domingo, 1 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - Os dez cartazes mais cool do ano

10 – Azul é a cor mais quente

O filme artístico mais hypado e mais polêmico do ano, não necessariamente nessa ordem, recebeu um cartaz à altura de seu barulho. Beleza e sensualidade se fundem ao azul para tornar uma imagem fria surpreendentemente quente.

9 - Spring breakers – garotas perigosas

Tem quem ache um dos melhores filmes do ano e tem quem ache a maior bobeira da década. Os pôsteres, pelo menos, arranham alguma unanimidade. Tirando a porção de artes promocionais com garotas de biquínis, esse cartaz que entrou para o TOP 10 do ano limpa a barra do filme com sutileza e minimalismo impensáveis.

8- Ajuste de contas

Jake La Motta versus Rock Balboa. Ou melhor, um confronto entre os dois intérpretes desses mitos do cinema e da cultura pop. A ideia que move o filme é ótima. Tinha como o cartaz não ser?

7- Closed circuit

Em um ano em que a espionagem do governo americano causou frisson midiático, esse belo filme ocultou-se na sombra do fracasso da cinebiografia de Julian Assange, o criador do Wikileaks. Seria fácil, e os pôsteres são cool, destacar um cartaz de O quinto poder, mas como pode se reparar, Closed circuit investe na sutileza e se referencia no cinema americano setentista em matéria de promoção.


6 - Blue Jasmine

A exuberância da beleza de Cate Blanchett se destaca no pôster do filme que rima azul (a cor do ano pelo menos nos cartazes) com tristeza. A flor triste emerge magnânima a nosso olhar a partir do momento em que o azul dos olhos da atriz nos hipnotiza.

5- Guerra mundial Z

Há definitivamente algo nos filmes de Brad Pitt. No ano passado, O homem da máfia valeu o primeiro lugar nessa lista com um cartaz excepcional. Mas excepcional eram todos os cartazes do filme. Algo semelhante ocorre com Guerra mundial Z, o grande filme da carreira de Brad Pitt, no âmbito comercial. De todos, o mais impressionante certamente é o que zumbis se empilham como um formigueiro para derrubar um helicóptero.

4 - Invocação do mal

Um cartaz que dá arrepios. Se Invocação do mal é o filme de terror do ano, seu principal pôster promocional é o equivalente em matéria de cartazes.

3- Somente Deus perdoa

Se houve um filme a rivalizar com Guerra mundial Z na quantidade de cartazes cool, este filme foi Somente Deus perdoa, ainda inédito nos cinemas nacionais. Há muito Ryan Gosling no material, mas esse cartaz envolto em neon e destacando uma voraz Kristin Scott Thomas é qualquer coisa de fazer babar. O pôster em si já revela que se trata de um filme de estilo ímpar.

2- Dom Hemingway

Divertido, visualmente atraente e bem sacado, o primeiro pôster de Dom Hemingway antecipa um filme picante, sarcástico e politicamente incorreto.

1- Ninfomaníaca

O filme já é um acontecimento e nenhum outro teve seus cartazes divulgados, analisados e referenciados com tanta ansiedade. Von Trier sobeja na arte de fazer marketing e destacou seu elenco em momentos de orgasmo para garantir sem margem de erro o topo desta lista em Claquete. Para fazer justiça ao talento e despudor do elenco, o pôster que reúne grande parte do casting é o que ocupa o topo deste TOP 10.

4 comentários:

  1. Ninfomaníaca mal estreou e a gente saliva pelos cartazes, né? rs
    Também adorei do filme Azul é a Cor Mais Quente, além do título, que é um charme. O cartaz de Jovem e Bela tb é lindo. Incluiria na minha lista.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo, são as descrições embaixo dos cartazes, na percepção do autor, com o toque típico e costumeiro de quem tem o olhar sempre atraído para um lado que ninguém mais tem, rs. Sei lá, não vi nada demais em nenhum. Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  3. PS: A foto de capa do Paul Walker, é tudo. Tudo. Sabia que teria um pouquinho dele aqui. So sad...

    ResponderExcluir
  4. Seleção diversa, Reinaldo, gosto principalmente de Ajuste de Contas pela simbologia. Mas, Ninfomaníaca é mesmo a que chama mais atenção e faz jus à polêmica e expectativa do filme.

    bjs

    ResponderExcluir