quinta-feira, 7 de abril de 2011

Filme em destaque: Rio


Claquete desvenda o filme que é uma declaração de amor à cidade maravilhosa e que, embora realizado por um brasileiro, foi concebido para americano ver



Filme cartão postal. É isso que a Embratur (autarquia do Ministério do turismo brasileiro) e a RioFilme, empresa vinculada a Secretaria da Cultura do município do Rio de Janeiro, desejam ao acenar para produções americanas para virem gravar cenas no Rio de Janeiro. Esse intento foi cumprido com dois lançamentos de grande projeção em 2011 (Velozes cinco e Amanhecer), mas – ironicamente – o filme que deve fazer mais pelos anseios desses órgãos públicos não foi alvo de campanhas de convencimento e negociações financeiras. Rio (EUA 2011), novo filme da Blue Sky, divisão de animação da Fox, é a nova aventura do diretor brasileiro de maior sucesso e reputação no mercado internacional: Carlos Saldanha.
A animação é uma ideia original do carioca radicado em Los Angeles. Ainda que ele venha rebatendo acusações de que plagiou alguns elementos do célebre personagem da Disney, Zé carioca. Rio conta a história da arara Blu, que por muito tempo pensou ser a última de sua espécie. Quando Blu descobre que há outra ave como ele, parte para essa descoberta. E ela será na tropical cidade do Rio de Janeiro. É inegável que com a força e a penetração das animações na atualidade, Rio, que tem todo o enredo montado em cima das belezas cariocas, fará muito pelo turismo da cidade maravilhosa. Capitalizando em cima dessa obviedade, o presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão, declarou na premiere do filme no Copacabana Palace que “ é provavelmente a maior homenagem que Hollywood já fez a uma cidade”.
E a RioFilme não dormiu no ponto. Em conluio com a FOX, investiu pesado na ação de marketing do filme. Grande parte do elenco estrelado da animação visitou a cidade para a premiere internacional e exibições estratégicas, como a que aconteceu na comunidade do alemão e que teve repercussão internacional, inclusive fora do noticiário de cinema. A estadia das estrelas (Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx e Will i.am) estendeu-se por uma semana (algo incomum em viagens promocionais). A campanha de marketing de Rio foi toda estruturada para a acontecer na cidade maravilhosa.

Vozes estreladas: Jamie Foxx, Jesse Eisenberg e Anne Hathaway dublam os principais personagens da animação. O trio também esteve no Rio de Janeiro para divulgar o filme


Imagem positiva

A ideia é fixar uma imagem positiva da cidade. Estimular o turismo às vésperas das olimpíadas e da Copa é necessário e 2011 será o ano do Rio de Janeiro nos cinemas. Velozes cinco terá premiere internacional, a principal, na cidade e os produtores de Amanhecer negociam com a RioFilme a inclusão da cidade como uma das sedes das premieres do quarto capítulo da saga Crepúsculo. No entanto, nenhuma dessas ações de marketing deve fazer tanto pela cidade quanto o “clima alto astral” que o filme de Saldanha agrega ao espírito carioca. Para isso, paisagens ensolaradas, humor e trilha sonora que vai do clássico ao pop. De Frank Sinatra a Bebel Gilberto. Rio, o filme, objetiva ser essa confluência de sabores, de cores e de sensações. Melhor cartão postal para o Rio, a cidade, não poderia haver.

6 comentários:

  1. Excelente destaque Reinaldo. Sempre as mais atuais e melhores notícias do mundo do cinema só aqui no Claquete!

    Eu me lembro de ter visto o Redentor em um fundo fake no Lua Nova. HAHAHA! E hoje, quando fui conferir 'Sucker Punch' vejo o trailer de Velozes Cinco. (Prefiro não comentar comentando). Rs!

    Acho que RIO será um filme delicioso. Não vejo a hora de conferir. Já tenho o meu final de semana de diversão. Saldanha é o novo John Lasseter.

    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, o Rio de Janeiro está com tudo, campanha pesada para a sede da Copa e Olímpiadas, e acho que ainda vem muito mais, quando se aproximar as duas competições.

    Belo destaque. E Rio de Saldanha é mesmo encantador.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou empolagado para conferir 'Rio', bacana o Saldanha ter feito um filme como homenagem pra a cidade maravilhosa. Muito bacana mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Isso funciona, Reinaldo!! Eu assisto ao trailer de "Rio" e penso exatamente nas minhas férias! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo: Valeu meu caro. E Velozes cinco, que agora se chamará Velozes e furiosos 5: operação Rio, vai ser bacana tb...
    Abs

    Amanda: O curioso é que esse filme, como destaquei na matéria, não foi alvo da ação da Embratur e da RioFilme. O projeto teve início antes da escolha do Brasil como sedes da Copa e das olimpiadas. Bjs

    Alan:Muito bacana mesmo! Abs

    Kamila:rsrs. Ah... a boa publicidade! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Animação mais aguardada que essa não tem não
    Brasil como centro da atenção em super produção
    Rio, que será sede de copa e olimpíadas em breve
    Já recebeu a homenagem que certamente merece

    Como esperado, tudo no filme tem a nossa cara
    Os animais, paisagem, até com jeito malandro se fala
    Tem calçadão, praia e natureza de beleza tamanha
    Da mesma forma, a desigualdade que nos envergonha

    A ararinha azul (Blu), espécie brasileira, é protagonista
    Ultimo macho vai ao Rio com acasalamento em vista
    Mas contrabandistas rapidamente tentarão capturá-la
    Pois vale muita grana no câmbio negro por ser rara

    Os problemas se agravam, já que Blu não sabe voar
    A grande lição de moral para as crianças aí está
    Os pequenos devem se divertir mais que os maiores
    Em se tratando de emoções, há animações melhores

    Mas vale o ingresso, tem roteiro bastante agradável
    Os pássaros imprimem um ritmo de ações incansável
    Muita simpatia por ver no cinema todo o nosso tempero
    Apesar de continuar imbatível o esquilo de Era do Gelo

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir