sábado, 9 de abril de 2011

Cantinho do DVD

Antes de ser uma musa indie com indicação ao Oscar, Ellen Page foi uma torturadora. Em sua estréia no cinema, que valeu seu passe para a saga mutante (X-men: o confronto final) no ano seguinte, Page vive uma garota que tortura um homem que acredita ser um pedófilo em Meninamá.com, destaque de Cantinho do DVD desta semana. O ótimo filme de David Slade colocou Page, o próprio Slade e Patrick Wilson no mapa de Hollywood. Enquanto Slade se prepara para dirigir o novo filme do Demolidor, vale a pena conferir como essa história começou...




Crítica
 
Vez ou outra nos deparamos com aquele filme que nos tira o chão. Seja pela tensão apresentada, pelo rigor com que trata o tema central, pela força das atuações ou pelo simples fato de ser uma história original com tratamento tão polêmico quanto assertivo. Menimá.com (Hard candy, EUA 2005) reúne todos esses predicados e, por consequência, se torna um filme imperdível.
Em sua estréia no cinema, o diretor David Slade não parece disposto a poupar sua platéia e a mergulha em uma profunda crescente de tensão em uma fita tão inusitada quanto avassaladora.
Em Meninamá.com vemos um homem (Patrick Wilson) se aproximar de uma garota de 14 anos (Ellen Page). Logo desconfiamos de que ele seja pedófilo. E também desconfiamos de que Haley, a menina de 14 anos, saiba disso também. Sabemos que há algo errado naquele clima de sensualidade e permissividade que se instala entre eles, mas não nos preparamos para a overdose de tensão que virá a seguir. Slade subverte a lógica da pedofilia e é a menina quem tortura o potencial agressor. O fotógrafo vivido por Wilson torna-se presa na mão da vingadora adolescente interpretada com propriedade por Page.
O que impressiona em Menimá.com, basicamente rodado em um mesmo cenário, com dois atores e assentado em diálogos, é sua alta carga emocional. Slade brinca com o espectador ao desalinhar dúvidas e certezas a conta-gotas. Ao nos induzir a solidarizar-nos com um pedófilo. Ao nos fazer repudiar a tortura para logo depois nos fazer aplaudi-la. É uma direção pulsante e que encontra nos dois atores aliados contumazes.
Os diálogos são um show à parte. Ellen Page reveste sua personagem de sensualidade, promiscuidade, horror e admiração. Conjugar esses componentes tão díspares é uma prova de talento inquestionável. Patrick Wilson é eficiente ao esconder e revelar traços de seu personagem e nos fazer duvidar e acreditar nele sempre que essa for a intenção do roteiro. Um trabalho notável, em que faz de seu pedófilo o tipo mais humano possível.
Menimá.com é cinema de catarse ou conto moral? Não é possível excluir um do outro nesse tenso drama que David Slade pincela como quem finge torturar sua platéia.

6 comentários:

  1. opa, um filme que eu conferi. Olha que bom, rs Lembro de que na época que eu vi, fiquei com bastante dúvidas... principalmente se ele era ou não era (ou algo do tipo). Bem, preciso rever este filme o quanto antes. Bacana ler tua crítica...

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Ok, preciso ver esse filme urgente, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando em pegar esse filme amanhã, depois dessa sua crítica. Eu tinha uma ideia, sabe Deus baseada no quê, que esse filme era alguma dessas coisinhas adolescentes que a Globo alterna com os filmes de cachorrinho na sessão da tarde... Equívoco super corrigido agora, rsrs
    Então, acho que o David Slade, pelo que vc diz, pegou o plot daquela série Milenium - Os homens que não amavam as mulheres, etc - e se deu bem melhor. Estou curiosa :)

    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Conheci seu blog e gostei bastante do que vi. Gostaria de propor uma parceria com o meu blog, o CINEBULIÇÃO (www.cinebuli.blogspot.com).

    Basicamente seria a indicação de ambos os sites na coluna de parceiros e ambos seguirem o blog um do outro. O que acha?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Achei esse filme fantástico. As viradas nos julgamentos que fazemos dos personagens e a crescente tensão fazem desse filme algo a se conferir.

    ResponderExcluir
  6. Alan: Valeu Alan. Essa alternância de julgamentos é dos grandes méritos da direção certeira de Slade...
    Abs

    Amanda: rsrs. URGENTE!
    Bjs

    Aline: Acho que a ideia aqui é mais original do que o plot da série Millenium...
    Bjs

    Luiz Santiago: Gostei do teu blog tb Luiz.Tanto que já está linkado aqui em Claquete. Abs e nos vemos por aqui.

    Daniel Taranto: Falou pouco e falou bonito!
    Abs

    ResponderExcluir