferidos dos votantes na academia. O que é muito improvável que aconteça. Primeiro porque o filme, no limiar, não merece. Segundo porque a saga teve a infelicidade de encerrar sua trajetória no cinema no ano em que Martin Scorsese realizou um filme infanto-juvenil que ainda dialoga com o cinema (A invenção de Hugo Cabret). São reveses muito significativos para a força da varinha de Harry Potter. Mesmo Alan Rickman, um baita de um ator que dá show em toda a série, teve a falta de sorte de ter uma categoria muito concorrida nesse ano – ainda que a vitória pareça cada vez mais reservada para Christopher Plummer. Uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante, como defendeu Daniel Radclife em entrevista recente, parece totalmente inconcebível no momento.

5 comentários:

  1. Péssima review, se a academia compartilha da mesma sua visão então Harry Potter perdeu, perdeu no sentido de prêmio (físico, material, palpável), mas de reconhecimento jamais. Acho necessário qe le ganhe um prêmio da academia, lógico. Mas se não der, dane-se a academia e sua premiação preconceituosa e de camaradagem. Só anha quem puxa mais saco dos críticos, infelizmente. Oscar já foi prêmio referência, não é mais. Toda os produtores e equipe desses 10 anos de trabalho árduo podem se sentirem satisfeitos, NÓS FÃS SOMOS AGRADECIDOS e ESTAMOS MAIS DO SATISFEITOS COM TRABALHO FEITO. Hugo Cabret (que fala de cinema)será lembrado há alguns anos, Harry Potter (que fala mais do que apenas cinema) será lembrado pra sempre, com certeza. Merece ganhar? Nem se a cademia desse todos os prêmios conseguiria dar o devido mérito Relíquias da Morte Parte 2, muito menos a série inteira.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo certamente você não só não acompanha Claquete, como não leu atentamente o texto. Eu, particularmente, gosto muito de toda a saga Harry Potter. Sou fã mesmo. Talvez não no mesmo nível que flerte com certa irracionalidade que você, mas um fã declarado. Bem, não estou discutindo nesse texto os méritos artísticos do filme e sim suas chances no Oscar com o desenho que a temporada vai tomando. O fato de eu achar o filme digno de prêmios ou não (e eu não acho, reitero) em nada influencia a análise aqui delineada.
    Enfim, mais cortesia e atenção lhe seriam recomendáveis.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tive até medo de vir cometar aqui depois dos comentários acima, rsrsrs.

    Vamos lá, já comentei lá no blog o que achava sobre a tão comentada indicação para Harry Potter que estaria por vir, e hoje vejo as expectativas levadas água abaixo. Gostei mais do filme do que você, Reinaldo, como já comentei, e acho ele ótimo, não excelente. O prêmio para HP seria a indicação, mas ao que tudo indica ela não virá. Acho também que o filme será pouco lembrando na parte técnica, e talvez saia sem nenhum Oscar se a Academia tiver coragem suficiente para fazer isso (o que não seria bem visto pelos fãs, e consequentemente perderia audiência da cerimônia, etc etc...).
    Finalizando, e entrando no bate-papo aí de cima rsrs, concordo com o anônimo quando ele diz que o maior mérito de qualquer filme é seus fãs, ou seja, a maior vitória de HP, independente de qualquer prêmio, é ser inesquecível para aqueles que o amaram.
    Abraço Reinaldo

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a saga não está com força para premiações. Também, se caso acontecesse, seria injusto já que em muitos aspectos, há realmente filmes melhores.

    Ao menos, HP terminou dignamente: sendo um sucesso. Creio que já o bastante.

    ResponderExcluir
  5. Eri Jr.: rsrs, pois é meu caro Eri. Tive que me situar entre o limite da educação e da descortesia com o colega anônimo que, não só não entendeu do que se tratava o texto, como se mostrou pouco afeito a discussões mais específicas. Deixando de lado impressões pessoais e atendo-se à prática (que é a proposta do artigo).
    Gostei de HP. Gosto da saga. Mas, como vc já sabe, acho que a série teve um fim problemático. Dgno, como atentou o Alan. Mas mais pelo carinho dos fãs do que pelo trato dos produtores. Acho que os dois últimos filmes são os mais fracos da série, o que é sim um anticlimax. E não sou o único a achar isso. Bem, isso posto, essa condição é fundamental para a "passagem em branco" de HP nessa oscar season. Note que há boa vontade e não há um favorito declarado, mas HP (por tudo que eu apontei no texto) não tem estogo (o 8º filme, não a saga) para lutar por uma indicação.
    Abs

    Alan: Até A árvore da vida, que não é essa coca-cola toda, merece mais do que HP 7- parte II.
    Mas o reconhecimento dos fãs vale mais do que qualquer prêmio. Nesse aspecto, concordamos todos.
    Abs

    ResponderExcluir