segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Oscar Watch 2014 - Quais as reais chances de Gravidade no Oscar?



Quando o filme de Alfonso Cuarón estreou, parecia que havia sido lançado o melhor filme de todos os tempos. O que o tempo tem de impiedoso, tem de justo também e pouco mais de dois meses depois de seu lançamento, Gravidade é avaliado dentro de uma perspectiva mais adequada. Não é o favorito absoluto na corrida pelo Oscar, mas é certeza entre os indicados a melhor filme (como não poderia ser diferente em uma corrida com possibilidade de até dez filmes indicados). Seu diretor, Alfonso Cuarón, é outro nome certo entre os diretores, mas a vitória na categoria não é aventada por quase nenhum analista na indústria.  Com uma bilheteria superior a U$ 500 milhões, a maior das carreiras de todos os envolvidos (incluindo George Clooney e Sandra Bullock), Gravidade é inegavelmente um feito cinematográfico notável do ponto de vista do estreitamento entre ferramentas tecnológicas e ambição narrativa. Mas isso vale Oscar? O endosso do público ao maravilhamento proporcionado pelo cineasta mexicano comoverá a Academia para além dos prêmios técnicos? Quais, afinal, são as chances do filme na noite de 2 de março?
É histórica a resistência da Academia ao gênero de ficção científica. Houve aqueles que conseguiram superar esse estigma, mas Gravidade não tem a seu favor revolução narrativa ou insuspeito arrojo estético. Nesse contexto, se assemelha mais a produções como Matrix (1999) e Parque dos dinossauros (1993) do que 2001: uma odisseia no espaço (1968) e Blade runner- o caçador de androides (1982).  O mero avanço técnico não caracteriza, nos padrões estabelecidos pela Academia, matéria digna de premiações mais nobres – na vulga definição que damos – no Oscar. Portanto, ainda que haja clima notoriamente favorável às indicações para Gravidade nas categorias de filme, direção, atriz e montagem, é muito pouco provável que o filme prevaleça em qualquer uma dessas categorias. Em montagem ainda há um pouco mais de chances, mas elas se concentram mesmo nas divisões de som, edição de som, efeitos especiais (a maior baba entre todas as babas) e fotografia – categoria em que os votantes tem se deixado mesmerizar pelo alcance da fotografia digital, grande força do filme de Cuarón.
O que não é exatamente má notícia. As últimas corridas pelo Oscar têm sido bastante disputadas e tudo indica que essa tendência deva ser potencializada em 2014. Gravidade, portanto, pode repetir As aventuras de Pi e ganhar mais Oscars do que o vencedor de melhor filme. Não é um cenário provável nessa altura da corrida, mas é mais admissível do que apostar na vitória de Gravidade nas categorias de filme e direção.

3 comentários:

  1. Ótima análise, Reinaldo, realmente o impacto do filme foi grande por sua capacidade técnica de nos envolver e deixar ali no espaço junto com Sandra Bullock. Vamos acompanhar pra ver o que ele leva.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pôxa eu realmente gostaria que Gravidade tivesse um desempenho melhor no Oscar, achei a sequência da chuva de meteoros deslumbrante... Enfim, fico na torcida pra zebra ser a favor deles :P

    ResponderExcluir