sábado, 21 de abril de 2012

Em off


Nesta edição de Em off, Jason Reitman escala Kate Winslet para seu novo filme; January Jones sai dos anos 60 e vai ao faroeste; David Cronenberg enquadra Robert Pattinson, Michael Douglas aceita  proposta para “causar” em Las Vegas, um novo programa no Canal Brasil que merece ser visto e a luz verde para a aguardada sequência de Sin city.

Uma nova Sharon Stone?

Vamos combinar: January Jones sabe ser sexy. Até mesmo com a frígida Betty Draper de Mad men, a loira provoca. Depois de debutar na franquia mutante com trajes vintage em X-men: primeira classe, Jones estrelará um faroeste. Isso mesmo. A loira irá repisar os passos de outra loira fatal: Sharon Stone. Em Sweetwater ela fará uma viúva em busca dos assassinos de seu marido. Ed Harris fará o xerife que lhe prestará assistência.
Vale lembrar que Sharon Stone protagonizou um dos melhores filmes de faroeste da década de 90, justamente quando estava na crista da onda. Resta saber se Sweetwater será o Rápida e mortal de January Jones.

Novo drama de Jason Reitman ganha forma
Jovens adultos não foi aquela unanimidade crítica experimentada pelo diretor e roteirista Jason Reitman em seus três filmes anteriores (Obrigado por fumar, Juno e Amor sem escalas). Mas, ainda assim, foi um filme que frequentou premiações e colheu bastante elogios. Reitman já se prepara para seu novo trabalho, uma adaptação de um romance de Joyce Maynard. Em Labor day, Reitman desenvolverá uma história passada no início dos anos 80. O foco será em uma mãe atravessando um conflituoso divórcio e seu filho de 13 anos. O plot gira em torno do impacto que a figura de um homem misterioso que surge na vida deles irá desenvolver. Reitman escreverá e dirigirá a fita que ainda não está negociada com nenhum estúdio. Mas a Universal, que distribuiu os dois últimos longas do diretor, tem prioridade. O elenco já está se formando. Josh Brolin, James Van Der Beek e Kate Winslet já estão certos.
A sinopse sugere uma curva na articulação dramática dos filmes de Reitman, mas o tema de ebulição interior, no entanto, pode surgir renovado.


A crônica dos diretores de prestígio
Houve uma verdadeira boataria na internet a respeito do diretor da sequência do sucesso de bilheteria Jogos Vorazes. O diretor do original, Gary Ross, não retornará por questões salariais e em virtude de priorizar um projeto de própria autoria no cinema independente.
Essa negativa, porém, não impediu a Lionsgate, estúdio responsável pelas adaptações dos livros da escritora Suzanne Collins, de sonhar alto. Foram considerados para o posto de diretor de Em chamas, gente do calibre de David Cronenberg, Alejandro Gonzáles Iñarritu, Bennett Miller e Alfonso Cuáron. Francis Lawrence (Água para elefantes e Eu sou a lenda) acabou sendo o escolhido.
De todos os aventados, o último e Alfonso Cuáron, que já dirigiu um filme da série Harry Potter, são os nomes mais compatíveis com as aspirações do estúdio. Contudo, não seria surpreendente se um dos outros tivesse sido contratado. Vale lembrar que Gus Vant Sant e Sofia Coppola externaram interesse em dirigir o último capítulo (que seria dividido em dois) da saga Crepúsculo. O posto acabou preenchido pelo não menos prestigiado Bill Condon.
São muitas e distintas as razões que levam cineastas autorais e com forte ligação ao cinema independente manifestar desejo de servir ao cinemão; mas parece ainda mais notável a tendência dos estúdios buscarem esses profissionais. Imaginem o que David Cronenberg não poderia fazer com um livro da série Jogos vorazes? Mas a verdadeira questão que se impõem com esse modismo é: até que ponto esses cineastas estariam dispostos a renunciar a bem caracterizada liberdade criativa em prol dos anseios dos estúdios? Mais sobre isso em uma futura seção Insight.


E finalmente...
Sin city 2 vai acontecer. Depois de anos com boatos, tentativas e negativas, a produção da sequência do filmaço de 2005 já está em andamento. E para alegria geral, Mickey Rourke confirmou que voltará a viver Marv – principal e mais carismático personagem do primeiro filme. Sin city: a dame to kill trará histórias inéditas e será novamente co-dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller. A estreia deve acontecer em 2013.


O que David Cronenberg fará com Robert Pattinson?
Pense em Leonardo DiCaprio antes de Martin Scorsese? Pensou? Era ouuutro ator, certo? É inegável que Scorsese foi um importante catalisador para DiCaprio; fazendo com que o novo pupilo maturasse como intérprete e desenvolvesse  gosto por projetos desafiadores. David Cronenberg pode ter o mesmo papel para Robert Pattinson, ator de talento, mas preso a um personagem muito específico e a uma idolatria exacerbada. Isso, porém, já foi dito aqui em Claquete em outras oportunidades. O novo trailer de Cosmopolis, filme confirmado no próximo festival de Cannes, adensa essa percepção. Duvida? O trailer está logo abaixo!


O papel da vida
Estreia na próxima quarta-feira (25), às 21h no Canal Brasil, um dos programas mais inventivos e bem vindos com o cinema nacional como foco. “O papel da vida” é um projeto desenvolvido em parceria pela cineasta e apresentadora Marina Person e seu marido, produtor e diretor do programa, Gustavo Rosa de Moura. A ideia é debater o papel mais importante de atores e atrizes que marcam o cinema nacional. O programa de estreia destaca Alice Braga que fala sobre seu trabalho na produção hollywoodiana Eu sou a lenda. A atriz topou fazer o piloto antes da confirmação de que o programa seria aprovado para entrar na grade do canal. Serão episódios inéditos todas as quartas-feiras. A primeira temporada vai até 18 de julho, com um total de 13 episódios.


Se beber não case de grife!
Não há como negar que Se beber não case é uma ótima comédia. Não há como negar, também, que sua sequência é pavorosa. Pois bem, a CBS films e a Mandate pictures, dois estúdios de média projeção em Hollywood, estão articulando um projeto que tem tudo para colocar Se beber não case 1, 2 e o 3 – que está em produção – no chinelo. Last Vegas, que vem sendo apropriadamente chamado de “Se beber não case da terceira idade”, terá Michael Douglas como um mulherengo inveterado que, prestes a se casar com uma mulher com metade da sua idade, organiza uma despedida de solteiro em Las Vegas. Robert De Niro e Christopher Walken estão em negociações para estrelarem como os amigos de Douglas. Os produtores sonham com Jack Nicholson para a quarta vaga. A direção será de Jon Turteltaub (Enquanto você dormia e A lenda do tesouro perdido) e o roteiro é de Dan Fogelman, um dos responsáveis pelo ótimo Amor a toda prova. Prometer, promete!

Quarteto fantástico: Se esse time fechar, o porre em Las Vegas vai ser de lascar...

5 comentários:

  1. Ok, Robert Pattinson parece melhor no trailer, também com um diretor como Cronenberg o elenco que ele contracena, se não aprender agora não aprende mais, hehe. Agora, a comparação com Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese foi um pouco exagerada, não? hehehe. O rapaz já havia demonstrado ser bom ator e até tido uma indicação ao Oscar antes de conhecer o mestre. Mas, concordo que foi mesmo um divisor de águas em sua carreira.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que susto ao abrir este post! rs
    Pensei por alguns segundos que a Sharon Stone tinha feito uma plástica geral e estava voltando ao cinema. HA!

    Adoro o 'Em off'....

    Já ansioso pelo próximo passo de Jason Reitman e com, putz Winslet? "Jovens Adultos" é um filme bom e bastante consistente.

    O Trailer de “Cosmopolis” foi Fo**** provavelmente Pattinson teve sorte. Acho que Cronenberg deu uma surra neste galã que vai provar que é um ator. Veremos.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. A January Jones, pra mim, é a atriz mais bonita em atividade, provavelmente, uma das mulheres mais lindas do mundo. Acho que ela tem um quê Grace Kelly, que era gélida como ela, mas, na realidade, era um vulcão! rsrsrsrs

    Eu acho que Cronenberg vai fazer de Pattinson um ator de verdade! Essa era a chance que Robert estava esperando pra mostrar, de vez, que ele é muito mais do que Edward Cullen. Eu gosto dele e acho ele um ator bastante esforçado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Jack Nicholson e De Niro no mesmo filme? Esse filme tem que dar certo. Tem que sair do papel mesmo, hehehe

    Acho que agora Robert Pattinson ganha um pouco de respeito da crítica. Os trailers de Cosmopolis estão mesmo ótimos!

    Até que enfim Sin City 2 resolveu sair do papel! Só espero que traga grande parte do elenco principal. Sei que a Brittany Murphy tinha um papel pequeno, mas, pra mim, vai fazer falta...

    Kate Winslet e Reitman? Muito amor num filme só! rs

    ResponderExcluir
  5. Amanda:Me perdoe Amanda, mas não acho exagerada não. Reese Witherspoon tem um Oscar pô! E ela é bem limitada. Acho que DiCaprio era realmente horroroso como ator até 2002. Concordo que ele esteve muito bem dirigido em filmes como Diário de um adolescente, Gilbert Grape, etc. Mas bom ator, acho que não. Cronenberg pode representar para Pattinson o que o ano de 2002 representou para DiCaprio.
    Bjs

    Rodrigo Mendes: Obrigadão pelo comentário e pelo entusiasmo Rodrigo. Pois é, Reitman rules!
    Abs

    Kamila: Tb acho ela linda Ka e acho que o Cronenberg pode exercer papel vital na formação de Pattinson como ator.
    Bjs

    Alan:E assino embaixo de todo o seu comentário, viu?
    Abs

    ResponderExcluir