quinta-feira, 4 de abril de 2013

Crítica - Os croods

Parte de um projeto

Assim como no excelente Os incríveis (2004) da Pixar, Os Croods (The croods, EUA 2013), nova animação da DreamWorks, é primordialmente sobre uma família de classe média. Ainda que seja sobre uma família da pré-história e, por força de definição, de homens da caverna. Não que Os Croods seja uma releitura de Os incríveis, mas é inegável que assim como no grande sucesso da parceria Disney/ Pixar, as reminiscências da classe média dão o tom. A diferença é que na animação que chega agora aos cinemas o foco é mais específico. Diz respeito sobre o medo fulminante que tomou conta de parcela considerável da classe média. Seja no Brasil ou nos EUA, condomínios fechados e com propalados sistemas de segurança são já há algum tempo a bola da vez. Os Croods faz graça em cima dessa tendência com a figura de Grug (voz de Nicolas Cage) o patriarca da família que dá nome ao filme que prega ser o medo um valioso instrumento de sobrevivência. A filha mais velha de Grug, Eep (voz de Emma Stone) não comunga dessa visão de mundo do pai e se debela com a ansiedade de sair da caverna – literal e figurativamente.
É desse conflito que Os croods tira a sua matéria prima. Elogiar a qualidade técnica das animações dos grandes estúdios, como Pixar e DreamWorks, é chover no molhado e preguiça de exercer uma análise mais detida. Há, em Os croods, até certa ostentação por parte do departamento de animação do estúdio de seu vigor técnico e criativo.

Medo e classe média: Os Croods mira mais nos adultos do que nas crianças 

O que mais impressiona em Os croods é sua opção de privilegiar o público adulto em detrimento do infantil. Não que o filme não se comunique com os pequenos, mas desde a premissa até as melhores piadas, parece projetado para agradar uma audiência mais madura. Também nesse recorte a Pixar veio primeiro com o ainda impressionante Wall- E. A favor da DreamWorks, nesse momento histórico, pesa a sua boa regularidade. Mesmo sem ideias originais, o estúdio sempre acerta e, com ousadia calculada, estreita seu diálogo com o público adulto.

2 comentários:

  1. Bela análise, Reinaldo. Realmente, Os Croods tem vários pontos positivos. E ótima a comparação com Os Incríveis.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Amanda! Que bom que aprovou essa comparação. Acho que procede!
    Bjs

    ResponderExcluir